Marrocos produz hidrogénio verde.

Marrocos surge como um dos países melhor posicionados para a produção de hidrogénio verde, podendo mesmo influenciar o preço, a par da Austrália, Arábia Saudita ou Estados Unidos da América, isto segundo o último relatório da IRENA – Agência Internacional para as Energias Renováveis.

 

O relatório da IRENA

O relatório refere que o aumento do preço do gás na Europa terá uma influência direta na aceleração da transição para a energia verde, particularmente para o hidrogénio verde, apresentando-se, assim, como uma alternativa ao petróleo e gás.

Fabricado a partir da água e com recurso a eletricidade renovável, este recurso interessa a vários países do planeta, dado que se inscreve nos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Mesmo que os lucros não alcancem os níveis tradicionalmente obtidos pelos produtores de petróleo e gás, os mercados de produção de hidrogénio verde desenvolver-se-ão numa dinâmica regional mais do que global, sendo que este novo mercado poderá suprir 12% das necessidades globais de energia até 2050, contribuindo, desta forma, para mitigar o aquecimento global, de acordo com a mesma fonte.

Por sua vez, a revista Telquel, destaca que Marrocos criou, em 2021, uma comissão nacional de hidrogénio e publicou um plano de ação sobre o hidrogénio verde, considerando este “ouro verde” como um recurso relevante para a economia nacional e um setor-chave em desenvolvimento.

 

IRENA

Recorde-se que a IRENA é uma organização intergovernamental que apoia os países na sua transição para um futuro de energia sustentável e serve como a principal plataforma para a cooperação internacional, um centro de excelência e um repositório de políticas, tecnologia, recursos e recursos financeiros. conhecimento sobre energias renováveis.

A IRENA promove a ampla adoção e uso sustentável de todas as formas de energia renovável, incluindo bioenergia, geotérmica, hidroelétrica, oceânica, solar e eólica na procura do desenvolvimento sustentável, acesso à energia, segurança energética e crescimento económico e prosperidade de baixo carbono.

 

O que achas deste tipo de energia? Já tinhas ouvido falar em Hidrogénio Verde? Queremos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © DR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!