A ONU Clama Por Paz Urgente na Somália.

Num mundo marcado por conflitos, a Somália tornou-se foco das atenções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ONU, entidade máxima de governança global, manifestou preocupação com a situação volátil no país africano, apelando por um cessar-fogo urgente e a retirada imediata das forças de segurança da Somalilândia.

 

Apelo à paz na Somália

O Conselho de Segurança da ONU expressou claramente a sua postura ao reafirmar o respeito pela soberania, integridade territorial, independência política e unidade da Somália. A sua preocupação principal é a violência contínua em Las Anod, uma região no norte da Somália. O conflito resultou em um número elevado de vítimas civis e deslocou mais de 150.000 pessoas.

A ONU acolheu favoravelmente as iniciativas e esforços do Governo Federal da Somália, da Etiópia e dos líderes locais para conter a hostilidade e promover um diálogo nacional inclusivo.

Os membros do Conselho de Segurança apelaram a todas as partes envolvidas a concordar com um cessar-fogo urgente e a resolução pacífica de conflitos. Além disso, a ONU encorajou a Missão de Assistência das Nações Unidas na Somália a fornecer mais apoio conforme o seu mandato.

 

Condenação da Violência na Somália

A ONU não hesitou em condenar os protestos reprimidos pelas forças de segurança da Somalilândia e os actos de violência contra civis e infraestruturas civis. Foi feito um apelo à retirada imediata das forças de segurança da Somalilândia e à moderação de todos os envolvidos.

O Conselho de Segurança da ONU, finalizou a sua mensagem com um pedido dirigido a todos os doadores para aumentarem a ajuda humanitária e assistência essencial à região.

A Somália encontra-se em estado de guerra desde 1991, após o derrube do ditador Mohamed Siad Barre. A ausência de um governo efectivo e a presença de milícias islâmicas e senhores da guerra tornam a situação mais complexa. Nos últimos tempos, as ofensivas contra o grupo terrorista Al-Shebab intensificaram-se, com o apoio de clãs locais.

 

Conclusão

O apelo da ONU é um lembrete das complexidades do cenário geopolítico global. A situação na Somália é uma questão premente que requer soluções duradouras e pacíficas. O mundo observa e espera que a paz seja restaurada neste país africano assolado por conflitos.

 

O que achas desta situação na Somália? Os outros países africanos deveriam interferir? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © Jason Szenes