CAN 2023: Guiné-Bissau Volta A Perder.
No arranque da 2ª jornada da fase de grupos, no Grupo A, Guiné Equatorial e o seu avançado Nsue, autor de 3 golos, derrotaram Guiné-Bissau. O resultado final é claro, (4-2)! Com esta vitória, os Nzalang (a equipe da Guiné Equatorial) está a um passo dos oitavos de final e ocupam provisoriamente o primeiro lugar do Grupo A (4 pts), enquanto aguardam o confronto entre a Costa do Marfim e a Nigéria.
Primeira Parte Equilibrada
O jogo começou equilibrado até que ao 21º min, Emilio Nsue abriu o marcador com um remate rasteiro, a 5,50 metros após um desvio de cabeça, para Pablo Maret. Este último lançou para Nsue que aproveitou a má leitura da bola pelo capitão da Guiné-Bissau, Sori Mané, para ficar cara a cara com o guarda-redes Djoco que bloqueou a jogada, mas sem efeito porque a bolaacabou no fundo das redes.
A Guiné-Bissau respondeu com um remate de Mama Baldé aos 36 minutos, o primeiro enquadrado dos Djurtus. Mas o guarda-redes dos Nzalang estava atento. Na sequência da jogada, uma recuperação por parte da Guiné-Bissau, resultou num centro preciso para Mama Baldé e num empate, por auto-golo, de Orozco Fernandez, que tentava bloquear a bola.
O jogo animou-se um pouco, um minuto depois, com uma grande penalidade obtida pelo avançado da Guiné-Bissau, Fraculino Dju. Nos vídeos da repetição, ele parece ter sido derrubado por um defesa. Mas quanto Baldé se preparava para o marcar, o árbitro, depois de consultar o VAR, voltou atrás na sua decisão.
O empate a 1-1 éra justo no final da 1ª parte, pois as duas equipas estiveram a lutar de igual para igual. Mesmo que a Guiné Equatorial tenha sido mais precisa, com maior vantagem na posse de bola e nas oportunidades claras e com 2 remates enquadrados em 5 tentativas. A Guiné-Bissau, por sua vez, apontou 4 remates, acertando apenas 1, e teve 43% de posse de bola.
Nsue Afunda a Guiné-Bissau
No início da 2ª parte, a Guiné-Bissau desperdiçou uma oportunidade clara com um remate muito desviado e foi castigada em seguida. O alívio do guarda-redes da Guiné Equatorial, Ovono, na continuação da jogada, caiu nos pés de Josete Miranda, que rematou e deu a vantagem ao seu país (46ª min), ajudado pela apatia dos defesas da Guiné-Bissau.
A Guiné-Bissau teve uma boa oportunidade de empatar aos 50 minutos, mas a sorte continuou a fugir-lhes, com um remate de Dju a ir para as nuvens, apesar de estar bem colocado.
A ação que se seguiu ao erro dos jogadores da Guiné-Bissau resultou num novo golo de Nsue (51ª min) que recebeu um excelente centro após um contra-ataque. Esticou o pé para marcar na baliza vazia, o seu segundo golo do dia.
O jogo morreu para a Guiné-Bissau, após um novo golo de Nsue, o terceiro, aos 61 minutos, elevando o marcador para 4-1. Com uma abertura brilhante, quase em posição de fora de jogo, Nsue, sozinho diante do guarda-redes, fintou-o brilhantemente, antes de rematar e marcar.
O recém-chegado jogador da Guiné-Bissau, Tchami, teve a oportunidade de reduzir a diferença aos 68 minutos. Encontrou-se depois de uma pressão bem-sucedida num contra-ataque contra o guarda-redes da Guiné Equatorial, mas falhou no mano a mano.
A Guiné Equatorial controlou o resto do jogo, mas mesmo assim, a Guiné-Bissau, conseguiu reduzir a diferença com um golo de Zé Turbo aos 93 minutos. Resultado final (4-2)!
A posse de bola no final do jogo é quase repartida. A Guiné Equatorial tentou 8 remates, acertando 6. A Guiné-Bissau, teve 48% de posse de bola, 12 remates, com apenas 2 enquadrados. Os homens de Baciro Candé podem lamentar, especialmente em relação à grande penalidade não assinalada que poderia ter mudado o jogo.
Conclusão
A vitória convincente da Guiné Equatorial sobre a Guiné-Bissau destaca o desempenho impressionante de Emilio Nsue, que marcou um hat-trick. O jogo equilibrado na primeira metade viu ambas as equipas lutar, pela vitória, mas foi a Guiné Equatorial que ao ganhar, ficou bem posicionada no Grupo A, com um pé nos oitavos, enquanto que a Guiné-Bissau, dificilmente vai avançar na competição.
Tens acompanhado o CAN 2023? Achas que a Guiné-Bissau ainda terá alguma chance de passar à segunda fase do Campeonato? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Ver Também:
CAN 2023: Cabo Verde Ganhou, Falta Angola
CAN 2023: Guiné-Bissau Estreia-se A Perder
CAN 2023: Cabo Verde Convoca 5 jogadores Em Portugal
CAN 2023: 5 Países Dos PALOP Apurados
CAN 2023: PALOP com adversários de peso
Imagem: © 2024 DR