11.8 C
Londres
Sábado, Abril 13, 2024

O Rei Felipe VI de Espanha, visitou Angola

O Rei Felipe VI apelou em Angola, a uma união de "forças para defender os princípios básicos do direito internacional e a Carta das Nações Unidas".

O Rei Felipe VI de Espanha, visitou Angola.

O Rei Felipe VI, cumpre esta quarta-feira 8 de Fevereiro de 2023, o segundo dia da sua visita a Angola.

Neste segundo dia, discursou na abertura do fórum empresarial Angola-Espanha, que contou igualmente com a presença do Presidente de Angola, João Lourenço, onde referiu que Angola atravessou um período muito complicado em termos económicos, nos últimos anos, mas que o ultrapassou com o acordo firmado com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Disse ainda que Angola pode e deve aproveitar para relançar o crescimento e fortalecer o desenvolvimento económico e social, objetivos para os quais o Governo espanhol pode desempenhar um papel importante com apoio empresarial e financeiro.

 

O Discurso do Rei Felipe VI

Diante do Presidente de Angola, João Lourenço, o Rei Felipe VI disse que, para as empresas espanholas, Angola tem um papel transcendental, apesar da sua saída natural e desafiante no mercado europeu e mediterrâneo.

Segundo o monarca espanhol, Angola e Espanha cooperam em várias áreas há vários anos, desde as infraestruturas elétricas ao ensino universitário, saúde, transportes, geologia, tratamento de águas, pesca, tecnologias de informação, turismo e indústria.

“Vamos ainda ter a oportunidade de escutar e conhecer uma grande quantidade de áreas, das quais Espanha e Angola trabalham juntos desde anos”, afirmou Felipe VI.

Neste novo contexto, prosseguiu o Rei, Angola pode aproveitar para relançar o seu crescimento e fortalecer o seu desenvolvimento económico e social e para estes objectivos ambas as nações podem desempenhar um papel importante, através da colaboração empresarial e apoio financeiro.

 

De acordo com o Rei de Espanha

Angola sempre foi importante para Espanha, tendo o Rei Felipe VI, lembrado que, em 1975, Espanha foi um dos principais países a reconhecer a independência deste país africano, o que permitiu a colaboração em várias áreas, como comércio e economia.

A seu ver, o Plano Nacional de Desenvolvimento de Angola identifica muitos desses âmbitos como prioritários, manifestando segurança para que as empresas espanholas possam contribuir com a sua experiência e ser de grande utilidade para gerar os melhores resultados, a curto, médio e longo prazos.

“Estes elementos, junto com uma estreita colaboração público-privada, contribuem na geração de riqueza e emprego nas nossas respectivas economias”, disse.

O monarca sublinhou ainda que a relação entre Espanha e Angola, desde a independência, foi próxima e que Espanha fez um grande esforço de cooperação para o desenvolvimento ao longo de 30 anos.

O Rei Felipe VI apelou ainda a uma união de “forças para defender os princípios básicos do direito internacional e a Carta das Nações Unidas” e lembrou que:

“Hoje, mais do que nunca, os países amigos têm de preservar uma ordem internacional justa, baseada em regras que têm como pedra angular o respeito pela soberania nacional e a integridade territorial de todos os Estados”.

Concluiu o rei espanhol no fim desta visita a Angola que terminou hoje e onde se fez acompanhar pela sua esposa Letizia.

No termino da visita, o monarca dirigiu uma mensagem especial aos que estão em Angola, em primeiro lugar por solidariedade, apontando uma centena de religiosas e religiosas, bem como um pequeno grupo de cooperantes que realizam o trabalho em organizações não-governamentais (ONG) presentes no país, uma tarefa que não é fácil, mas que desempenham com “entrega e profissionalismo”.

 

O que achas desta visita do Rei de Espanha a Angola? Segundo o Rei Felipe VI, Espanha é importante para Angola, concordas com essa afirmação? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2023 Pedro Parente
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!