0 C
Londres
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Genocídio: Israel Contesta Acusação

Desconhece-se quais seriam, ao certo, os efeitos concretos de uma decisão do TIJ contra Israel, mas é provável que isolassem política e economicamente o país.

A África do Sul acusou formalmente Israel de crimes de genocídio no enclave palestiniano de gaza, apresentando um processo no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), o principal órgão judicial da ONU, em Haia.

Com esta acção, a África do Sul procura obter uma ordem provisória para a suspensão imediata das operações militares israelitas. O processo em si pode levar anos, mas uma ordem provisória pode ser emitida em semanas. Por seu lado, Israel informou que vai contestar as acusações, afirmando que a África do Sul está a dar cobertura política ao ataque do Hamas ocorrido em Outubro.

 

A Acusação de Genocídio

Israel irá enfrentar acusações de genocídio apresentadas pela África do Sul no TIJ, segundo informou um porta-voz do governo israelita. Eylon Levy, do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, classificou as acusações como um “absurdo libelo de sangue” e afirmou que Israel se apresentará no TIJ para contestar vigorosamente a acusação e acrescentou;

“Garantimos aos líderes da África do Sul que a história os irá julgar e irá julgar sem piedade”.

A África do Sul apresentou o caso na sexta-feira, 29 de Dezembro, à mais alta instância judicial da ONU, acusando Israel de genocídio contra os palestinianos na Faixa de Gaza e pediu ao tribunal que ordene a Israel que ponha termo aos seus ataques.

Israel, geralmente crítico de processos judiciais internacionais, contra si, considerando-os injustos e tendenciosos, está agora a responder de maneira séria ao processo, apresentando-se perante o TIJ, refutando as acusações de genocídio procurando dessa forma, proteger a sua reputação internacional.

 

Genocídio! Sim ou Não?

A África do Sul, após o ataque do do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) a 7 de Outubro, entrou com uma acção judicial no TIJ, alegando genocídio contra os palestinianos em Gaza procurando obter uma ordem provisória para cessar as operações militares de Israel, enquanto o país do Médio Oriente expressa o compromisso de defender as suas ações no tribunal.

Levy acusou a África do Sul de fornecer apoio político e jurídico ao ataque do Hamas, que desencadeou a atual guerra entre Israel e o movimento. A guerra, iniciada em Outubro, já causou a morte a 22 mil palestinianos, a maioria mulheres e crianças, mas Israel, culpa o Hamas dessas baixas, acusando-o de usar civis como escudos humanos, para aumentar o número de baixas.

A situação actual, já dura há 88 dias, ameaçando a estabilidade no Médio Oriente. A guerra entre Israel e o Hamas levou a uma crise humanitária em Gaza, com 1,9 milhões de deslocados (cerca de 85% da população), segundo a ONU, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária.

A África do Sul, com o processo no TIJ, procura responsabilizar Israel pelos actos que classifica como “genocidas”, mas o desfecho do caso pode demorar anos. A resposta de Israel, destaca a complexidade geopolítica da região e a tensão internacional em torno deste conflito.

Desconhece-se quais seriam, ao certo, os efeitos concretos de uma decisão do TIJ contra Israel, mas é provável que isolassem política e economicamente o país.

 

Conclusão

O resultado final deste caso permanece incerto, mas uma decisão desfavorável no TIJ poderia isolar politicamente Israel e ter repercussões económicas no país. Este episódio sublinha a complexidade e tensões no conflito israelo-palestiniano, evidenciando a necessidade de uma solução diplomática definitiva, para garantir estabilidade na região.

 

O que achas desta acusação de Genocídio a Israel? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

África do Sul Pede Força Da ONU Para Gaza

África Está Dividida Com a Guerra Israel-Gaza

Israel e o novo apartheid (agora palestiniano)

 

Imagem: © Brendan Smialowski
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Olá 👋
É um prazer conhecermo-nos.

Regista-te para receberes a nossa Newsletter no teu e-mail.

Não enviamos spam! Lê a nossa política de privacidade para mais informações.

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!