AWIF recebe US$ 60 milhões para Startups femininas.
A Iniciativa do Fundo de Impacto das Mulheres Africanas (AWIF) recebeu um compromisso inicial de 60 milhões de dólares, para o seu lançamento, segundo foi anunciado pela Comissão Económica para África (ECA) e pelo Grupo Standard Bank.
Também receberam um apoio da Comissão da União Africana (CUA), dos Fundos de Reforma da Indústria Automóvel (MIRF), do Copartes Pension Fund e do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA).
A iniciativa foi anunciada na primeira The Global Africa Business Initiative, que decorreu na cidade de Nova York de 18 a 19 de Setembro de 2022, durante a semana da Assembleia Geral das Nações Unidas.
O apoio
Os Fundos de Pensões Sul-Africanos, os Fundos de Reforma da Indústria Automóvel (MIRF) e o Copartes Pension Fund, prometeram 45 milhões de dólares para a Iniciativa, com o BADEA a avançar com 15 milhões de dólares.
De acordo com a Iniciativa AWIF, o MIRF e o Copartes Pension Fund, decidiram alocar os seus 45 milhões de dólares, para apoiar as gestoras de fundos de startups femininas na África do Sul.
A Iniciativa AWIF
O principal objetivo da Iniciativa AWIF é eliminar os preconceitos dos investidores e os obstáculos sistêmicos no setor de gestão de ativos, incentivando e habilitando fundos de propriedade e liderados por mulheres em todo o continente africano.
O Gabinete do Enviado Especial sobre Mulheres, Paz e Segurança da Comissão da União Africana, a Rede de Liderança das Mulheres Africanas e a Comissão Económica de África (ECA) uniram forças para criar o Fundo de Impacto das Mulheres Africanas (AWIF).
O Grupo Standard Bank, como patrocinador principal, a MiDA Advisors, como consultor estratégico importante, e a RisCura, como gestora de investimentos e fornecedora de serviços de apoio e desenvolvimento de gestores, trabalharam juntos para construí-lo.
Os objetivos da Iniciativa são o de desenvolver mulheres executivas nas finanças, para estimular o crescimento Económico em África e ter um impacto comercial positivo nos investidores.
Além disso, o fundo permitirá que a Iniciativa AWIF faça progressos significativos para alcançar a Agenda 2063 da UA, bem como os ODS 5 e 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se concentram na igualdade de género, trabalho decente e crescimento económico.
Conclusão
Esta iniciativa, única no seu género, está bem posicionada para permitir o estímulo económico por meio de oportunidades de crescimento de capital sustentável e com inclusão de género.
O objetivo é o de angariar até 1 bilião de dólares em 10 anos, para mulheres gestoras que, por sua vez, investirão em setores e projetos de alto impacto em toda a África.
O que achas desta iniciativa? Pensas que esta iniciativa AWIF vai ser fundamental para África? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2022 DR