17.3 C
Londres
Sábado, Abril 13, 2024

Mundial Feminino de Futebol: África brilha, 3 Países Nos Oitavos

É a primeira vez na história do Mundial Feminino de Futebol que o continente africano terá três representantes nos Oitavos-de-final.

Mundial Feminino de Futebol: África brilha, 3 Países Nos Oitavos.

Mundial Feminino de Futebol está ao rubro, com o futebol feminino africano em festa. A África do Sul, a Nigéria e o Marrocos, brilharam na terceira jornada e passaram aos oitavos-de-final do campeonato que está a ser realizado na Nova Zelândia e na Austrália. As seleções mostraram um desempenho impressionante na fase de grupos e conquistaram o seu lugar na próxima fase da competição.

 

África do Sul Faz História

A África do Sul está a fazer história no futebol feminino ao garantir a sua primeira classificação para os oitavos-de-final do campeonato Mundial Feminino de Futebol. Na segunda participação em um campeonato do mundo, após a estreia em 2019 na França, as sul-africanas conseguiram uma vitória emocionante no último jogo da fase de grupos, derrotando a Itália por 2 a 1.

Antes da última ronda do Grupo G, África do Sul, Itália e Argentina ainda tinham esperanças de seguir em frente na competição, mas foi a seleção sul-africana que se destacou. Com uma reviravolta emocionante, venceram a partida contra a Itália, conquistando a segunda posição do grupo e a vaga nos oitavos-de-final.

 

Nigéria Repete a Fórmula

Imagem © 2023 Dan Peled (20230803) Mundial Feminino de Futebol África brilha, 3 Países Nos OitavosA seleção nigeriana brilhou no Grupo B, conseguindo a classificação para os oitavos-de-final. As nigerianas já se tinham destacado ao derrotar a Austrália por 3 a 2 e ao empatar sem golos com o Canadá. Repetiram o empate sem golos contra a Irlanda, o que lhes garantiu cinco pontos confirmando a segunda posição do grupo e a vaga na próxima etapa do Mundial Feminino de Futebol.

Esta não é a primeira vez que a Nigéria avança para a segunda fase da competição. Em 2019, as nigerianas já haviam alcançado os oitavos-de-final e, agora, mais uma vez, demonstram a força e o talento do futebol feminino no país.

 

Marrocos Avança no Mundial Feminino de Futebol

Imagem © 2023 Paul Kane (20230803) Mundial Feminino de Futebol África brilha, 3 Países Nos OitavosMarrocos fez história no Mundial Feminino de Futebol, ao garantir a sua vaga nos Oitavos-de-final. Numa partida emocionante contra a Colômbia, as marroquinas venceram por 1 a 0 e asseguraram um lugar na próxima fase da competição.

A classificação histórica de Marrocos veio com uma dose de drama nos acréscimos da primeira etapa. Após um penálti assinalado a favor das marroquinas, Chebbak errou, mas no ressalto, Lahmari mostrou garra e abriu o placar, colocando Marrocos em vantagem.

No segundo tempo, a Colômbia procurou criar oportunidades, mas parou na actuação segura da guarda-redes Er-Rmichi, que esteve inspirada. As marroquinas mantiveram-se firmes na defesa, garantindo a vitória e a vaga nos Oitavos-de-final.

Com esta classificação, Marrocos tornou-se a terceira seleção africana a avançar no campeonato juntando-se à África do Sul e à Nigéria na etapa mais nobre do torneio. É a primeira vez na história do Mundial Feminino de Futebol que o continente africano terá três representantes nos Oitavos-de-final.

A seleção marroquina terminou como a única estreante da competição a avançar para esta fase, demonstrando a sua força e determinação em campo.

 

O Sucesso do Futebol Feminino em Marrocos

O sucesso do futebol feminino em Marrocos consolida o momento de alta do desporto no país. Enquanto o futebol masculino teve destaque em 2002, chegando à fase semifinal do Mundial do Qatar, o futebol feminino agora ganha os holofotes com esta classificação histórica nos Oitavos-de-final.

As marroquinas têm demonstrado talento, habilidade e garra em campo, inspirando a nação e mostrando ao mundo todo o potencial do futebol feminino no país e são a prova do crescimento do desporto no continente africano, mostrando que as seleções femininas do continente têm muito a oferecer no desporto internacional.

 

Zâmbia Surpreende no Mundial Feminino de Futebol

Imagem © 2023 DR (20230803) Mundial Feminino de Futebol África brilha, 3 Países Nos OitavosUm dos destaques surpreendentes do campeonato é a Zâmbia. Apesar das suas duas primeiras partidas terem terminado em derrotas por 5 a 0, a equipe recuperou-se e garantiu o terceiro lugar no Grupo C ao vencer a Costa Rica por 3 a 1.

Essa vitória histórica marcou o primeiro triunfo da Zâmbia em um Mundial Feminino de Futebol. As jogadoras demonstraram determinação e talento, mostrando que o futebol feminino africano tem muito mais para oferecer.

 

Países da Lusofonia Eliminados

Apesar de os PALOP não estarem representados neste Mundial Feminino de Futebol, temos dois representantes da lusofonia, Portugal e o Brasil que, apesar de terem tido excelente jogos, não se apuraram para a próxima fase.

Imagem © 2023 Hannah Peters (20230803) Mundial Feminino de Futebol África brilha, 3 Países Nos OitavosPortugal defrontou a equipe bicampeã do mundo, os EUA empatando 0-0 em Auckland, na Nova Zelândia, na terceira jornada do Grupo E. Apesar de se terem batido com garra e Ana Capeta ter apontado uma bola ao poste, já nos descontos, ficou-se pela primeira fase na sua estreia num Mundial, mas caiu de pé.

A seleção brasileira que ocupava o terceiro lugar no Grupo F à entrada para a terceira e última jornada, enfrentava um desafio crucial em Melbourne, pois estava obrigada a vencer o jogo para avançar, mas as suas adversárias provaram-se difíceis de serem superadas ficando atrás da Jamaica e da França que conquistou a liderança do grupo ao vencer o Panamá por 6-3.

A campeã sul-americana, a cargo da treinadora sueca Pia Sundhage e com um histórico de participação em todas as edições do Mundial Feminino de Futebol, havia sido afastada na fase de grupos apenas em duas ocasiões anteriores, em 1991 e 1995. Em 2007 chegaram à final, mas foram derrotadas pela Alemanha por 2-0.

 

Oitavos-de-final e calendário da competição

Os oitavos-de-final prometem partidas emocionantes. A África do Sul procurará continuar a sua caminhada histórica, defrontando a Holanda no dia 6. A Nigéria enfrentará um desafio importante para avançar na competição, ao lutar contra a Inglaterra, no dia 7 e, finalmente, o Marrocos terá uma tarefa hercúlea pela frente ao defrontar a França no dia 8,

Serão confrontos desafiadores, mas as equipes africanas têm mostrado que são capazes de surpreender e lutar para obterem mais resultado histórico neste Mundial.

O calendário do Mundial Feminino de Futebol, continua a aquecer com jogos emocionantes na procura do título. A competição continuará até o dia 20 de Agosto, altura em que conheceremos a seleção campeã.

 

Conclusão

O Mundial Feminino de Futebol está a ser palco de grandes conquistas para as seleções africanas. África do Sul, Nigéria e Marrocos, brilharam na fase de grupos e garantiram o seu lugar nos oitavos-de-final, mostrando o talento e a paixão pelo futebol que o continente africano tem a oferecer.

Este sucesso das seleções africanas no Mundial é um sinal claro do crescimento do futebol feminino no continente. As jogadoras têm mostrado a sua habilidade, garra e determinação em campo, inspirando gerações futuras e conquistando o respeito e admiração do mundo.

O futebol feminino africano está em ascensão, e as conquistas no Mundial são apenas o começo de uma trajetória brilhante. Vamos juntos celebrar e apoiar as nossas guerreiras em campo!

 

Tens seguido o Mundial Feminino de Futebol? Acompanha de perto as emoções dos jogos e torça pelas seleções africanas? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Mundial Feminino de Futebol: África Surpreende

África Não Encanta No Mundial Feminino 2023

Imagem: © 2023 Amanda Perobelli
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!