10.2 C
Londres
Sexta-feira, Abril 19, 2024

O rapper Kiernan Forbes, vulgo AKA, foi assassinado

Muitas pessoas têm licença de porte de armas de fogo para proteção pessoal, mas há cada vez mais armas ilegais em circulação na África do Sul.

O rapper Kiernan Forbes, vulgo AKA, foi assassinado.

Kiernan Forbes, conhecido por AKA, um dos rappers mais populares da África do Sul, foi assassinado a tiro na noite de sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2023, quando saía de um restaurante em Durban, no sudeste sul-africano.

A estrela do hip-hop que também é compositor, produtor musical, cantor e empresário sul-africano, ganhou vários prémios na África do Sul e foi indicado uma vez como candidato ao MTV Europe Music Award.

Era conhecido por sucessos aclamados como “Lemons (Lemonade)” e “Fela in Versace“.

 

ocorrência

Fontes policiais em Durban afirmaram que AKA foi assassinado em um tiroteio, na noite de sexta-feira, quando saía de um restaurante e se dirigia para o carro. Outro indivíduo, não identificado, que se acredita, ser um amigo próximo de AKA, também foi assassinado e, uma outra pessoa que se acredita ser o guarda-costas, também ficou ferida.

“Terão sido abordados por dois suspeitos armados que atravessaram a rua na sua direção e abriram fogo à queima-roupa”, disse a polícia em comunicado.

O paramédico do ALS, Garrith Jamieson, que respondeu a um tiroteio após as 22h15 de sexta-feira, afirmou:

“Ao chegarmos ao local deparamo-nos com o caos total e uma cena em que dois homens, com cerca de 30 anos, sofreram vários ferimentos à bala”.

“Tentamos ajudar os homens e, infelizmente um deles, AKA, tinha sofrido vários ferimentos de balas e não mostrou sinais de vida, pelo que foi declarado morto no local”.

Depois do caos e, através de um comunicado da família, confirmou-se que Kiernan Forbes foi morto com o seu ex-empresário e amigo chegado, Tebello ‘Tibz’ Motsoane.

Tinham acabado de sair de um restaurante, onde estiveram a jantar e dirigiam-se para uma discoteca, para uma apresentação como parte das comemorações do aniversário de AKA, quando foram baleados.

“É com grande tristeza que soubemos da morte de nosso amado filho de 35 anos”, escreveram os pais do rapper, Tony e Lynn Forbes, na rede social Twitter.

 

A investigação

O porta-voz da polícia, coronel Robert Netshiunda, disse que o rapper e o seu amigo dirigiam-se para o carro quando foram abordados por dois homens armados que dispararam à queima-roupa, tendo de seguida, fugido a pé do local.

A polícia disse que não quer especular se os assassinatos foram resultado de um golpe, mas disse que essa possibilidade não pode ser descartada.

O motivo ainda é desconhecido e foi aberta uma investigação.

 

Kiernan Forbes

Kiernan Forbes, conhecido por AKA, começou a sua carreira musical como parte do grupo de rap Entity antes de lançar sua carreira solo, ganhando vários prémios na África do Sul com a sua música.

Também foi reconhecido internacionalmente, com várias indicações para o Black Entertainment Television (BET) Award, nos Estados Unidos e para o MTV Europe Music Award.

Ele também sobre seu novo álbum no início daquele dia.

Nessa mesma sexta-feira, tinha twittado e feito, uma publicação no Instagram, sobre o seu próximo álbum, Mass Country, com lançamento previsto para o fim deste mês. Os fãs inundaram a publicação com comentários ao ouvir a notícia de sua morte.

Os pais de AKA, prestaram-lhe homenagem em um comunicado publicado em uma das suas contas nas redes social.

“Para nós, Kiernan Jarryd Forbes era um filho, irmão, neto, sobrinho, primo e amigo, o mais importante pai da sua amada filha Kairo”.

“Para muitos, ele era AKA, Supa Mega, Bhova e muitos outros nomes de carinho pelos quais a sua legião de fãs o chamava”.

 “O nosso filho era amado e retribuía com amor”.

Motsoane, o ex-empresário de AKA e o seu melhor amigo, também foi descrito nas redes sociais como “um verdadeiro cavalheiro”.

 

Conclusão

Infelizmente, situações como esta são comuns na África do Sul, onde os tiroteios no meio da rua são o “prato do dia” e fazem com que o país tenha uma das maiores taxas de homicídios do mundo.

Muitas pessoas têm licença de porte de armas de fogo para proteção pessoal, mas há cada vez mais armas ilegais em circulação na África do Sul.

A instituição de caridade Gun Free South Africa, que trabalha para reduzir a violência armada no país, estima que 30 pessoas são assassinadas diariamente no país com o recurso a armas de fogo.

 

O que achas desta situação na África dos Sul? Conhecias o AKA? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Moçambique: Morreu Azagaia, o “’rapper’ do povo”

Imagem: © 2023 DR
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!