4.8 C
Londres
Segunda-feira, Abril 22, 2024

BAD: Empresta $124,4 Milhões a Angola

O projeto incluirá a construção de reticulações de esgotos, estações de tratamento de águas residuais e de lamas fecais.

BAD: Empresta $124,4 Milhões a Angola.

O Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e Angola, assinam dois acordos de empréstimo no valor de 124,4 milhões de dólares para financiar o Projeto de Saneamento Inclusivo das Cidades Costeiras. Este projecto, faz parte dos esforços do governo de Angola para melhorar a prestação de serviços de água e saneamento no país.

Os acordos – para um empréstimo de 75 milhões de dólares do BAD e 49,4 milhões de dólares do Africa Growing Together Fund (AGTF), beneficiarão Benguela, Baía Farta, Catumbela e Lobito, no oeste de Angola. O Africa Growing Together Fund é um mecanismo de 2 mil milhões de dólares patrocinado pelo Banco Popular da China e administrado pelo Banco Africano de Desenvolvimento.

 

O Acordo

A Ministra das Finanças de Angola, Vera Daves de Sousa, e o Diretor-Geral do Banco Africano de Desenvolvimento para Angola, Pietro Toigo, assinaram os acordos em Luanda, Angola.

O Projeto de Saneamento Inclusivo das Cidades Costeiras faz parte dos esforços do governo de Angola para melhorar a prestação de serviços de água e saneamento no país, em conformidade com a sua Visão 2050, que promove infra-estruturas e prestação de serviços de água e saneamento sustentáveis e resistentes ao clima.

A área do projeto, onde se situam as cidades, é um importante centro económico e logístico de Angola, e espera-se que o projeto melhore a situação sanitária e socioeconómica das populações locais. O acesso aos serviços de saneamento é crucial para satisfazer as necessidades de saúde da crescente população angolana, da crescente urbanização e do desenvolvimento socioeconómico.

Vera de Sousa, que é governadora do Banco Africano de Desenvolvimento em representação de Angola, expressou o apreço do seu governo ao Banco Africano de Desenvolvimento pelos seus esforços de desenvolvimento em Angola em vários sectores.

“Estamos a embarcar numa viagem transformadora e este acordo histórico solidifica o nosso empenho em melhorar os serviços de saneamento e em melhorar o ambiente de vida, o que terá um impacto significativo no bem-estar dos nossos cidadãos”, afirmou.

Para além de abordar questões críticas de saneamento, o projeto incluirá a construção de reticulações de esgotos, estações de tratamento de águas residuais e de lamas fecais, a melhoria das cadeias de valor do saneamento e o reforço das capacidades. Estas iniciativas alinham-se perfeitamente com a visão do Governo de um futuro mais saudável e sustentável e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Pietro Toigo afirmou que:

“O Governo de Angola deu um importante passo em frente para promover condições de vida limpa e higiénicas para as comunidades das quatro cidades costeiras”.

“Estamos muito satisfeitos por lançar um projeto integrado inovador que combina elementos de investimento em infraestruturas, apoio aos operadores do sector privado, saneamento liderado pela comunidade e governação para melhorar a sustentabilidade dos serviços públicos”.

Ele observou que o projeto forneceria lições e experiências valiosas, impulsionaria mudanças no sector e expandiria iniciativas semelhantes em todo o país.

 

O BAD

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento é a principal instituição financeira de desenvolvimento em África. Inclui três entidades distintas: o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), o Fundo Africano de Desenvolvimento (ADF) e o Fundo Fiduciário da Nigéria (NTF).

Presente no terreno em 41 países africanos, com uma representação externa no Japão, o Banco contribui para o desenvolvimento económico e o progresso social dos seus 54 Estados-membros.

 

O que achas deste empréstimo do BAD? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2023 AfDB
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!