BAD: $150 Milhões Para O Comércio Africano
Espera-se que este acordo impulsione o comércio intra-africano, promova a integração regional e contribua para a redução do défice de financiamento do comércio em África, em conformidade com as aspirações da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).
Ao estabelecem esta parceria estratégica as duas instituições, assumem um compromisso conjunto de apoiar o crescimento económico e o comércio transfronteiriço nos mercados emergentes africanos, procurando ampliar o acesso ao financiamento na região da África Oriental e Austral.
Parceria Estratégica
Esta colaboração abrange um conjunto de bancos locais e regionais qualificados na região do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), intensificando o apoio ao setor do financiamento do comércio e projetando um impulso de cerca de $1,8 bilhão em comércio nos próximos três anos.
“O apoio ao comércio em África é uma prioridade fundamental para o BAD”.
“O financiamento do comércio é um importante motor do crescimento económico e é fundamental para o comércio transfronteiriço, particularmente nos mercados emergentes”.
“Estamos muito satisfeitos por trabalhar com o TDB, um parceiro forte com vastos conhecimentos e uma rede em África, numa ambição comum de apoiar o comércio da região”.
Afirmou Nwabufo Nnenna, Diretor-Geral do grupo para a região da África Oriental.
Apoio Regional
“O Grupo TDB está muito satisfeito por continuar a desenvolver a sua parceria estratégica e os mecanismos de partilha de riscos adequados à finalidade com o Grupo BAD”.
“Ao fazê-lo, procuramos aumentar o financiamento do comércio e outras ofertas numa região onde continuam a existir grandes lacunas no acesso ao financiamento do comércio”.
“Ocupando nichos comerciais onde os principais bancos internacionais têm vindo a retirar-se e a reduzir a sua apetência pelo risco”.
O BAD, também oferece aos bancos locais um Mecanismo de Garantia de Transação (TG) de 3 anos para apoiar a confirmação das suas transações de financiamento do comércio.
Sobre o BAD
Está presente no terreno em 41 países africanos, com uma representação externa no Japão, o Banco contribui para o desenvolvimento económico e o progresso social dos seus 54 Estados-membros.
O RPA do BAD
Foi concebido para dar aos bancos comerciais regionais e internacionais e às IFD regionais elegíveis uma cobertura parcial do risco para as suas operações de financiamento do comércio em África, com o BAD a assumir normalmente uma quota de 50% do risco.
O Banco seleciona os seus parceiros comerciais com base na dimensão da sua carteira africana, na amplitude da sua cobertura do mercado africano, no apoio ao comércio intra-africano e na qualidade dos processos de aprovação de crédito.
Conclusão
Ao facilitar o acesso ao financiamento do comércio e ao promoverem parcerias estratégicas, estas instituições estão a contribuir significativamente para reduzir o déficit de financiamento do comércio e a estimular o crescimento económico sustentável, levando à construção de uma África próspera e interligada.
O que achas deste novo financiamento do BAD? O autor deve propor esta frase que deve conter a palavra-chave) Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Ver Também:
BAD nomeia Ousmane Fall como Diretor ONS
BAD: Conquista Primeiro Lugar A Nível Mundial
O BAD e a importância dos PALOP em África
Imagem: © AfDB / Francisco Lopes-Santos