12.5 C
Londres
Domingo, Maio 26, 2024

Conversas Sobre… Israel vs Palestina, Parte 2/4

Nesta conversa, abordámos os conflitos entre o mundo judaico e o mundo árabe, focando a complexidade desses problemas antigos.

Conversas Sobre… Israel vs Palestina, Parte 2/4


Hoje vamos continuar a falar dos relacionamentos Israel vs Palestina, da guerra em Gaza e do médio oriente. 

Conversas Sobre…”, é um formato diferente de entrevistas, apresentado no nosso Canal Mais Afrika do do YouTube, onde procuramos conversar com convidados sobre um determinado assunto ou tema que esteja na ordem do dia.

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

———————————————————————————————

Aceite os cookies do YouTube para reproduzir este vídeo. Ao aceitar, estará a aceder ao conteúdo do YouTube, um serviço fornecido por terceiros.

Se aceitar, a sua escolha será salva e a página será atualizada.

YouTube privacy policy

Esta é a sétima destas conversas e devido ao que se está a passar de momento entre Israel e a Palestina, a conversa foi sobre o conflito no Médio Oriente e dos riscos que daí advêm, não só para África, como para o resto do mundo em geral.

 

A Conversa


Nesta conversa, abordámos a complexa dinâmica entre judeus e árabes, destacando a relevância das ações da África do Sul no panorama internacional e analisando a resposta de Israel às acusações de genocídio apresentadas pela África do Sul.

Discutindo a importância das ações da África do Sul no contexto internacional, contextualizando o cenário desde 1945, marcado por uma nova ordem mundial maioritariamente ocidental, encabeçada pelos Estados Unidos da América. Destacou-se a influência dos EUA na ONU e da sua projeção do ideário ocidental liberal democrático nas Nações Unidas e no mundo.

Conversamos sobre as Convenções de Direitos Humanos e sobre o Genocídio de 1948, destacando que, desde então, poucas nações e segmentos do planeta têm seguido integralmente esses princípios.

Abordamos na conversa, a origem da definição de genocídio, destacando o contexto histórico que levou à concepção desse termo após a Segunda Guerra Mundial e menciona-se o facto de a África do Sul ter mobilizado esses conceitos para contrastar as ações de Israel, invertendo o sentido original, uma vez que o conceito de genocídio foi forjado em grande parte pela experiência do Holocausto.

Discutimos a reação de Israel às acusações, argumentando que a nação reage como qualquer outra que se sente coagida, destacando as complexidades políticas e jurídicas envolvidas. Focou-se que o conceito de genocídio é fluido e que as questões jurídicas também o são e que a mobilização do sistema jurídico muitas vezes procura apenas ganhar tempo.

Encerrou-se a análise reforçando a importância de olhar para além das questões jurídicas e políticas, lembrando que estão a morrer pessoas enquanto estes debates acontecem, não sem antes referir a redução do apoio humanitário a Gaza, destacando a voz pouco ouvida de figuras como o secretário-geral da ONU, António Guterres e refletindo-se sobre o declínio da influência das Nações Unidas.

Em suma, aborda-mos as complexidades das relações entre Israel, África do Sul e a comunidade internacional, destacando a importância de considerar não apenas os aspectos jurídicos e políticos, mas também as consequências humanitárias das ações tomadas e levantaram-se questões importantes sobre poder, influência e responsabilidade no panorama geopolítico global.

Por isso não perca esta Conversa Sobre… pois além destes assuntos falámos de outros temas muito interessantes e esta, foi apenas a segunda parte de quatro…

 


Quem quiser aprofundar melhor este assunto, pode ler informação adicional, publicada no nosso site:

Israel/Gaza: A Normalização do Insuportável

HRW: Israel Mata Crianças à Fome Em Gaza

África Do Sul Acusa Israel De Genocídio

Direitos Humanos Jazem Agonizantes Em Gaza

Israel e o novo apartheid (agora palestiniano)


 

O que achas desta nova série de entrevistas? Consegues especular sobre o assunto e dizer se as “Conversas Sobre…” terão sucesso? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.


Imagem: © 2024 Francisco Lopes-Santos 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com