15.8 C
Londres
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Hidrogénio Verde: Moldar o Futuro Sustentável

"Até 2040, África poderá produzir 50 vezes mais energia a partir de energias renováveis do que a procura estimada do mundo" – Kgosientsho Ramakgopa.

Hidrogénio Verde: Moldar o Futuro Sustentável.

No primeiro dia do African Energy Week 2023 (#AEW2023), um painel de discussão explorou o panorama do hidrogénio verde em África e na Europa, forjando uma colaboração entre os dois continentes.

O #AEW2023 realiza-se esta semana na Cidade do Cabo com o mandato de erradicar a pobreza energética no Mundo até 2030.

 

African Energy Week 2023

À medida que a África e a Europa lideram em conjunto a economia global do hidrogénio verde, as dinâmicas energéticas estão a sofrer uma transformação significativa. O potencial abundante de energias renováveis em África, aliado aos ambiciosos objetivos de produção e importação da Europa, está a criar novos caminhos energéticos e a redefinir os padrões existentes.

Neste contexto, a Semana de Energia Africana 2023 (African Energy Week 2023 – #AEW2023), o principal evento energético da Câmara de Energia Africana (AEC), contou com uma Cimeira do Hidrogénio dedicada ao tema ‘Dar energia ao Futuro: África e Europa Desencadeiam a Revolução do Hidrogénio Verde‘.

A sessão, moderada por Ashutosh Singh, Diretor de Serviços Financeiros da S&P Global Commodity Insights, explorou as amplas implicações desta mudança transformadora.

A discussão iniciou-se com uma intervenção de Kgosientsho Ramakgopa, Ministro na Presidência responsável pela Eletricidade na África do Sul, sublinhando a importância do hidrogénio verde na estratégia energética sul-africana.

“Até 2040, África poderá produzir 50 vezes mais energia a partir de energias renováveis do que a procura estimada do mundo”, afirmou.

Ao falar sobre as ambições da África do Sul, acrescentou:

“Estamos a apontar para 1 dólar por quilo até 2050, equivalente a energia de baixo custo autóctone, tornando a África do Sul uma das economias industriais mais competitivas”.

O governo reconheceu o hidrogénio verde como um elemento-chave da sua transição energética justa. Implementou alterações regulamentares e introduziu o Programa da Sociedade do Hidrogénio que serve como um enquadramento abrangente do setor para facilitar investimentos em larga escala.

“A intenção deste tipo de estratégia é garantir que somos capazes de desenvolver o tipo de padrão necessário para o hidrogénio verde no futuro”, referiu Ramakgopa.

 

O Hidrogénio Verde na África Ocidental

Entretanto, na África Ocidental, a Mauritânia lidera projetos em larga escala, incluindo o massivo projeto Aman, o projeto Nour Electrolyzer e o projeto de hidrogénio verde Masdar-Infinity-Conjuncta.

“Temos um grande potencial em energias renováveis e o hidrogénio verde está disponível”.

“Estamos a trabalhar no enquadramento legal, que ajudará a atrair investimentos para estes recursos”.

“Queremos colocar os investidores numa posição que os torne confortáveis para investir”.

Explicou Nani Chrougha, Ministro do Petróleo, Minas e Energia da Mauritânia.

Com a procura de hidrogénio verde, África pode beneficiar da investigação de ponta e dos avanços tecnológicos na produção de hidrogénio, permitindo ao continente aproveitar o seu potencial de forma mais eficaz e contribuir para a sua transição energética e crescimento económico.

Embora haja necessidade de África adotar tecnologias para o hidrogénio verde e aprender com as experiências necessárias das nações europeias, o Ministro Ramakgopa afirmou:

“Não somos apenas recetores de tecnologias; também temos a capacidade para a desenvolver”.

O painel discutiu a necessidade de infraestrutura para apoiar a cadeia de abastecimento de hidrogénio verde em África, destacando alguns desafios e oportunidades no seu desenvolvimento.

O Ministro Chrougha afirmou:

“Precisamos de aceder a financiamento para aceder aos nossos recursos importantes, e isto será um investimento em infraestrutura e no setor mineiro, e precisamos de desenvolver capacidade no setor mineiro, e estes são dois desafios”.

 

A “Task Force” do hidrogénio verde

O desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada é essencial para avançar na produção e utilização do hidrogénio verde.

“Para os países africanos, é vital construir capacidade local”.

“Esta é uma tecnologia com a qual não temos vindo a trabalhar durante muito tempo”.

“Por isso é extremamente importante que os governos e instituições comecem a trabalhar na construção de capacidade em toda a cadeia de valor”.

Afirmou Solomon Nwabueze Agbo, Cientista e Coordenador de Projetos na Forschungszentrum Jülich GmbH.

Finalmente, para impulsionar o investimento em hidrogénio verde, África pode inspirar-se nas histórias de sucesso da Europa. Através da implementação de políticas de apoio e do fomento da colaboração internacional, o continente pode atrair os investimentos necessários para uma indústria de hidrogénio verde próspera.

“Para chegarmos aos 2 dólares por quilo, precisamos de reunir todos à mesa, incluindo compradores e financiadores”.

Afirmou Chinnan Maclean Dikwal, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Energia Africana.

Acrescentou que, para as nações que não dispuseram dos recursos para o desenvolvimento de hidrogénio verde, será necessária uma colaboração estratégica. As parcerias provavelmente desempenharão um papel significativo.

 

Conclusão

A colaboração entre a África e a Europa no sector do hidrogénio verde, destacada na African Energy Week 2023, representa uma oportunidade transformadora para o continente africano. As ambições da África do Sul e os projetos em grande escala na África Ocidental mostram o potencial deste recurso.

No entanto, desafios como infraestrutura entre outros, precisam ser superados, com ênfase na colaboração internacional. O hidrogénio verde tem o potencial de impulsionar a transição energética em África e desempenhar um papel vital no combate à pobreza energética.

 

O que achas desta transição energética para o Hidrogénio Verde? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Hidrogénio, o futuro da energia em África

Marrocos produz hidrogénio verde

 

Imagem: © 2023 DR 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!