19.6 C
Londres
Domingo, Maio 26, 2024

Prémio Al-Sumait Foi Entregue A 2 Vencedores

O Prémio foi atribuído conjuntamente à Dra. Catherine Nakalembe e à Fundação Africana de Tecnologia Agrícola.

Prémio Al-Sumait Foi Entregue A 2 Vencedores.

O Conselho de Curadores do Prémio Al-Sumait para o Desenvolvimento Africano, reconhecendo notáveis contribuições no domínio da segurança alimentar no continente africano, anunciou que o Prémio Al-Sumait 2022 foi atribuído conjuntamente à Dra. Catherine Nakalembe e à Fundação Africana de Tecnologia Agrícola.

Os vencedores, foram distinguidos pelas suas realizações distintas no domínio da segurança alimentar e na promoção de tecnologias agrícolas, respetivamente.

Este prémio é uma homenagem ao legado do falecido Dr. Abdul Rahman Al-Sumait, e destaca o compromisso do Kuwait em apoiar iniciativas que melhoram as condições de vida em África.

 

Os Premiados

O Conselho de Curadores do Prémio Al-Sumait para o Desenvolvimento Africano, presidido por Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sheikh Salem Abdullah Al-Jaber Al-Sabah, anunciou que a Fundação Africana de Tecnologia Agrícola (AATF) e a Dra. Catherine Nakalembe foram os vencedores do Prémio Al-Sumait para o Desenvolvimento Africano para o ano de 2022

De acordo com o Conselho de Administração, a AATF, presidida pelo Professor Aggrey Ambali e sediada no Quénia, ganhou o Prémio pelo seu sucesso em permitir que pequenos agricultores em países africanos obtenham e utilizem tecnologias agrícolas apropriadas, conforme necessário, para enfrentar desafios relacionados com a produtividade, marketing, alterações climáticas e riscos para a saúde.

O Conselho acrescentou que a Dra. Catherine Nakalembe, do Uganda, ganhou o Prémio por ser uma especialista distinta na área de mapeamento e monitorização de culturas, utilizando técnicas de detecção remota e aprendizagem automática.

Ela também lidera o programa Harvest Africa da NASA na Universidade de Maryland, que fornece métodos e sistemas a pequenos agricultores em África, melhorando as suas competências.

Por seu lado, a Fundação do Kuwait para o Avanço das Ciências (KFAS), que supervisiona o Prémio, afirmou que a AATF, vencedora do Prémio, demonstrou um impacto positivo a longo prazo e introduziu programas inovadores para muitos africanos, além da sua criatividade resposta às questões e desafios da segurança alimentar.

 

O Prémio Al-Sumait

A KFAS acrescentou também que, através deste Prémio, o Estado do Kuwait prestou assistência a organizações que trabalham em e para África para se distinguirem através dos seus projectos e programas exemplares e eficazes, para não mencionar a sua dedicação à melhoria da segurança alimentar das comunidades em toda a África. Segundo a KFAS, o Prêmio deste ano recebeu 51 indicações de 22 países.

O Cientista Chefe da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e membro do Conselho de Curadores do Prémio, Dr. Ismahane Elouafi, disse que o trabalho e a investigação que contribuem para melhorar a segurança alimentar, a saúde e a educação em África enviam um raio de esperança no fluxo de crises globais que todos vivemos.

A Dra. Elouafi, expressou as suas felicitações aos vencedores do Prémio, nomeadamente à AATF e à Dra. Catherine Nakalembe, salientando que o desenvolvimento de novas inovações e a expansão do seu âmbito para incluir pequenos produtores em África é uma questão essencial para eliminar a fome e pobreza e melhorar os meios de subsistência dos produtores em África.

Acrescentou ainda que os vencedores contribuem para inspirar muitos indivíduos e instituições a exercerem mais esforços para construir uma África melhor.

 

O Fundador do Prémio Al-Sumait

É digno de nota que o Prémio Al-Sumait anual para o Desenvolvimento Africano foi lançado por nobre iniciativa do falecido Emir Sheikh Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, que Allah tenha a sua alma, durante a Cimeira Árabe Africana organizada pelo Kuwait em 2013.

O lançamento do Prémio foi em homenagem ao falecido Dr. Abdul Rahman Al-Sumait, o médico do Kuwait que dedicou a sua vida a enfrentar os desafios relacionados com a saúde, a educação e a segurança alimentar que África enfrenta.

O Prémio visa reconhecer e valorizar os melhores estudos, projetos científicos, investigação aplicada e iniciativas que tenham um impacto significativo no avanço dos recursos económicos, sociais e humanos e no desenvolvimento de infraestruturas no continente africano.

 

Conclusão

O Prémio Al-Sumait destaca a importância do desenvolvimento e inovação na promoção da segurança alimentar em África. Através do reconhecimento de organizações e indivíduos que contribuem para melhorar a qualidade de vida no continente, este prémio inspira esforços contínuos para enfrentar os desafios da fome, pobreza e educação em África.

O compromisso do Kuwait em honrar o legado do Dr. Abdul Rahman Al-Sumait é um exemplo notável de solidariedade internacional na busca por um continente africano mais próspero e sustentável.

 

O que achas deste Prémio Al-Sumait? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2023 DR 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com