15.5 C
Londres
Sábado, Abril 13, 2024

Mundial 2030: Portugal, Espanha e Marrocos

O Mundial 2030 será o primeiro a ser jogado em seis países diferentes.

Mundial 2030: Portugal, Espanha e Marrocos.

O Campeonato Mundial 2030 de futebol, vai ser organizado por Portugal, Espanha e Marrocos, anunciou hoje a FIFA, após a reunião do Conselho do organismo.

“O Conselho da FIFA decidiu unanimemente que a única candidatura elegível é a conjunta entre Marrocos, Portugal e Espanha que irá organizar a competição em 2030”.

Refere a FIFA em comunicado divulgado no site oficial, sendo que a decisão será oficializada no Congresso Extraordinário do organismo, em 2024.

Na mesma nota, a FIFA revelou ainda que o Uruguai, a Argentina e o Paraguai vão receber três jogos do Mundial 2030, como forma de “celebrar o centenário” da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.

“Para além disso, levando em consideração o contexto histórico do primeiro Mundial de sempre, o Conselho da FIFA concordou de forma unânime em realizar uma cerimónia de celebração única do centenário na capital do país [Uruguai], em Montevideu, onde se realizou o primeiro Mundial de sempre, em 1930, bem como conceder três jogos do Mundial ao Uruguai, à Argentina e ao Paraguai”, refere a FIFA.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, considerou que o futebol e o organismo que lidera estão a “unir um mundo dividido”, salientando:

“Dois continentes – África e Europa – unidos não só na celebração do futebol, mas também em providenciar coesão social e cultural únicas. Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão”.

Infantino destacou ainda o centenário do Campeonato do Mundo que se celebrará precisamente em 2030, razão pela qual três encontros da competição terão lugar em três países da América do Sul, no caso Uruguai, Argentina e Paraguai.

“Como resultado, a celebração terá lugar na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – vão sediar um jogo cada do Mundial 2030”.

“O primeiro destes três jogos será, obviamente, realizado no estádio em que tudo começou, em Montevideu, no mítico Estádio Centenário, precisamente para celebrar a edição centenária do Campeonato do Mundo”, explicou Infantino.

O Mundial 2030 será o primeiro a ser jogado em seis países diferentes, sendo que a edição anterior, em 2026, será também a primeira a ser organizada por três países, no caso Canadá, México e Estados Unidos da América.

Até agora, a única organização conjunta de um Campeonato do Mundo tinha sido protagonizada pela Coreia do Sul e pelo Japão, em 2002.

A candidatura ibérica arrancou em Outubro de 2020, tendo, dois anos depois sido alargada à Ucrânia, já após a invasão russa e, em março último a Marrocos, sendo que a saída ucraniana nunca foi oficializada.

Portugal estreia-se em mundiais, depois de ter recebido o Euro2004, enquanto a Espanha organizou o Euro1964 e o Mundial1982, e Marrocos já acolheu a Taça das Nações Africanas (CAN) em 1988.

 

O que achas desta organização tripartida do Mundial 2030 e do facto de se desenrolar em 6 países? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2023 DR
Agencia Lusa
Agencia Lusahttps://www.lusa.pt/
É a maior agência noticiosa de língua portuguesa, faz parte da Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa e tem mais de 280 jornalistas espalhados por todo o mundo. Para além das principais cidades de Portugal, a Lusa tem delegações ou correspondentes permanentes na Bélgica, Espanha, Alemanha, Reino Unido, França, Luxemburgo, Rússia, Estónia, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Índia, São Tomé e Príncipe, África do Sul, Argélia, Timor-Leste, Macau, China, Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Fornece um serviço noticioso a inúmeros jornais, rádios e canais de televisão portugueses, aos meios de comunicação social das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e a agências noticiosas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Subscrevem também os serviços da Lusa diversas instituições públicas e privadas.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!