Papa Francisco Vai Discursar Na COP28.

A COP28 abrirá as portas no próximo dia 30 de Novembro até 12 de Dezembro.

Esta 28ª edição verá pela primeira vez a participação presencial de um Pontífice da Santa Sé, o Papa Francisco, na sua segunda viagem aos Emirados Árabes Unidos, após a viagem realizada ao Abu Dhabi em Fevereiro de 2019, ocasião em que foi assinada a histórica Declaração sobre a Fraternidade Humana.

O Papa estará presente na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), no Dubai, de 1 a 3 de Dezembro, onde fará um discurso, para reiterar os apelos, as expectativas e as esperanças já expressas na Laudate Deum, para realizará reuniões bilaterais privadas e para inaugurará o “Pavilhão da Fé” na Expo City.

O “clamor” de Francisco para que o mundo se comprometa com uma resposta à crise climática, ou seja, o mesmo clamor lançado na Laudato si’ e depois cristalizado na Laudate Deum, irá ter voz no Dubai.

 

A Ida do Papa à COP28

Imagem © 2023 DR (20231127) Papa Francisco Vai Discursar Na COP28A COP28, o evento mais importante do ano organizado pela ONU, vai-se realizar no emirado futurista do Dubai, uma cidade de opulência e arquitetura ultramoderna, um dos maiores exportadores de energia fóssil, mas, ao mesmo tempo, um grande investidor em energias renováveis.

Nesta COP28 os líderes mundiais terão que fazer um balanço do progresso e dos atrasos naquilo que o Papa, inspirando-se em São Francisco, define como;

“O cuidado da nossa casa comum”.

O Papa Francisco está agendado para fazer um discurso na COP28 e, além de inaugurar o “Pavilhão da Fé” na Expo City, irá participar de várias reuniões bilaterais.

Segundo o programa oficial da visita do Papa ao Dubai, de 1 a 3 de dezembro, a visita ocorrerá por ocasião da Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28).

O Santo Padre partirá do Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino na manhã de sexta-feira, 1º de Dezembro, às 11h30, com destino ao Dubai. Está previsto que pouse no Aeroporto Internacional World Central de Dubai por volta das 20h25, onde será realizada uma cerimónia de boas-vindas.

O Discurso Para a COP28

O ponto central da visita ocorrerá no sábado, 2 de Dezembro, quando o Papa Francisco se dirigir aos participantes da COP28. Está programado chegar à Expo City, onde vai decorrer a conferência, às 10h, para fazer o seu discurso.

A partir das 10h30 e à tarde, após as 15h30, participará de uma série de reuniões bilaterais privadas.

A Inauguração do Pavilhão da Fé

No domingo, 3 de Dezembro, o Papa inaugurará o “Pavilhão da Fé” às 9h, ocasião em que fará as palavras de saudação.

O Pavilhão da Fé será hospedado pelo Conselho Muçulmano de Anciãos em colaboração com a Presidência da COP28, o Programa Ambiental das Nações Unidas (PNUMA), a Santa Sé e uma coligação de parceiros religiosos. Tem como objetivo transmitir uma mensagem de paz ao mundo.

Às 10h15, o Papa Francisco viajará para o Aeroporto Internacional World Central de Dubai para uma cerimôónia de despedida. A sua partida para Roma está prevista para as 10h45, com chegada ao Aeroporto de Fiumicino às 14h40, hora de Roma.

 

45ª Viagem Papal

Imagem © 2023 Vatican Media (20231127) Papa Francisco Vai Discursar Na COP28A viagem papal, a 45ª do pontificado e a sexta em 2023, foi confirmada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

“Aceitando o convite de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sua Santidade o Papa Francisco viajará, como anunciado, para Dubai, de 1º a 3 de Dezembro de 2023, por ocasião da próxima Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP28)”.

O próprio Papa já havia anunciado a sua presença numa entrevista recente ao TG1 (um telejornal italiano):

“Sim, eu irei ao Dubai. Acho que partirei a 1º de Dezembro até 3 de Dezembro. Ficarei lá três dias”.

Disse o Pontífice, lembrando que foi justamente uma COP, A 21 de 2015 realizada em Paris que deu o impulso para a elaboração da encíclica social Laudato si’.

Quando o Papa Francisco foi a Estrasburgo, ao Parlamento Europeu, foi recebido pela ministra do Meio Ambiente, Ségolène Royal, enviada pelo presidente Hollande que lhe perguntou se estaria a preparar algo sobre o meio ambiente, solicitando que o fizesse antes da reunião de Paris.

O Papa, então, chamou alguns cientistas que o puseram a para dos factos, resultando na publicação da Laudato Si’, antes da reunião de Paris.

Agora, à luz da Laudate Deum publicada em 4 de Outubro, dia da memória litúrgica do Santo Francisco de Assis, de quem tomou o nome e a missão, Francisco também quer se fazer presente fisicamente neste importante encontro internacional, sobre o qual, além disso, pesam as recentes tensões na Europa e no Médio Oriente.

O Papa Francisco dedica um capítulo inteiro da sua exortação apostólica ao aguardado encontro no Dubai, intitulado “O que se espera da COP28 no Dubai?“. Neste capítulo, as expectativas e esperanças do Bispo de Roma são condensadas, enquanto ele contempla a realidade do Dubai, onde as companhias petrolíferas e de gás sonham realizar novos projetos para expandir ainda mais a sua produção.

 

O Apelo do Papa

Imagem © 2023 Vatican Media (20231127) Papa Francisco Vai Discursar Na COP28Num apelo direto, o Papa adverte que adoptar uma atitude resignada em relação à COP28 seria prejudicial, expondo toda a humanidade, especialmente os mais desfavorecidos, aos piores impactos das mudanças climáticas.

Na sua exortação papal, destaca a importância de acreditar na capacidade humana de transcender interesses individuais e pensar em grande. Ressalta a necessidade de não abdicar do sonho de que a COP28 impulsione uma aceleração decisiva na transição energética, com compromissos eficazes a serem monitorizados de forma permanente.

O Papa considera a COP28 como um possível ponto de mudança, validando a seriedade e utilidade de tudo o que foi alcançado desde 1992. Alerta que, em contrapartida, o fracasso representaria uma grande desilusão, colocando em risco os avanços alcançados até agora.

As preocupações expressas pelo Papa fizeram eco nos Emirados Árabes Unidos, onde o Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada, Sultan Al Jaber e Presidente da COP28, partilha o apreço pelo firme apoio do Papa à ação climática positiva.

Al Jaber reafirma o compromisso do país em unir as partes, garantir a inclusão, obter compromissos e ações claras, procurando uma ação climática ambiciosa para benefício global.

Destaca o ponto crítico da conferência: manter o aumento da temperatura dentro de 1,5 grau Celsius e a meta principal de reduzir 22 gigatoneladas de emissões de gazes de estufa, até 2030, reconhecendo a urgência de nos adaptarmos às mudanças climáticas que já nos afetam.

A participação do Papa Francisco na COP28 é vista como um gesto vital para que os líderes mundiais não deixem o legado de um planeta arruinado às gerações futuras.

 

Conclusão

A iminente participação do Papa Francisco na COP28, que ocorrerá no Dubai de 1 a 3 de dezembro, representa um marco significativo para a Santa Sé e para o próprio evento climático. A presença do Pontífice que já desempenhou um papel crucial ao inspirar a Laudato Si’ e a Laudate Deum, reforça a urgência e a importância do compromisso global na abordagem das mudanças climáticas.

O contexto da COP28 no Dubai, uma cidade futurista com uma dualidade marcante entre a opulência e os esforços em energias renováveis, destaca os desafios globais enfrentados pelos líderes mundiais. Francisco, inspirando-se em São Francisco de Assis, instiga os “grandes líderes” a cuidarem da “casa comum“, uma missão partilhada por todos nós.

 

O que achas desta viagem do Papa à COP28? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Papa encoraja o desejo de Paz no Sudão do Sul

Visita do Papa a África pode ajudar a matar a fome

Parem de sufocar África, afirmou o Papa Francisco

Imagem: © 2023 Vatican Media
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!