CAN 2023: Cabo Verde Confirma Presença.
A seleção cabo-verdiana de futebol qualificou-se hoje pela quarta vez para a Campeonato Africano das Nações (CAN), repetindo 2013, 2015 e 2021, ao receber e vencer o Burkina Fasso por 3–1, em jogo da quinta jornada.
A Caminho da Glória
Quando o jogo começou, a energia na atmosfera nunca esteve tão alta. A nação de Cabo Verde, pequena, mas feroz, estava no centro dum dos momentos mais grandiosos do futebol africano. À medida que os aplausos ecoavam por todo o estádio, os jogadores de Cabo Verde entraram em campo, cada um ciente da importância do jogo para a sua nação.
O jogo, a contar para a quinta e penúltima jornada do grupo B, foi realizado no Estádio Nacional, sob um sol abrasador, Cabo Verde entrou muito forte, com mais posse de bola, ante a um adversário, já qualificado, muito tímido e com um futebol muito bem delineado.
O CAN é um palco onde lendas nascem, onde heróis são feitos e Cabo Verde estava pronto para fazer a sua história. Contra as expectativas, a equipa cabo-verdiana mostrou desde o início que não estavam ali para fazer figura cada passe, a cada movimento, a sua determinação ficava evidente.
O jogo, terminou com a vitória de Cabo Verde, ao vencer o Burkina Fasso, por 3-1, igualando o adversário, no primeiro lugar, com 10 pontos. Com esta vitória, Cabo-Verde apura-se pela quarta vez para o CAN, depois da estreia em 2013, na África do Sul, seguindo-se depois presenças em 2015, na Guiné Equatorial e 2021, nos Camarões.
Os golos cabo-verdianos foram apontados por Bebé (7′), avançado do Saragoça, João Paulo (67′), médio do Feirense, e Clé (90’+4), avançado do Belenenses. Os burquinenses ainda empataram, em cima do intervalo, através de Dayo, ao minuto 45’+3, mas não resistiram a uma segunda parte demolidora de Cabo Verde.
O Resto do Grupo
Ainda no grupo B, Togo venceu Eswatini por 2-0, mas, com a vitória de Cabo Verde, ambas as seleções não têm mais chances de se classificar.
Na classificação do grupo B, Burkina Fasso e Cabo Verde lideram com 10 pontos cada, seguidos por Togo com cinco pontos e Eswatini com dois pontos. Para a próxima e última jornada, Cabo Verde irá viajar para Lomé para enfrentar o Togo, enquanto Burkina Fasso receberá Eswatini em Ougadougou.
A última jornada da qualificação para o CAN 2023 acontecerá em Setembro, com Cabo Verde a enfrentar o Togo e Burkina Fasso a jogar contra Eswatini.
O CAN 2023
Segundo o regulamento do CAN 2023, as duas primeiras equipas de cada grupo classificam.se para a fase final do campeonato que contará com a participação de 24 seleções africanas. As duas primeiras equipas classificadas de cada grupo irão qualificar-se para a fase final do torneio.
A prova que deveria decorrer entre Junho e Julho de 2023 na Costa do Marfim, foi adiado para Janeiro e Fevereiro de 2024, isto devido às más condições climatéricas em território marfinense durante os meses do Verão europeu visto que é a época chuvosa no país.
Conclusão
Numa jornada emocionante do Campeonato Africano das Nações (CAN), Cabo Verde garantiu a sua quarta participação na competição. A vitória confirmou Cabo Verde e Burkina Fasso, ambos com 10 pontos, como as duas equipas apuradas para a fase final do CAN’2024, da qual participarão 24 seleções africanas.
Esta vitória marca mais um marco significativo para o futebol cabo-verdiano, que tem mostrado melhorias contínuas na sua competitividade internacional. Mais Afrika deseja o melhor para a equipa de Cabo Verde na sua preparação para o CAN 2023.
Seguiste o jogo? O que achas de mais este atraso no CAN que mais uma vez será realizado no ano seguinte? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2023 DR