Índice
ToggleJá Há Datas Para CAN2025 E CAN2024 Feminino
O Campeonato Africano das Nações de 2025 (CAN2025) será realizado em Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026, enquanto O Campeonato Africano das Nações Feminino de 2024 (CAN2024 Feminino) foi adiado para Julho do próximo ano.
O Comunicado
A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou que o CAN2025, a ser realizado em Marrocos, começará a 21 de Dezembro e a final será a 18 de Janeiro. A programação fará com que as finais das 24 equipes coincidam com o programa da Premier League e ocorram entre as rondas de jogos da Liga dos Campeões da UEFA.
Será a primeira vez na história do CAF que o torneio começará em Dezembro e se estenderá pelo período de Natal e do Ano Novo. O CAN2024 Feminino, programado para também ser realizado em Marrocos, acontecerá entre 5 e 26 de Julho do próximo ano.
A CAF havia-se comprometido anteriormente a realizar o seu principal torneio masculino no final da temporada dos clubes europeus, em um período de Junho a Julho, mas essas datas do próximo ano coincidirão com o novo Mundial de Clubes de 32 equipes da FIFA.
Resta saber se os principais clubes europeus concordarão em libertar jogadores para o CAN2025, com ambos os calendários de clubes e internacionais cada vez mais congestionados.
A Campeonato do Mundo de Futebol de 2026 será realizada nos Estados Unidos da América, Canadá e México em Junho e Julho desse ano, com nove seleções africanas garantidas para o torneio, expandido a 48 selecções.
De acordo com as regras da entidade máxima do futebol sobre a disponibilidade de jogadores, os clubes têm o direito de bloquear a ida de jogadores tanto para o CAN quanto para o Campeonato do Mundo de Futebol, em 2026.
“Não é obrigatório disponibilizar o mesmo jogador para mais de uma competição final de equipes representativas ‘A’ por ano”.
Afirmam os regulamentos da FIFA, sobre o status e a transferência de jogadores.
No início deste mês, a Associação de Jogadores Profissionais de Futebol juntou-se a uma acção legal contra a FIFA devido ao calendário de futebol “sobrecarregado e impraticável“, incluindo a criação do Mundial de Clubes expandido.
CAN Espremido, Novamente, no Calendário
No mês passado, o secretário-geral da CAF, Veron Mosengo-Omba, disse à BBC Sport Africa que os organizadores do torneio enfrentaram um “pesadelo de agendamento”.
Ele acrescentou que a CAF esteve em discussões com a UEFA, a entidade máxima do futebol mundial da FIFA e, com a Associação de Clubes Europeus, para encontrar uma data adequada para as finais do CAN2025, em que o bem-estar dos jogadores, fosse considerado na decisão.
Os estatutos do CAF dizem que tanto o CAN masculino quanto o feminino devem ser realizados uma vez a cada dois anos, em vez de uma vez a cada quatro, como é o caso da maioria dos principais campeonatos organizados por outras confederações.
As duas últimas edições do CAN foram realizados em Janeiro e Fevereiro, levando a disputas, entre clubes e selecções.
A pandemia da Covid-19 levou a que as finais de 2021, nos Camarões, fossem adiadas para o início de 2022 e, a edição de 2023, na Costa do Marfim foi realizada no início deste ano de 2024, para evitar a Estação das Chuvas na África Ocidental.
O presidente da CAF, Patrice Motsepe, disse que anunciar as datas para o CAN2025 levou “muito mais tempo do que o esperado” devido a “discussões complexas e às vezes desafiantes” com as partes interessadas.
“O CAF está comprometido em proteger e promover os interesses dos jogadores africanos que jogam em clubes da Europa e no resto do mundo”.
“Continuaremos a fazer progressos significativos nesse desenvolvimento procurando garantir que o futebol africano seja globalmente competitivo e esteja entre os melhores do mundo”, concluiu.
O sorteio dos grupos de qualificação para o CAN2025 será realizado no dia 4 de Julho, com as eliminatórias programadas para serem disputadas em Setembro, Outubro e Novembro.
A selecção anfitriã do Marrocos, será incluída no sorteio, mas, dado que os Leões do Atlas, já tem a qualificação garantida, apenas uma equipe do seu grupo ocupará a vaga do Norte de África.
Finais do CAN Feminino Adiadas
Um atraso na realização do CAN Feminino, levantará novamente, questões sobre o compromisso da CAF com o futebol feminino, dado que a edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia do COVID-19, enquanto que o torneio masculino de 2021, foi apenas adiado.
Decidir quando realizar as finais do CAN2024 Feminino foi complicado pelo facto de que as recordistas, nove vezes campeãs, Nigéria e Zâmbia, estarão a participar nos Jogos Olímpicos de Paris em Julho e Agosto.
Falando antes do anúncio da CAF, a internacional nigeriana Desire Oparanozie disse à BBC Sport Africa que um atraso faria retroceder o futebol feminino em África.
“Não ter este torneio quando deveríamos tê-lo, vai-nos fazer retroceder talvez 10 passos”.
“Quando se trata de futebol feminino, ainda estamos a tentar chegar onde precisamos estar”.
“Acho que, antes de tudo, é uma falta de prioridade para o futebol feminino em África, porque não se pode dizer que é a mesma coisa quando se trata dos homens”, disse a jogadora.
A qualificação para o CAN2024 Feminino foi concluída em Dezembro do ano passado, o que significa que jogadores e treinadores, terão esperado mais de 18 meses pelas finais, quando o torneio começar. No início deste mês, Desiree Ellis, treinadora das actuais campeãs continentais femininas da África do Sul, criticou a forma como o CAF lidou com a situação.
“Se o CAN Feminino for adiado ou cancelado, será uma grande, grande decepção”, disse a técnica de 61 anos à BBC Sport Africa.
O presidente da CAF, Motsepe, disse estar “impressionado” com o crescimento do futebol feminino no continente.
“Estou na espectativa de que o CAN Feminino, Marrocos 2024, seja imensamente bem-sucedido”, acrescentou.
Conclusão
A realização dos torneios CAN2025 e CAN2024 Feminino em Marrocos promete trazer um foco significativo ao continente africano no panorama desportivo internacional. O facto de a CAF estar a enfrentar desafios logísticos e de calendário, para a realização de ambos os torneios, destaca o compromisso desta organização com a promoção do futebol africano, apesar das complexidades envolvidas.
A determinação da CAF em encontrar soluções viáveis para a realização destes eventos é um testemunho da importância do futebol no continente. As finais, tanto do CAN masculino quanto do feminino, serão aguardadas com grande entusiasmo pelos adeptos, proporcionando uma plataforma para o talento africano brilhar em todo o mundo.
O que achas das marcações destes CAN? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © Getty Images