Os 100 Africanos Mais Influentes De 2023.

A revista New African Magazine, divulgou a lista anual dos 100 Africanos Mais Influentes de 2023, na sua edição especial com o mesmo nome, oferecendo uma visão abrangente e perspicaz das vidas e realizações dos indivíduos seleccionados.

Esta lista celebra as conquistas e contribuições dos africanos de vários campos e setores que tiveram um impacto positivo no continente e no mundo. A revista também oferece uma plataforma para os leitores aprenderem com as suas histórias, para se inspirarem nos seus exemplos.

 

A Lista

A lista apresenta um grupo diversificado e inspirador de homens e mulheres, que demonstraram excelência, inovação, liderança e visão nos seus respectivos domínios.

Estão incluídos políticos, empresários, industriais, ambientalistas, criativos, cientistas, educadores, personalidades do desporto e muito mais. Também reflecte as tendências e prioridades de mudança em África, à medida que o continente enfrenta novos desafios e oportunidades na era pós-pandemia.

 

Os Agraciados

A Nigéria é o país mais representado na lista, destacando o domínio do país no sector criativo e empresarial. Os criativos dominam o ranking com 31 representantes, incluindo o cantor Abel Tesfaye, também conhecido como The Weekend, a cineasta Alice Diop e a escritora Nana Darkoa Sekyiamah.

A segunda categoria com maior número de entradas é a seção de Negócios, com 25 representantes. A secção incluiu dois gigantes das IFD que apoiam uma abordagem de investimento do sector privado: Samaila Zubairu da Africa Finance Corporation e o Presidente do Afreximbank, Benedict Oramah, sem dúvida um gigante africano nestes últimos anos que liderou a transformação de África.

O denunciante e ex-CEO da Eskom, André de Ruyter que quase pagou com a sua vida, por ter vindo a público expor a verdade, também aparece na lista.

William Ruto, o Presidente do Quénia, e Bola Tinubu, Presidente da Nigéria, são os únicos chefes de Estado a figurar na lista, acompanhados por Mamady Doumbouya. Doumbouya, o líder militar guineense que causou grande agitação na Assembleia Geral da ONU deste ano que, aparentemente, terá encontrado uma solução para a saga mineira de Simandou.

Com as Alterações Climáticas no topo da agenda mundial, a lista apresenta vários intervenientes nessa área, como James Mwangi, ex-Dalberg Group que criou o seu próprio fundo de risco, investindo em negócios relacionados com o clima e Elizabeth Maruma Mrema, a Secretária Executiva da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica.

Da comunicação social, temos dois líderes da Costa do Marfim, Fabrice Sawegnon, fundador da agência de comunicações Voodoo, e Daniel Ahaoussa, empreendedor em série e fundador de vários websites na África Ocidental e Central. Também estão incluídos o jornalista da BBC, Alan Kasujja e Branko Brkic, fundador do Daily Maverick, indiscutivelmente o meio de comunicação mais poderoso da África do Sul.

No desporto, aparecem os recordistas Faith Kipyegon e Kelvin Kiptum, assim como a equipe dos Springboks, sob a liderança do seu capitão Siya Kolisi.  Também aparece o presidente da CAF Patrice Motsepe, uma voz cada vez mais influente no desporto, não só de África, mas também mundial.

 

A New African Magazine

É uma revista mensal em língua inglesa, publicada continuamente desde 1966 que trouxe uma perspectiva africana para as notícias internacionais.

É a revista essencial para autoridades governamentais, empresários, profissionais e observadores em África. O New African Magazine é distribuído em mais de 100 países e consultada sempre que a África é mencionada. É a revista mais vendida em África e principal fonte de consulta no mundo sobre assuntos africanos.

A edição de Dezembro/Janeiro de 2024 do New African Magazine é uma das maiores do ano, repleta de perfis cintilantes e retratos de alta qualidade dos melhores e mais brilhantes africanos de 2023. Esta edição será, mais uma vez, uma fonte certa de discussões animadas em África e no estrangeiro, enquanto os leitores debatem a escolha dos 100 africanos mais influentes de 2023.

 

Os Escolhidos

Política

Ciência

David Diop
William Ruto Anna Adeola Makanju Burna Boy
Ibrahima Cheikh Diong Chao Tayiana Maina Serge Attukwei Clottey
Sidi Ould Tah Nemat Talaat Shafik Nana Darkoa Sekyiamah
Akinwumi Adesina Ismahane Elouafi Aïda Muluneh
Ngozi Okonjo-Iweala Moungi Bawendi Omoyemi Akerele
Bola Tinubu Timnit Gebru Mariam Issoufou Kamara
Mamady Doumbouya Victor Ekpuk
Ousmane Sonko

Ambiente

DJ Snake
Nadia Fettah Alaoui James Irungu Mwangi Gandhi “Maitre Gims” Djuna
Tsitsi Masiyiwa Ephraim Mwepya Shitima
Tidjane Thiam Wanjira Mathai

Media

Rashid Sumaila Claude Grunitzky

Negócios

Elizabeth Maruma Mrema Chioma Nnadi
Mohamed Kande Dr Musonda Mumba Edward Enninful
Sim Tshabalala Alan Kasujja
Karim Beguir

Criativos

Wode Maya
Didier Acouetey Kaouther Ben Hania Anton Harber
Olugbenga Agboola Danai Gurira Khabane “Khaby” Lame
Samaila Zubairu Ncuti Gatwa Charity Ekezie
Prof. Benedict Okey Oramah Black Coffee Moses “Uncle Mo” Kiboneka
Ralph Mupita Tyla Laura Seethal Branko Brkic
Ibrahim Sagna Temilade “Tems” Openiyi Tomiwa Aladekomo
Simon Tiemtoré Lesley Lokko Marie Mbullu
Jules Ngankam Mulenga Kapwepwe Nicolas Pompigne-Mognard
Riham ElGizy Alice Diop Daniel Ahaoussa
André de Ruyter Wanuri Kahiu Fabrice Sawegnon
Aliko Dangote Bassem Youssef
Ham Serunjogi Malenga Mulendema

Desporto

Serge Ekué Jadesola Osiberu Francis Ngannou
Bahija Jallal Editi Effiong Faith Kipyegon
Coura Sène Ali Said Alamin Mandhry The Springboks, led by captain Siya Kolisi
Bernard Koné Dossongui Abel “The Weekend” Tesfaye Patrice Motsepe
Hassanein Hiridjee Pretty Yende Kelvin Kiptum
Shola Akinlade Julie Mehretu Victor Osmihen
James Mwangi Pierre Thiam Biniam Girmay
Pascal Agboyibor Teju Cole Yassine Bounou
Thebe Magugu
Concordas com esta lista dos 100 Africanos Mais Influentes de 2023? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2024 New African Magazine
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!