4.6 C
Londres
Sábado, Abril 20, 2024

A Cooperação na CPLP é fundamental

A CPLP, como organização intergovernamental multilateral, assume um papel central na promoção da paz, estabilidade e cooperação entre os seus membros.

A Cooperação na CPLP é fundamental.

O Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria de Angola, João Ernesto dos Santos, ressaltou o valor crucial da colaboração entre os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na esfera da defesa e segurança.

“Estamos certos de que as comissões de defesa e segurança visam promover a paz e a estabilidade mundial, pelo que devem ser o estandarte a ostentar e enaltecer face aos desafios do presente e do futuro”.

Salientou o governante angolano, durante a sua intervenção na cerimónia de abertura da XXII reunião de ministros da Defesa da CPLP, em Luanda.

 

CPLP: Uma Aliança Fortalecida

A convicção da importância da colaboração para a promoção da paz e estabilidade global foi expressa pelo Ministro durante a abertura da XXII reunião de ministros da Defesa da CPLP em Luanda. Os laços entre os países membros, segundo ele, têm se fortalecido respeitando a soberania e independência de cada nação, visando uma cooperação mutuamente benéfica.

Como prova do compromisso de Angola com a cooperação, o Ministro salientou o apoio prestado à Guiné-Bissau e Moçambique. Ele mencionou o envio de contingentes militares e apoio logístico, reafirmando a prontidão de Angola para auxiliar os Estados-membros sempre que necessário.

Em Moçambique, por exemplo, Angola tem desempenhado um papel significativo. A presença militar angolana tem se limitado a operações no posto de comando, fornecendo informações valiosas para as Forças Armadas da Defesa de Moçambique e auxiliando no processo de pacificação e estabilidade.

O Ministro João Ernesto dos Santos recordou a convivência histórica entre os povos da CPLP, indicando um futuro de solidariedade e ajuda mútua, facilitado pela partilha da língua e dos valores comuns.

 

A Relevância da CPLP

A CPLP, como organização intergovernamental multilateral, assume um papel central na promoção da paz, estabilidade e cooperação entre os seus membros. Esta relevância transcende as fronteiras de cada país, repercutindo a nível global.

Num mundo cada vez mais globalizado, os desafios à segurança e defesa tornaram-se complexos e multifacetados. A coordenação e cooperação entre nações torna-se crucial para enfrentar questões como o terrorismo, o crime transnacional, as ameaças cibernéticas e os conflitos armados.

Desde a sua formação em 1996, a CPLP tem-se empenhado em reforçar a cooperação entre os seus membros, não só na área da defesa, mas também em questões culturais, económicas e políticas. Este esforço conjunto permitiu aos membros enfrentar coletivamente os desafios que surgiram ao longo do tempo.

 

Os Membros da CPLP

A Guiné-Bissau, como um dos membros da CPLP, tem beneficiado da solidariedade e apoio desta comunidade. A missão angolana de apoio à reforma do setor humanitário na Guiné-Bissau é um exemplo ilustrativo do impacto positivo da cooperação no seio da CPLP.

Da mesma forma, a assistência prestada à República de Moçambique pela CPLP, particularmente após o ciclone “Idai” e na província de Cabo Delgado, demonstra a importância de uma resposta coletiva em tempos de crise. Esta assistência não só trouxe alívio imediato, mas também contribuiu para o processo de recuperação e reconstrução.

Imagem © DR (20230531) A Cooperação na CPLP é fundamentalComo um dos fundadores e atual presidente da CPLP, Angola tem um papel importante a desempenhar no fortalecimento da cooperação no seio da comunidade. A liderança de Angola tem sido evidente em várias iniciativas, incluindo a organização dos exercícios “Felino“, destinados a preparar as forças armadas dos membros para missões de apoio à paz e assistência humanitária.

 

Os Exercícios “Felino

O ministro angolano destacou também a realização dos exercícios “Felino”, dos quais duas edições decorreram em Angola, e que visam, sobretudo, preparar o Estado-Maior de uma Força de Tarefa Conjunta e Combinada (FTCC), no âmbito da CPLP, para atingir, manter e otimizar a capacidade de participar em missões de Apoio à Paz e de Assistência Humanitária, aos níveis operacional e tático.

“Os laços que ligam os nossos países e povos têm vindo a intensificar na base do respeito pela soberania e independência de cada um, no interesse de uma cooperação mutuamente proficiente”.

“Foram um valioso contributo na consolidação do projeto da nossa comunidade”, sintetizou.

Os exercícios “Felino“, uma das múltiplas iniciativas propostas por Angola, representam uma excelente oportunidade para a partilha de conhecimento e experiência entre as Forças Armadas dos Estados membros da CPLP. Estes exercícios não apenas fortalecem a capacidade operacional e tática das forças, mas também reforçam a coesão e espírito de cooperação entre as nações participantes.

No âmbito da defesa, a colaboração progressiva e mutuamente vantajosa é essencial. A troca de informação e a partilha de recursos e conhecimentos possibilita uma abordagem mais eficaz na prevenção e combate às ameaças, tanto a nível interno como externo.

 

A CPLP no Futuro

Imagem © DR (20230531) A Cooperação na CPLP é fundamentalOlhando para o futuro, a CPLP tem o potencial de se tornar ainda mais influente no panorama geopolítico mundial. À medida que a cooperação entre os seus membros se intensifica e se expande a outras áreas, como o desenvolvimento económico e a sustentabilidade ambiental, a CPLP está bem posicionada para enfrentar os desafios emergentes do século XXI.

Um dos elementos unificadores da CPLP é a língua portuguesa. A partilha de uma língua comum facilita não só a comunicação, mas também a compreensão mútua e o respeito entre os povos. Esta conexão cultural é um trunfo para a cooperação e para o fortalecimento das relações entre os Estados membros.

Para além da cooperação no âmbito da defesa, a CPLP tem também promovido a solidariedade entre os seus membros. Em situações de crise ou catástrofe, a resposta coletiva da CPLP tem sido fundamental para mitigar os impactos e apoiar a recuperação dos Estados afetados.

“Na história do passado recente, há registos de convivência entre os nossos povos que naturalmente estão determinados ou destinados a partilhar um futuro comum de solidariedade e entreajuda, facilitado pelo idioma e a defesa dos valores comuns”.

Frisou o Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria de Angola, João Ernesto dos Santos.

 

Conclusão

Os 25 anos de cooperação no setor de defesa no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) têm sido marcados por diversas iniciativas progressivas e mutuamente benéficas.

A contribuição de Angola para este esforço conjunto tem sido notável, demonstrando o potencial inquestionável da colaboração e solidariedade entre nações. À medida que avançamos para o futuro, a importância da cooperação na esfera da defesa no âmbito da CPLP torna-se cada vez mais evidente.

A CPLP continuará a desempenhar um papel fundamental na promoção da paz, estabilidade e segurança em todo o mundo. Neste contexto, o papel de cada país membro é essencial para fortalecer ainda mais essa cooperação, contribuindo coletivamente para um futuro comum de solidariedade e entreajuda, sempre sustentado pela defesa dos valores comuns.

 

O que achas deste intercambio dentro da CPLP e do seu impacto global? Pensas que esta colaboração é importante? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

A CPLP está cada vez mais forte

Angola Precisa de 926 Mil Milhões de Euros

PIB de Angola cresce 3,6% nos próximos 5 anos

Imagem: © DR
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!