Ski em África? Inesperadamente sim…
Enquanto na Europa se sofre com as ondas de calor, em África, vai-se esquiando…
Afriski a estância do lesoto
O pequeno reino montanhoso do Lesoto, completamente cercado pela África do Sul, é o único país do mundo que fica acima dos mil metros acima do nível do mar; e isso significa que por lá, há neve.
Embora os invernos frios não sejam raros em grande parte da África Austral, a neve já é. Inevitavelmente, as estâncias de esqui são ainda mais raras e, a uma altitude de 3.000 metros, Afriski nas Montanhas Maluti, no Lesoto, é a única estância de esqui em funcionamento em África, a sul do equador.
Meka Lebohang Ejindu, é instrutor de snowboard na estância de inverno Afriski e disse:
“Nasci em Londres. Mas passei os últimos 12 anos a ensinar, esqui e a praticar snowboard na Áustria”.
“Esta é a minha primeira temporada no Hemisfério Sul e em que faço esqui na África do Sul”. “Mas minha família é daqui, por isso sinto-me nostálgico por estar a fazer ski no Lesoto”.
Bafana Madida é do Soweto em Joanesburgo e está de visita à Afriski pela primeira vez e comentou:
“Nós vamos ter uma aula, uma aula de esqui”. “E depois disso, vamos apenas brincar na neve e tirar algumas boas fotos e brincar e apenas brincar e aproveitar o nosso tempo aqui”.
O Kapoko Snow Park
O Kapoko Snow Park é o único parque deste género em África e, no mês passado, sediou a competição anual de snowboard e esqui Winter Whip Slopestyle.
Em um dia agitado, a pista pode receber mais de 300 visitantes.
Para a turista, Kafi Mojapelo, é uma oportunidade de fazer algo que ela nunca tinha pensado fazer em África.
“Eu tenho visto muitos anúncios no YouTube e pensei, eu realmente quero tentar isso, eu nunca vi neve na minha vida. Então esta é realmente uma ótima experiência”, disse ela.
O resort tem seis pistas de ski e opera entre junho e agosto.
Durante os meses de verão, oferece uma seleção de atividades desportivas radicais, incluindo mountain bike e passeios guiados de moto.
O que achas desta estância de ski em África? Gostarias de a visitar? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2014 DR