11.3 C
Londres
Sábado, Maio 25, 2024

Comic Con Africa 2023: Celebrar A Diversidade

O maior festival de Cultura Pop de África destacou os super-heróis locais, incluindo um cavaleiro negro a combater os cortes de energia constantes que têm afetado a África do Sul nos últimos anos.

Comic Con Africa 2023: Celebrar A Diversidade.

Terminou 4ª edição da Comic Con Africa, o maior festival de Cultura Pop do continente africano. O evento, que se realizou num vasto centro de exposições ao sul de Joanesburgo, atraiu multidões ansiosas para mergulhar num mundo de banda desenhada, jogos, filmes, séries de televisão, cosplay e anime.

Desde o início, a Comic Con Africa de 2023 prometia ser um evento épico. Os fãs já estavam a contar os dias para o seu início, e a comunicação social local estava a alardear sobre uma assistência recorde. Os entusiastas da Cultura Pop de todas as idades e origens estavam ansiosos para participar e fazer parte desta celebração única.

O evento, não decepcionou e deixou os fãs repletos de experiências partilhadas com família e amigos e de memórias únicas para guardarem para toda a vida.

 

A Comic Con Africa 2023

Imagem © 2023 DR (20230930) Comic Con Africa 2023 Celebrar A DiversidadeUma das características mais marcantes deste ano foi o foco dedicado à anime e à cultura japonesa. Enquanto os anos anteriores tinham dado destaque a outros elementos da Cultura Pop, este ano foi uma revelação para os amantes da anime.

O sucesso inesperado da série live-action de “One Piece” da Netflix gerou um zumbido empolgante em torno do evento. Os corredores estavam repletos de fãs usando o icónico Chapéu de Palha, símbolo da série, usado pelo protagonista Monkey D. Luffy. Além do cosplay, as bancas estavam cheias de mercadorias de “One Piece“, desde t-shirts e canecas até figuras colecionáveis e muito mais.

A presença de convidados especiais, como o actor sul-africano Steven John Ward, conhecido por interpretar Dracule Mihawk na série live-action de “One Piece“, e Veronica Taylor, a voz icónica de Ash Ketchum da série Pokémon, adicionou um toque especial ao evento.

Os YouTubers The Anime Man e Akidearest, populares pelos seus conteúdos relacionados com anime e cultura japonesa, também estiveram presentes, atraindo ainda mais fãs para o mundo da anime.

Uma fã do filme de animação japonês de 2001 “A Viagem de Chihiro‘”, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, partilhou a sua excitação durante o evento.

“Honestamente, “A Viagem de Chihiro” é um dos meus filmes favoritos, então eu estava apenas à procura de todos os tipos de trajes. Este, simplesmente chamou a minha atenção e eu comprei-o”.

Disse Dominique, uma cosplay vestida como Kaonashi.

A Comic Con Africa 2023, realizou-se em três pavilhões, no maior espaço de exposições, especialmente construído na África do Sul, dedicados à celebração de tudo o que diz respeito à Cultura Pop, onde as crianças não foram esquecidas, com uma zona exclusiva para elas e, onde também foi montada uma sala de jogos, para os aficionados.

 

Afro Geek

Imagem © 2023 DR (20230930) Comic Con Africa 2023 Celebrar A DiversidadeO evento também deu destaque ao “Afro Geek“, um pavilhão dedicado à banda desenhada que reflete a herança e a sociedade africanas. Esta iniciativa foi elogiada pelo animador Ethan Msithini que destacou a importância de se ver super-heróis que representam uma diversidade de origens e aparências, tornando-os mais acessíveis e identificáveis para todos.

“Queremos que todos aproveitem a banda desenhada, sintam que podem identificar-se de alguma forma. Que possam ver-se como super-heróis porque esse super-herói parece com eles, e isso é o que estão a alcançar neste universo”, disse ele.

O maior festival de Cultura Pop de África destacou os super-heróis locais, incluindo um cavaleiro negro a combater os cortes de energia constantes que têm afetado a África do Sul nos últimos anos.

Outra das ofertas do pavilhão “Afro Geek” da Comic Con Africa, incluíram uma série de banda desenhada inspirada no lendário rei Zulu, Shaka e na mitologia africana.

 

O Anime

Imagem © 2023 DR (20230930) Comic Con Africa 2023 Celebrar A DiversidadeO anime em geral estava muito mais presente na Comic Con Africa este ano em comparação com anos anteriores. Ainda se podiam encontrar diversos produtos relacionados com animes populares como Ataque dos Titãs, Jujutsu Kaisen, Demon Slayer, Pokémon, Dragon Ball e outros no recinto, desde os vendedores até aos anúncios.

No entanto, a ênfase parece ter mudado um pouco. Em anos anteriores, definitivamente parecia que a anime estava um pouco em segundo plano em favor dos videojogos e da Cultura Pop dos livros de banda desenhada no evento, mas este ano, foi dada igual relevância.

Uma grande parte desse sucesso deveu-se a Otaku Town, uma secção do Pavilhão 6 que tinha o seu próprio palco, onde eram realizados vários workshops, quizzes, brindes, painéis e muito mais relacionados com anime e manga. Este espaço proporcionou uma oportunidade única para os sul-africanos explorarem um pouco mais da rica cultura e tradições do Japão.

Outra mudança notável foi a prevalência de cosplayers de anime em comparação com os anos anteriores. Parece que a anime conquistou um lugar central na Comic Con Africa, talvez devido à sua crescente popularidade ou ao desejo de uma pausa da saturação de filmes e séries de televisão baseados em banda desenhada da DC e da Marvel.

 

O Até Breve da Comic Con Africa

Imagem © 2023 DR (20230930) Comic Con Africa 2023 Celebrar A DiversidadeNo final da Comic Con Africa 2023, ficou claro que o evento não é apenas uma celebração da Cultura Pop, mas também uma representação da diversidade cultural e do impacto global da cultura geek.

Durante muito tempo, a anime era um meio de nicho que parecia ser explorado apenas por alguns, mas agora está claro que o meio tem muito mais poder de permanência na África do Sul do que nunca. A presença marcante do anime e da cultura japonesa destacou a capacidade deste festival de se adaptar e abraçar novas tendências e interesses.

Lagos na Nigéria e Nairóbi no Quénia, também têm realizado os seus próprios festivais “Comic Con” há já vários anos, mas ficou claro, depois desta 4ª edição da Comic Con Africa, na África do Sul que o festival veio para ficar.

 

Conclusão

A Comic Con Africa, não é apenas um encontro para os fãs da Cultura Pop, mas é também uma celebração da imaginação, da criatividade e da paixão que impulsionam todos os tipos de cultura.

À medida que o evento continua a evoluir e a crescer, espera-se que continue a ser um reflexo da rica diversidade cultural de toda a África e também do mundo. Este ano, o anime encontrou o seu lugar merecido no centro do palco, provando mais uma vez que a Cultura Pop é verdadeiramente global e unificadora.

 

O que achas desta Comic Con na África do Sul? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2023 DR 
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com