18.9 C
Londres
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Conversas Sobre… Israel vs Palestina, Parte 3/4

Nesta conversa, fixemos uma reflexão sobre a importância do conhecimento e do repensar dos valores diante das complexas questões globais da actualidade.

Conversas Sobre… Israel vs Palestina, Parte 3/4


Hoje vamos continuar a falar dos relacionamentos Israel vs Palestina, da guerra em Gaza e do médio oriente. 

Conversas Sobre…”, é um formato diferente de entrevistas, apresentado no nosso Canal Mais Afrika do do YouTube, onde procuramos conversar com convidados sobre um determinado assunto ou tema que esteja na ordem do dia.

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

———————————————————————————————

Aceite os cookies do YouTube para reproduzir este vídeo. Ao aceitar, estará a aceder ao conteúdo do YouTube, um serviço fornecido por terceiros.

Se aceitar, a sua escolha será salva e a página será atualizada.

YouTube privacy policy

 

Esta é a nona destas conversas e devido ao que se está a passar de momento entre Israel e a Palestina, a conversa foi sobre o conflito no Médio Oriente e dos riscos que daí advêm, não só para África, como para o resto do mundo em geral.

 

A Conversa


Nesta conversa, abordámos a complexa dinâmica entre o Ocidente e Israel, destacando a relevância da relação histórica e cultural que sustenta este apoio.

Discutimos sobre a ação do Ocidente em relação a Israel, tendo o nosso convidado afirmado que Israel é considerado o “coração” do Ocidente ou “a menina dos olhos” do Ocidente. Ele explicou que o Ocidente pode ser definido em três dimensões: cultural e religiosa (mundo judaico-cristão de matriz greco-romana), projeto de modernidade (liberalismo e democracia), e ética cristã/protestante segundo Max Weber.

O nosso convidado argumentou que é por estas razões que é natural para o Ocidente apoiar Israel. Mencionou uma peça de Shakespeare, “O Mercador de Veneza”, para o explicar, destacando a personagem Shylock, o judeu, para ilustrar por que o Ocidente sempre apoia Israel e criticou a posição do apoio incondicional a Israel, exemplificando para isso um comentário recente do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Conversamos sobre a decisão do Tribunal Internacional que afirmou haver base para prosseguir com a acusação de genocídio contra Israel, tendo o nosso convidado discordado, afirmando que a noção de genocídio é complexa e não é clara, explicando que embora as decisões jurídicas sejam importantes, o foco principal deve ser nas vidas que estão a ser perdidas no terreno, neste momento.

Abordamos na conversa, o papel do Brasil na revisão de preceitos e valores internacionais apresentados pela África do Sul, afirmando o nosso convidado que, embora o Brasil seja um país influente, a sua população em geral desconhece as complexidades do Médio Oriente e que apesar de as sensibilidades serem grandes, a influência do Brasil no conflito israelo-palestiniano é limitada.

Finalmente, discutimos a actual fragmentação do Ocidente e comparou-se o período actual com a Guerra Fria, apesar de que, ao contrário da Guerra Fria, o mundo hoje é mais complexo e dinâmico, com muitas potências e soberanias a competirem por influência.

Encerrou-se a análise reforçando que as questões globais actuais são mais intrincadas e perigosas do que aquelas do período da Guerra Fria e que é importante reconhecer as diferentes perspectivas culturais e a complexidade das questões internacionais.

Em suma, esta conversa trouxe à tona a complexidade das relações entre o Ocidente e Israel, sublinhando as influências culturais, históricas e políticas que moldam este apoio, além de destacar as implicações humanitárias e a necessidade de uma compreensão mais profunda das questões internacionais actuais.

Por isso não percas esta Conversa Sobre… pois além destes assuntos falámos de outros temas muito interessantes e esta, foi apenas a terceira parte de quatro…

 


Quem quiser aprofundar melhor este assunto, pode ler informação adicional, publicada no nosso site:

Israel/Gaza: A Normalização do Insuportável

HRW: Israel Mata Crianças à Fome Em Gaza

África Do Sul Acusa Israel De Genocídio

Direitos Humanos Jazem Agonizantes Em Gaza

Israel e o novo apartheid (agora palestiniano)


 

O que achas desta nova série de entrevistas? Consegues especular sobre o assunto e dizer se as “Conversas Sobre…” terão sucesso? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.


Imagem: © 2024 Francisco Lopes-Santos 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com