10.8 C
Londres
Sábado, Abril 27, 2024

Nigéria E Cuba, Fortalecem Parceria Agrícola

Outros campos incluem formação, capacitação e transferência de conhecimento como pedra angular de qualquer economia agrícola próspera.

Nigéria E Cuba, Fortalecem Parceria Agrícola.

Nigéria e Cuba, unem esforços para fortalecer a agricultura e garantir a segurança alimentar. A Nigéria beneficiará da capacidade agrícola de Cuba em áreas como a relação bilateral que abrange a produtividade agrícola, sustentabilidade, partilha de conhecimento e transferência de tecnologia.

Os dois países, assinaram um Memorando de Entendimento durante a Cimeira de Líderes do G77 + China, com esse objectivo. Esta colaboração histórica vem solidificar os laços entre as duas nações no campo da agricultura.

 

A Assinatura do MOU

À margem da Cimeira de Líderes do G77 + China, o Honorável Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Senador Abubakar Kyari, assinou um Memorando de Entendimento entre Nigéria e Cuba, em nome do Governo Federal da Nigéria, sobre segurança alimentar e avanços na agricultura.

A Expressão de Interesse (EOI) representa uma jornada histórica para fortalecer os laços entre Nigéria e Cuba no campo da agricultura. A cerimónia de assinatura teve lugar no Ministério da Agricultura de Cuba na presença de representantes de ambos os países.

Durante a reunião pré-assinatura, o Sen. Kyari elogiou a disposição do governo de Cuba em colaborar com a Nigéria, destacando que ambos os países partilham uma visão comum para os seus povos.

O Ministro expressou profunda gratidão pela partilha de insights sobre as oportunidades e desafios alimentares e agrícolas urgentes da Nigéria. Também destacou a vantagem demográfica da Nigéria, os vastos recursos de terra e o imenso potencial agrícola, promovendo a visão do Presidente Bola Ahmed Tinubu para a segurança alimentar e nutricional.

“Foi com este espírito que o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural evoluiu para o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar”, disse ele.

O Senador Kyari estendeu uma mão de parceria aos seus homólogos cubanos com foco em áreas vitais como a bio fortificação de produtos agrícolas, melhoria de sementes e plantas jovens agrícolas, mecanização agrícola, tecnologias de ponta para aumentar os rendimentos e a redução de perdas pós-colheita.

O Ministro também afirmou que:

“A Nigéria está profundamente interessada em colaborar com Cuba nos domínios da avicultura, pecuária e pesca”.

Cooperação Ampliada Entre Nigéria e Cuba

As áreas-chave de cooperação entre Nigéria e Cuba, incluem medicina veterinária, desenvolvimento de vacinas, inseminação artificial e o desenvolvimento de pastagens e criação de gado como componentes essenciais para combater os desafios colocados pela pastagem aberta ineficiente de gado.

Outros campos incluem formação, capacitação e transferência de conhecimento como pedra angular de qualquer economia agrícola próspera.

Nas suas próprias palavras, o Ministro da Agricultura de Cuba, Ydael Jesus Perez Brito, que assinou o MOU, informou a delegação nigeriana sobre a competência agrícola da nação insular, admitindo que o país tem “mais de 500.000 hectares sob cultivo” e continua a ser “um jogador global na exportação de tabaco, café, mel e outras mercadorias“.

O Sr. Brito expressou satisfação pela oportunidade de colaborar entre Nigéria e Cuba, afirmando que o seu país proporcionaria cooperação de impacto nas áreas identificadas no MOU.

O Ministro anfitrião realçou o capital humano agrícola de Cuba e diferentes modelos de práticas que aumentaram a sua produtividade. Também explicou que o seu país usaria a sua vasta experiência para ajudar a Nigéria a alcançar as suas políticas de agricultura e segurança alimentar.

A Nigéria beneficiará da capacidade agrícola de Cuba em áreas como a relação bilateral que abrange a produtividade agrícola, sustentabilidade, partilha de conhecimento e transferência de tecnologia.

A delegação nigeriana à Cimeira de Líderes do G77 + China em Cuba foi liderada pelo Vice-Presidente Kashim Shettima que representou o Presidente Bola Ahmed Tinubu. O Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar e o Senador Abubakar Kyari, foram acompanhados à cerimónia, pelo Embaixador da Nigéria em Cuba, S.E. Ben Okoyen e outros membros da delegação nigeriana.

 

Conclusão

Nigéria e Cuba, assinaram um Memorando de Entendimento histórico na área da agricultura, visando melhorar a segurança alimentar, a produtividade agrícola e a transferência de tecnologia. Esta parceria promete benefícios mútuos e colaboração significativa em diversos setores agrícolas.

No entanto, a pergunta que se deve fazer é onde está o Brasil, o país com melhores capacidades para este tipo de colaboração com África, visto ter condições climáticas e ambientais, muito similares ao continente africano.

 

O que achas desta colaboração entre a Nigéria e Cuba? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2023 DR
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!