Sudão: ONU interrompe programas humanitários.

Um total de 4.000 funcionários de dez agências da ONU tiveram que interromper a maior parte dos programas no Sudão devido aos combates iniciados a 15 de Abril de 2023, entre o exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido.

Os serviços de informação das Nações Unidas em Genebra também confirmaram que os seus funcionários – 800 dos quais são internacionais – não podem entrar ou sair do país devido ao conflito.

Além disso, a organização relatou que o fogo cruzado danificou um avião do Serviço Aéreo Humanitário da ONU que estava estacionado no aeroporto de Cartum, epicentro dos combates entre as forças armadas e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês).

“Isto pode afetar seriamente a nossa capacidade de aceder às áreas mais remotas do Sudão onde as necessidades são maiores”.

Confirmaram em Genebra os porta-vozes da ONU, que consideraram “crucial” poder retomar o seu trabalho no país o mais rapidamente possível para ajudar as pessoas que mais precisam dele nestes momentos.

 

Assistência humanitária no Sudão

Segundo a ONU, um terço dos sudaneses – cerca de 16 milhões de pessoas – necessitavam de assistência humanitária no início deste ano, dos quais quase 3,7 milhões estavam deslocados internamente.

Até à data, a ONU e mais de 80 organizações não-governamentais têm estado presentes no país do norte de África como parte de mais de 250 programas para vários fins humanitários.

O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, apelou hoje à cessação das hostilidades no país e instou os beligerantes a sentarem-se à mesa de negociações.

 

Os confrontos

Os confrontos começaram no sábado entre as forças armadas, comandadas pelo líder de facto do país desde o golpe de Estado de outubro de 2021, o general Abdel Fattah al-Burhan, e as RSF, chefiadas pelo general Mohamed Hamdane Daglo, conhecido como “Hemedti”, que orquestraram em conjunto o golpe de 2021, mas que se tornaram entretanto inimigos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 270 pessoas morreram e cerca de 2.000 ficaram feridas desde o início da violência.

Apesar dos apelos feitos na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 no Japão, da ONU e dos EUA “para pôr fim imediato à violência”, os combates continuavam na capital sudanesa.

Segundo meios de comunicação árabes, as duas partes acordaram um cessar-fogo de 24 horas, a começar ao final da tarde desta de hoje.

A violência levou milhares de pessoas a permanecerem nas suas casas ou em abrigos, com os mantimentos a esgotarem-se e vários hospitais a encerrarem os serviços.

 

O que achas de mais esta crise em África? Pensas que esta situação no Sudão será temporária ou pode descambar para uma Guerra Civil? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Confrontos mortais no Sudão: 60 civis mortos

África: Impacto da guerra da Ucrânia aumenta

3 de 4 países em África investem em armas em vez da agricultura

Parem de sufocar África, afirmou o Papa Francisco

Papa encoraja o desejo de Paz no Sudão do Sul

Imagem: © 2023 REUTERS
Lusa - Agência de Notícias de Portugal
Agencia Lusa

É a maior agência noticiosa de língua portuguesa, faz parte da Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa e tem mais de 280 jornalistas espalhados por todo o mundo. Para além das principais cidades de Portugal, a Lusa tem delegações ou correspondentes permanentes na Bélgica, Espanha, Alemanha, Reino Unido, França, Luxemburgo, Rússia, Estónia, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Índia, São Tomé e Príncipe, África do Sul, Argélia, Timor-Leste, Macau, China, Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Fornece um serviço noticioso a inúmeros jornais, rádios e canais de televisão portugueses, aos meios de comunicação social das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e a agências noticiosas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Subscrevem também os serviços da Lusa diversas instituições públicas e privadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!