12.5 C
Londres
Domingo, Maio 26, 2024

AFAWA e BuyFromWomen apoiam as mulheres agricultoras

A plataforma de e-commerce BuyFromWomen permite aos agricultores e membros de cooperativas agrícolas na Costa do Marfim lideradas por mulheres, melhor acesso aos mercados locais.

AFAWA e BuyFromWomen apoiam as mulheres agricultoras.

Na Costa do Marfim, a Ação Financeira Afirmativa para as Mulheres em África (AFAWA) e a plataforma digital BuyFromWomen estão a revitalizar as atividades das mulheres agricultoras.

 

BuyFromWomen

A plataforma de e-commerce BuyFromWomen permite aos agricultores e membros de cooperativas agrícolas na Costa do Marfim lideradas por mulheres, melhor acesso aos mercados locais.

Brouz Jeannette Coffi, de 54 anos, vive com os seus sete filhos na cidade de Toumodi, na região de Aries, a 195 quilómetros da capital, Abidjan. Viveirista e produtora certificada de mandioca nos últimos oito anos, Jeannette é também presidente de um sindicato de 60 cooperativas chamado “Les Moissonneurs”, com diferentes secções nas aldeias de Toumodi.

Como agricultora, Jeannette enfrenta várias dificuldades, incluindo a aquisição de equipamento para a colheita dos seus produtos, e a venda das suas culturas nos mercados locais e supermercados da região e em Abidjan.

“Quase todas as secções dos nossos membros da cooperativa produzem mandioca”.

“A mandioca é depois transformada em attiéké [uma variedade de cuscuz local] e desidratada na fábrica”.

“Vendemos no mercado local, mas com os supermercados, eles pediram-nos uma certificação que não podíamos pagar porque era muito cara”, explica Jeannette.

Em 2022, o projeto BuyFromWomen foi implementado na região de Toumodi com o apoio das Mulheres da ONU e graças ao financiamento da Iniciativa Financeira para as Mulheres Empreendedoras (We-Fi) e do Banco Africano de Desenvolvimento, através da iniciativa Ação Financeira Afirmativa para as Mulheres em África (AFAWA).

A plataforma de comércio eletrónico BuyFromWomen permite às mulheres agricultoras e membros de cooperativas agrícolas na Costa do Marfim lideradas por mulheres melhor acesso aos mercados locais e, consequentemente, mais vendas da sua produção agrícola a preços vantajosos, em comparação com outros mercados.

 

A formação

BuyFromWomen oferece formação a mulheres agricultoras sobre empreendedorismo, alfabetização, gestão cooperativa e ferramentas digitais. Estas formações são dirigidas às líderes das cooperativas de mulheres, e assim aprendem as competências essenciais para utilizarem a plataforma digital.

“As cooperativas são um segmento importante das PME femininas e quando são formais e estruturadas, como é o caso da Cooperativa Les Moissonneurs, podem angariar mais financiamento, aumentar significativamente a sua produção e aceder a mercados maiores”.

Disse Esther Dassanou, Gestora de Programas da AFAWA no Banco Africano de Desenvolvimento.

Jeannette e a Secretária-Geral Yao Adjoua Thérèse, ambos membros da cooperativa, receberam formação em técnicas de gestão e na utilização de tecnologia digital para venderem melhor as suas colheitas na plataforma BuyfromWomen.

Por sua vez, formaram os membros da sua cooperativa, criaram uma página no Facebook e um endereço de correio eletrónico, permitindo a todos os membros juntarem-se à plataforma para venderem os seus produtos na Internet. As 60 cooperativas BuyFromWomen que receberam formação foram então organizadas num grupo em rede.

“Após a formação, partilhámos o que aprendemos com as mulheres de outras secções”.

“Agora têm uma melhor compreensão de como gerir e fazer funcionar uma cooperativa”.

“Como resultado, estão mais envolvidas e veem a cooperativa como um bem comum”, disse Jeannette.

A falta de conhecimento de boas técnicas de produção e a falta de equipamento técnico foi a causa do baixo rendimento das suas produções.

Desde que receberam formação e começaram a utilizar equipamento e insumos agrícolas mais adequados, as mulheres conseguiram aumentar os seus rendimentos de 5 para 8 toneladas por hectare, em comparação com as 20 toneladas previstas, no total, para a próxima colheita.

“Após a formação, obtivemos um empréstimo de 30 milhões de francos CFA [cerca de 45.000 dólares] que foi reinvestido para plantar mais 98 hectares de mandioca nas diferentes secções da nossa cooperativa”.

“A variedade de mandioca Yavo, que será colhida e entregue em dezembro, tem um rendimento médio previsto de 20 toneladas por hectare”.

“Com o empréstimo, pudemos alugar o trator, trabalhar melhor o solo e respeitar os itinerários técnicos de produção”, disse Jeannette com orgulho.

 

A AFAWA

A AFAWA também integrou “inclusão financeira” no programa de formação para mulheres nas cooperativas, uma componente fornecida pela FINElle, uma instituição de microfinanças dedicada ao empoderamento financeiro das mulheres empresárias.

“Quando as mulheres têm acesso ao financiamento, podem melhorar o seu desempenho e desenvolver as suas comunidades”. “Estamos muito orgulhosos das realizações da cooperativa “Les moissonneurs”, disse Dassanou.

Graças ao projecto BuyFromWomen, a cooperativa “les Moissonneurs” duplicou a sua produção e triplicou o seu volume de negócios anual.

No ano passado, a cooperativa de Jeannette conseguiu assinar o primeiro contrato para vender toda a sua cultura de mandioca a uma fábrica de transformação. Jeannette continua empenhada em desenvolver os negócios e atividades geradoras de rendimentos da cooperativa para melhorar o estatuto das mulheres em Toumodi, a sua região.

De acordo com estatísticas do Fórum Económico Mundial, as mulheres produzem mais de 70% dos alimentos para consumo doméstico e venda nos mercados locais, pelo que é essencial assegurar a sua inclusão financeira e reforçar a sua capacidade de desenvolver as suas atividades.

 

O que achas destes apoios? A plataforma BuyFromWomen devia estender-se aos países dos PALOP? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © Stéphane Joel Dah
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com