Flat6Labs: US$95 milhões para startups africanas.
A Flat6Labs, principal investidor anjo do Médio Oriente e do Norte de África (MENA), anunciou o lançamento de um novo fundo de capital anjo no valor de 95 milhões de dólares para impulsionar o crescimento e desenvolvimento de startups tecnológicas em fase inicial no continente africano.
O Africa Seed Fund (ASF) irá concentrar-se em três principais territórios de investimento em África: Norte de África, África Ocidental e África Oriental. A Flat6Labs irá alargar o seu alcance a vários novos territórios, incluindo Nigéria, Gana, Quénia, Marrocos e Senegal, entre outros e será liderado por Ramez El-Serafy e Dina el-Shenoufy como parceiros gerais do fundo.
O fundo investirá em mais de 160 startups em fase inicial nos próximos cinco anos que operam no setor tecnológico em África, com foco em setores de impacto que aceleram a inclusão digital através da utilização de tecnologias da informação e indústrias que contribuem para enfrentar os desafios sociais e ambientais, tais como HealthTech, FinTech, EdTech, GreenTech, AgriTech, ClimateTech, e outros setores.
Impacto significativo na criação de empregos
O influxo significativo de capital do ASF tem o potencial de criar mais de 14.000 empregos, dar apoio a mais de 1.200 fundadores com 20% de participação feminina e gerar receitas de mais de 700 milhões de dólares.
Ramez El-Serafy, Sócio Geral do ASF, afirmou:
“Estamos extremamente entusiasmados com o lançamento do Africa Seed Fund”.
“África é uma das regiões mais entusiasmantes para investir em tecnologia e inovação, com um enorme potencial inexplorado e oportunidades de negócio únicas”.
“Vamos aproveitar a nossa experiência e o nosso conhecimento para levar fundadores das startups a criarem empresas verdadeiramente escaláveis”.
“Empresas preparadas para o investimento e sediadas em África”.
De acordo com o relatório de capital Partech 2022 Africa Venture, o financiamento para o setor africano aumentou para 6,5 mil milhões de dólares em 2022, acima dos 6,0 mil milhões de dólares em 2021. Claramente, as forças profundas que impulsionam o crescimento do ecossistema tecnológico africano prevaleceram contra os sinais contrários globais.
Flat6Labs investe em empresas em fase inicial
Com o Africa Seed Fund, a Flat6Labs estará a investir em 160 empresas que estão na fase de Pre-Seed até à fase de Pre-Series A, com investimentos que vão desde 150.000 a 500.000 dólares através do Africa Seed Program da Flat6Labs, e estará também a fornecer senhas para capital anjo a fundadores experientes, independentemente do programa.
A Flat6Labs, com o Africa Seed Program, fornece financiamento para capital anjo às empresas da carteira que se juntem ao programa, apoio empresarial regional, acesso a uma rede regional de mentores locais experientes, bem como apoio regulamentar e logístico para a criação e crescimento dos seus negócios e também reinveste em empresas do portefólio em rondas de acompanhamento.
O programa também se adapta a ser regional com um modelo híbrido que permite interações físicas no terreno nos mercados locais, enquanto combina elementos virtuais que permitem interações de coorte em toda a região do fundo.
Duas coortes serão geridas anualmente, com uma média de 10 a 15 startups por coorte. Os primeiros investimentos nas startups selecionadas estão planeados para o final de 2023.
Dina el-Shenoufy, Associada Geral do ASF, afirmou:
“O Africa Seed Fund está bem posicionado para ser um catalisador para impulsionar mudanças positivas a longo prazo que a juventude de África realmente merece”,
“Está bem posicionado para fornecer recursos aos mais brilhantes, enquanto acelera o futuro do continente africano”.
“O programa foi concebido para fornecer aos empresários os recursos de que necessitam para poderem expandir os seus negócios para novos patamares”.
Flat6Labs
A Flat6Labs é a principal empresa da região MENA de capital anjo e de risco em fase inicial atualmente a gerir os principais programas de startups da região. A Flat6Labs investe em startups inovadoras e impulsionadas pela tecnologia, permitindo que milhares de empreendedores apaixonados alcancem as suas ousadas ambições e acabem por se tornar os seus cofundadores institucionais.
Com ativos totais sob gestão (AUM) superiores a 85 milhões de dólares, a Flat6Labs está localizada em sete países – Egito, Líbano, Tunísia, Bahrain, Jordânia, EAU e Arábia Saudita. Mais de 25 instituições líderes investiram nos fundos geridos pela Flat6Labs, acreditando na classe de ativos e no historial comprovado da Flat6Labs como líder de mercado.
Além dos investimentos, os programas de startups da Flat6Labs, executados para responder especificamente às necessidades dos empreendedores inovadores, ajudam-nos a acelerar o seu crescimento, fornecendo-lhes uma pletora de serviços de apoio e ligando-os a oportunidades inigualáveis com uma rede expansiva composta por centenas de mentores empresariais, investidores e empresas.
O Africa Seed Fund (ASF) está a ser criado pela Flat6Labs, projeto (SAIS), com o apoio do GIZ em nome do governo alemão e através do Projeto de Inovação Agrícola Egípcio (AIP) e do Projeto de Inovações Agrícolas Digitais em Escala através de Start-ups (SAIS).
Conclusão
Se existissem mais investidor anjo como a Flat6Labs, interessados em investir em África, o continente poderia evoluir muito mais rapidamente, infelizmente parece que não existem ou não querem saber do continente.
Esperemos por isso que este exemplo leve a que apareçam outros investidores outros investidores semelhantes, pois África precisa deles.
O que achas deste investimento? Concordas que deveria haver mais investidores como a Flat6Labs? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © Flat6Labs