ABH 2023: Foram Anunciados os 10 Finalistas.
Os 10 principais empresários de 2023 da ABH foram selecionados através de várias etapas de entrevistas e avaliação a partir de 27.267 candidaturas de todos os 54 países africanos.
O Prémio da Competição Africa’s Business Heroes (ABH), um programa filantrópico patrocinado pela Fundação Jack Ma e pelo departamento filantrópico da Alibaba que já vai no seu quinto ano, anunciou os 10 finalistas deste ano de 2023, após uma intensa ronda de apresentações de negócios, na semifinal e julgamento realizados nos dias 1 e 2 de Setembro na Norrsken House em Kigali, no Rwanda.
Estes 10 empresários competirão pela sua parte do prémio final de US$1.5 milhão de dólares, em financiamento de subsídios, na Grande Final da competição agendada para 23 e 24 de Novembro.
Grande Final
Os 10 finalistas apresentarão os seus negócios numa de demonstração em palco, na Grande Final deste ano, a um painel de empresários inspiradores que decorrerá em conjunto com uma cimeira, a maior na história da ABH, em celebração do quinto aniversário da competição.
O evento será realizado offline em Kigali, no Rwanda, nos dias 23 e 24 de Novembro e também será transmitido parcialmente ao vivo, pela Televisão e pela internet, para alcançar audiências em todo o continente africano.
A Cimeira e a Grande Final serão um encontro de um grupo diversificado de empreendedores de várias áreas do ecossistema africano. O evento cheio de ação incluirá sessões emocionantes, incluindo discursos, workshops, uma apresentação empreendedora e uma competição de apresentações ao vivo, entre outras atividades. Registe-se AQUI para garantir o seu lugar.
Selecção
Os 10 principais empresários de 2023 da ABH foram selecionados através de várias etapas de entrevistas e avaliação a partir de 27.267 candidaturas de todos os 54 países africanos. Eles provêm de oito países africanos, incluindo Benin, Egito, Gana, Quénia, Marrocos, Nigéria, Rwanda e África do Sul.
As suas startups foram escolhidas a partir de uma ampla variedade de setores, incluindo agricultura, educação e formação, energia, serviços financeiros, saúde, manufatura e retalho.
Os 10 Finalistas São
- Bola Bardet, CEO e Cofundadora, Susu (Costa do Marfim)
- Ayman Bazaraa, CEO e Cofundador, Sprints (Egito)
- Andrew Takyi-appiah, Fundador, Zeepay Ghana Limited (Gana)
- Christina Gyisun, CEO e Cofundadora, Sommalife Limited (Gana)
- Thomas Njeru, CEO e Cofundador, Pula Advisors Limited (Quénia)
- Ismael Belkhayat, CEO e Fundador, Chari (Marrocos)
- Ikpeme Neto, CEO e Fundador, Wellahealth Technologies (Nigéria)
- Albert Munyabugingo, CEO e Cofundador, Vuba Vuba Africa LTD (Rwanda)
- Nthabiseng Mosia, CMO e Cofundadora, Easy Solar (Serra Leoa)
- Theo Baloyi, CEO e Fundador, Bathu (África do Sul)
Os 10 finalistas apresentarão os seus negócios na Grande Final deste ano, a um painel de empresários inspiradores, em uma demonstração em palco.
Cinco Anos de ABH
“A ABH continua comprometida em descobrir e apoiar empresários africanos inovadores que estão a trazer mudanças positivas às suas comunidades”.
“À medida que atingimos o quinto aniversário do nosso compromisso de 10 anos com esta iniciativa, estamos entusiasmados com a expansão e diversidade de talento entre os nossos concorrentes”.
“Com Novembro à vista, desejamos a todos os 10 finalistas o melhor no seu percurso e encorajamos o público a juntar-se à nossa Cimeira e Grande Final, pois promete ser verdadeiramente especial”.
“Gostaríamos de estender a nossa sincera gratidão ao distinto painel de Juízes da Semifinal: Fred Swaniker, Fundador e CEO do Grupo de Liderança Africana; Hasan Haider, Fundador e Sócio-Gerente da Plus Venture Capital; Ken Njoroge, co-fundador da Cellullant e Rene Parker, co-fundador e CEO da RLabs.”
Disse Jason Pau, Diretor Executivo de Programas Internacionais da Fundação Jack Ma.
“A competição ABH mostrou que o empreendedorismo africano pode emergir como uma força poderosa impulsionando tanto o desenvolvimento social quanto o progresso económico”.
“É um palco dinâmico que destaca startups engenhosas que procuram soluções, enfrentando desafios com impacto, competitivo, sustentável e aditivo”.
“Acredito que os empresários são portadores de esperança, pois podem desbloquear possibilidades que podem mudar o mundo”.
“Aguardo com expectativa a Grande Final, onde os 10 finalistas demonstrarão a sua notável acuidade empresarial no palco”.
Disse Rene Parker, Cofundador e CEO da RLabs, juiz da semifinal da ABH (2019 – 2023).
Originalmente lançada em 2019, a Competição ABH Prize é Pan-Africana, inclusiva, sector-agnóstica e orientada para as bases. Tem como objetivo identificar, apoiar e inspirar a próxima geração de empresários africanos que estão a fazer a diferença nas suas comunidades locais, trabalhando para resolver os problemas mais urgentes e construir uma economia mais sustentável e inclusiva para o futuro.
Para mais informações sobre o ABH 2023, visite o SITE OFICIAL.
Sobre o ABH
A Competição, Africa’s Business Heroes Prize, é uma iniciativa filantrópica patrocinada pela Fundação Jack Ma e pelo departamento filantrópico da Alibaba. Tem como objetivo apoiar, inspirar e ajudar a próxima geração de empresários africanos em todos os setores que estão a construir um futuro mais brilhante para o continente.
O prémio, oferece financiamento de subsídios, programas de formação e apoio para o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor. O projecto, com um período de 10 anos, vai no seu quinto ano e a cada ano o ABH Prize Competition e o programa apresentam 10 finalistas empreendedores que apresentam o seu negócio para ganhar uma parte de US$1.5 milhão de dolares em dinheiro de subsídios.
Conclusão
A Competição Africa’s Business Heroes Prize, de 2023 demonstrou mais uma vez a riqueza do empreendedorismo e da inovação em todo o continente africano. Com 27.267 candidaturas de 54 países, a ABH atraiu uma diversidade impressionante de empreendedores com visões e ideias inovadoras para resolver os desafios mais prementes de África.
O ABH 2023, é mais do que uma competição, é um testemunho do espírito empreendedor africano e do impacto positivo que os empresários estão a ter nas suas comunidades e no continente como um todo. Estamos ansiosos para ver como estes finalistas continuarão a moldar o futuro de África e inspirar a próxima geração de empreendedores.
O que achas desta competição do ABH? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Ver Também:
ABH 2023 anunciou os 50 melhores candidatos
Prémio Heróis Empresariais Africanos 2023
Imagem: © 2023 ABH