11.2 C
Londres
Domingo, Abril 28, 2024

África Do Sul Constrói Um Novo Muro De Berlim

“Se um carro desconhecido estiver estacionado à porta da sua casa, você será preso se não denunciar o carro abandonado” – Nomusa Dube-Ncube, governadora do KwaZulu-Natal.

África Do Sul Constrói Um Novo Muro De Berlim


A construção deste muro entre a fronteira de Moçambique e da África do Sul traz-nos à memória más lembranças do vergonhoso Muro de Berlim construído na Europa durante a Guerra Fria.

O governo de KwaZulu-Natal está empenhado na construção de um muro de betão, ao longo da fronteira com Moçambique, com o objetivo de travar a saída de viaturas furtadas e contrabando de mercadorias, tendo-se já iniciado a construção dos primeiros 5 quilómetros.

 

O Inicio do Projecto


De acordo com a imprensa sul-africana, este projeto foi lançado em 2020 pelo Departamento de Estradas e Transportes KwaZulu-Natal e pelo Departamento Nacional de Obras Públicas e Infraestruturas (DWPI), mas ficou suspenso no ano seguinte devido a dificuldades de financiamento e a problemas com o empreiteiro.

Agora, em uma reunião realizada a 6 de Março de 2024, as autoridades envolvidas no projeto actualizaram o progresso da obra, anunciando que a construção de mais de cinco quilómetros de muro em Umkhanyakude, junto à fronteira Sul de Moçambique, já está em curso.

Essa é a primeira fase do projeto, que cobre o parque de elefantes de Tembe. O objetivo é combater o furto de automóveis na África do Sul, que têm como destino Moçambique, e também o contrabando de vários produtos naquela fronteira.

A primeira fase da empreitada, avaliada em 2,1 milhões de euros, começou em 17 de Novembro de 2023 e terá a duração de 12 meses, após a seleção de um novo empreiteiro. A segunda fase desta obra prevê a continuação do muro por mais oito quilómetros, e a terceira fase abrangerá mais nove quilómetros na fronteira, até ao rio Pangolo, com um custo total de 13,2 milhões de euros.

Em Julho de 2023, quando foi contratado o novo empreiteiro para construir este muro, a governadora do KwaZulu-Natal, Nomusa Dube-Ncube, adiantou que a região costeira de Umkhanyakude, que dista cerca de 78 quilómetros da Ponta do Ouro, em Moçambique, tem sido atormentada há vários anos por crimes transfronteiriços, especialmente roubo de automóveis, que originam homicídios.

 

Resposta Policial


A Polícia Sul-Africana (SAPS) reforçou com mais de 100 meios operacionais o combate ao crime na região norte da província de KwaZulu-Natal, que faz fronteira com Moçambique e Essuatíni (antiga Suazilândia), desde janeiro de 2023.

Estima-se que mais de dois milhões de moçambicanos trabalhem nas minas, campos agrícolas, restauração, transportes públicos e comércio informal na África do Sul, a economia mais desenvolvida do continente.

“Se um carro desconhecido estiver estacionado à porta da sua casa, você será preso se não denunciar o carro abandonado”.

“Tem de reportar esse carro à polícia. Se a polícia o encontrar perto da sua casa, presumiremos que lhe pertence e que você o roubou”.

Declarou à comunidade local Nomusa Dube-Ncube, citada pelo canal público sul-africano, SABC, anunciando também novas medidas de combate contra o crime transfronteiriço com Moçambique e afirmando ainda que, é importante trabalhar em conjunto com a polícia para acabar com este flagelo.

 

Conclusão


Este novo muro sul-africano, embora faça lembrar o Muro de Berlim, tem como objetivo principal combater o crime transfronteiriço e proteger a população da região de Umkhanyakude. Resta aguardar o desenvolvimento das próximas fases deste projeto e analisar os resultados alcançados na redução do furto de automóveis e no combate ao contrabando.

É preciso não esquecer que o Muro de Berlim, também começou com boas intenções já que foi inicialmente concebido como uma resposta às circunstâncias políticas, económicas e sociais da época, tal como o ocorrido presentemente, mas terminou por ser conhecido pelo “Muro da Vergonha” devido ao que ele se tornou com o passar do tempo. Esperemos que aqui, a história não se repita.

O que achas da decisão da África do Sul em Construir este Muro? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.


Imagem: © 2024 Francisco Lopes-Santos
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!