8.6 C
Londres
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Mudanças climáticas: 2.500 animais realocados

O Zimbabwe começou a mover os animais selvagens de uma reserva do Sul para uma situada no Norte do país, para resgatá-los da seca.

Mudanças climáticas: 2.500 animais realocados.

O Zimbabwe começou a mover mais de 2.500 animais selvagens de uma reserva do Sul para uma situada no Norte do país, para resgatá-los da seca, já que os estragos das mudanças climáticas substituem a caça furtiva como a maior ameaça à vida selvagem.

Cerca de 400 elefantes, 2.000 impalas, 70 girafas, 50 búfalos, 50 gnus, 50 zebras, 50 elandes, 10 leões e uma matilha de 10 cães selvagens estão entre os animais que estão a ser transferidos da Save Valley Conservancy do Zimbabwe para três reservas no Norte, Sapi, Matusadonha e Chizarira, em um dos maiores exercícios de captura e realocação de animais vivos da África Austral.

 

Projeto Rewild Zambeze

A operação “Projeto Rewild Zambezi” significa simplesmente mover os animais para uma área no vale do rio Zambeze para reconstruir, nesse local, as populações de vida selvagem, para dessa forma tentar colmatar os problemas causados pelas mudanças climáticas.

É a primeira vez em 60 anos que o Zimbabwe embarcou em um movimento interno em massa de vida selvagem. Entre 1958 e 1964, quando o país era a Rodésia governada por uma minoria branca, mais de 5.000 animais foram transportados na chamada “Operação Noé”.

Essa operação resgatou a vida selvagem do aumento da água causado pela construção de uma enorme barragem hidrelétrica no rio Zambeze que criou um dos maiores lagos artificiais do mundo, o Lago Kariba.

 

Impacto das mudanças climáticas

Desta vez, é a falta de água que tornou necessário mover a vida selvagem, pois o seu habitat ficou ressecado pela seca prolongada, disse Tinashe Farawo, porta-voz da Autoridade de Parques Nacionais e Gestão da Vida Selvagem do Zimbabwe.

A agência de parques emitiu licenças para permitir que os animais sejam movidos para evitar que, devido às mudanças climáticas, “aconteça um desastre”, disse Farawo, acrescentado:

“Estamos a fazer isso para aliviar a pressão”.

“Durante anos lutamos contra a caça furtiva e, quando vencemos essa guerra, a mudança climática emergiu como a maior ameaça à nossa vida selvagem”.

“Muitos de nossos parques estão a ficar superpovoados e há pouca água ou comida”.

“Os animais acabam por destruir o seu próprio habitat, e tornam-se um perigo para si mesmos e invadem assentamentos humanos vizinhos em busca de comida, resultando em conflitos incessantes”.

 

Reserva Sapi

Um dos novos lares para os animais movidos no Zimbabwe é a Reserva Sapi. A concessão privada de 280.000 acres fica a leste do Mana Pools National Park, um Património Mundial da UNESCO conhecido pela sua esplêndida localização ao longo do rio Zambeze, que forma a fronteira entre o Zimbabwe e a Zâmbia.

A Sapi “é a solução perfeita por muitas razões”, disse o CEO da Great Plains, Dereck Joubert, no site da fundação e acrescentou:

“Esta reserva forma a biosfera do médio Zambeze, totalizando 1,6 milhão de acres”.

“Desde a década de 1950 até que a conquistamos em 2017, décadas de caça dizimaram as populações de animais selvagens na Reserva Sapi”.

“Estamos a recuperar a vida selvagem e a reestruturar a natureza de volta ao que era antes”.

 

O que achas desta situação? E o que pensas desta seca causada pelas mudanças climáticas? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2022 Thoko Chikondi
Associated Press Logo
Associated Press

A Associated Press é uma agência de notícias americana sem fins lucrativos com sede na cidade de Nova York. Fundada em 1846, opera como uma associação cooperativa e sem personalidade jurídica e produz reportagens que são distribuídas aos seus membros, jornais e emissoras.

Associated Presshttps://apnews.com/
A Associated Press é uma agência de notícias americana sem fins lucrativos com sede na cidade de Nova York. Fundada em 1846, opera como uma associação cooperativa e sem personalidade jurídica e produz reportagens que são distribuídas aos seus membros, jornais e emissoras.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!