18.9 C
Londres
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Cientista Angolana Entre os Melhores do Mundo

Teresa é atualmente professora sénior e cientista titular de Engenharia Química no ISPTEC em Luanda, Angola.

Cientista Angolana Entre os Melhores do Mundo.

Teresa Matoso Manguangua Victor, é uma cientista angolana que já é referência internacional em engenharia química e conquistou um lugar de destaque na lista dos melhores cientistas do mundo, elaborada pela prestigiada instituição AstraAsia.

A lista, com o título “Mentes Brilhantes da Ciência, Tecnologia e Pesquisa numa dimensão global”, reconheceu o seu trabalho e contribuições no campo da Engenharia Química.

Com um doutoramento obtido na Universidade de Newcastle, no Reino Unido, em 2008, Teresa é atualmente professora sénior e cientista titular de Engenharia Química no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) em Luanda, Angola.

 

Percurso

Durante uma entrevista à Rádio Nacional de Angola, a cientista enfatizou que os prémios e reconhecimentos que recebeu ao longo de duas décadas são o resultado do seu envolvimento na pesquisa científica. As suas publicações alcançaram notoriedade e reconhecimento internacional, solidificando sua posição como uma referência no campo das ciências.

A cientista é já uma referência nacional no campo das ciências em Angola. Os seus conhecimentos em Engenharia Química e as suas contribuições científicas têm sido reconhecidas e premiadas ao longo da sua carreira. A sua inclusão na lista dos melhores cientistas do mundo pela AstraAsia, reforça ainda mais o seu papel como uma figura de destaque no cenário científico internacional.

Além disso, Teresa Matoso Victor, em 2022 já havia sido agraciada com outro prémio pela sua notoriedade, o “Prémio Internacional de Melhor Pesquisa Química e Desenvolvimento de Antibióticos”, consolidando o seu papel como uma das principais especialistas do país.

Teresa recebeu esse prémio, devido à sua investigação, produção e avaliação de dois antibióticos derivados da streptomyces coelicolor A3(2): a prodigiosina e a actinorodina. Essa conquista foi obtida por meio de um processo de fermentação em estado sólido utilizando uma cultura microporosa. O galardão foi-lhe concedido em consonância com o World Research Council (WRC).

 

Conclusão

Teresa Matoso Victor destaca-se como uma cientista de renome internacional, cujas contribuições no campo da Engenharia Química têm sido amplamente reconhecidas e premiadas. A sua presença na lista dos melhores cientistas do mundo, elaborada pela instituição AstraAsia, atesta o seu talento e dedicação à pesquisa científica.

Com um currículo impressionante e diversas honrarias recebidas, esta cientista, continua a elevar o prestígio de Angola no cenário científico global, consolidando-se como uma referência no campo das ciências. Este feito só prova que investir na ciência é o caminho certo para o país.

 

O que achas deste prémio? Já tinhas ouvido falar desta cientista angolana? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Pnuma ajuda a mapear emissões de metano em Angola

17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só…

Imagem: © DR 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com