África é palco da nova guerra fria Rússia/EUA.

A nova Guerra Fria, combate-se agora em África, com os Estados Unidos da América (EUA) a tentarem fortalecer a sua presença no continente africano, para combater a crescente influencia da Rússia e da China.

Com esse objetivo em vista, a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, realizará uma visita oficial, a três países de África, no final de Março. A Casa Branca anunciou que a visita ocorrerá no período de 26 de Março a 01 de Abril e que será ao Gana, à Tanzânia e à Zâmbia.

 

Os objectivos

Os Estados Unidos têm intensificado a sua presença em África e, recentemente, Antony Blinken, chefe da diplomacia norte-americana, esteve na Etiópia e no Níger, enquanto Jill Biden, mulher do presidente Joe Biden, visitou o Corno de África em Fevereiro.

Durante a visita de Harris, estão previstas reuniões com os presidentes dos países visitados para discutir temas como democracia, crescimento inclusivo e sustentável, segurança alimentar e a adaptação climática.

Além disso, a visita de Kamala Harris também marca um momento histórico na política dos Estados Unidos, já que ela é a primeira vice-presidente negra e a primeira mulher a ocupar o cargo. Harris será observada como um modelo inspirador para as mulheres em todo o mundo, mostrando que é possível atingir posições de liderança, quebrando barreiras históricas.

A visita oficial de Harris é apenas uma das muitas que a Administração Biden planeia fazer para África ainda este ano, sendo a próxima, prometida pelo visita do próprio presidente Joe Biden que deverá ocorrer ainda este ano em 2023. A cimeira sobre África, que ocorreu em Dezembro de 2022, em Washington, também demonstrou a importância que os EUA dão à relação com os países africanos.

 

A disputa pelo poder em África

Nos últimos anos, África tem sido palco de uma disputa acirrada entre as potências mundiais em busca de recursos e influência. A China, em particular, tem intensificado os seus investimentos em África, tornando-se o maior parceiro comercial do continente tendo ultrapassado os 200 mil milhões de dólares, em investimentos em infraestrutura, recursos naturais e tecnologia, em vários países africanos.

A Rússia também tem aumentado a sua presença em África, particularmente no campo da segurança. Em 2019, organizaram uma conferência de segurança no continente que contou com a presença de mais de 40 líderes africanos. Além disso, a Rússia tem fornecido armas e treinamento militar para vários países africanos, incluindo a República Centro-Africana e o Sudão.

Os EUA estão em uma corrida para estabelecer laços mais estreitos com África e fortalecer a sua posição como um parceiro-chave da região. A visita de Harris é um sinal positivo de que os EUA estão comprometidos com o desenvolvimento e o crescimento no continente e estão prontos para trabalhar em conjunto com os países da região para enfrentar os desafios globais.

Com a crescente influência da Rússia e da China em África, os EUA estão a procurar formas de fortalecer a sua presença na região e manter a sua posição  ajudando os países africanos a superar os desafios, como o pós pandemia da COVID-19 e as alterações climáticas.

 

Conclusão

A visita de Kamala Harris a África é um sinal claro da importância que os EUA atribuem à região e, vem em resposta ,ao crescente investimento e influência da Rússia e da China no continente.

Com esta visita os EUA tentam provar que estão prontos para trabalhar com os países africanos para promover a democracia, a estabilidade e o crescimento sustentável, fortalecendo a relação entre os dois lados e apoiando o desenvolvimento global.

A presença em África da primeira vice-presidente negra e primeira mulher a ocupar esse cargo na história dos EUA, é um marco importante que mostra a importância da diversidade e da representatividade na política norte-americana.

 

O que achas desta visita? África sai a beneficiar ou nem por isso? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2019 Gage Skidmore
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!