10.8 C
Londres
Sexta-feira, Outubro 18, 2024

21 De Julho, Foi O Dia Mais Quente Do Mundo

A temperatura média global do ar na superfície atingida no domingo, foi a mais alta desde que os registos começaram a ser efectuados em 1940.

21 De Julho, Foi O Dia Mais Quente Do Mundo


O Dia mais quente do mundo foi registado neste passado domingo, dia 21 de Julho de 2024. A informação foi avançada pelo Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas da União Europeia (UE), acrescentando que a temperatura média global do ar na superfície foi de 17,09 graus Celsius em todo o mundo.

 

Recorde Mundial


21 de Julho foi o dia mais quente alguma vez já registado globalmente, de acordo com dados preliminares do Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas Copernicus da UE.
A temperatura média global do ar na superfície atingida no domingo, foi a mais alta desde que os registos começaram a ser efectuados em 1940, informou hoje o monitor climático da UE em um comunicado.

A nova temperatura máxima superou ligeiramente o recorde anterior estabelecido em Julho do ano passado, de 17,08 °C, afirmaram.

 “O que é realmente impressionante é o quão grande é a diferença entre a temperatura dos últimos 13 meses e os recordes de temperatura anteriores”.

“Estamos agora em um território verdadeiramente desconhecido e, à medida que o clima continua a aquecer, estamos fadados a ver novos recordes a serem batidos nos próximos meses e anos”.

Disse o diretor do monitor climático da UE, Carlo Buontempo, em uma declaração.

 

Impactos das Ondas de Calor


Nas últimas semanas, devido às ondas de calor, arderam grandes áreas dos Estados Unidos da América, Europa e Rússia. Gaza também foi atingida por uma onda de calor excepcionalmente quente, tornando as condições de vida ainda mais difíceis para os palestinos que foram deslocados devido à guerra de Israel no enclave.

Todos os meses desde Junho de 2023, foram classificados como os mais quentes do planeta desde o início dos registos, em comparação com o mês correspondente em anos anteriores. Os cientistas afirmam que o aquecimento global induzido pelo homem está por trás destas temperaturas impossíveis de conceber.

Os cientistas também já sugeriram que 2024 pode superar 2023 como o ano mais quente desde que os registos começaram, já que as mudanças climáticas e o fenómeno climático natural El Niño que terminou em Abril, elevaram ainda mais as temperaturas deste ano, sendo provável que os próximos anos, venham todos a ser sempre mais quentes que o anterior.

 

Conclusão


A tendência de aumento das temperaturas globais é alarmante e destaca a urgência de ações eficazes para combater as mudanças climáticas. O impacto das ondas de calor em diversas regiões sublinha a necessidade de adaptações e medidas de mitigação para proteger as populações mais vulneráveis.

Com os recordes de temperatura a serem continuamente batidos e cada dia que passa a ser mais quente que o anterior, o futuro climático do planeta permanece incerto, exigindo uma resposta global coordenada que infelizmente tarda em aparecer.

 

O que achas de todos os dias estarem sempre a serem o “mais quente” que o anterior/? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Imagem: © 2024 Francisco Lopes-Santos
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Olá 👋
É um prazer conhecermo-nos.

Regista-te para receberes a nossa Newsletter no teu e-mail.

Não enviamos spam! Lê a nossa política de privacidade para mais informações.

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!