14.2 C
Londres
Domingo, Maio 26, 2024

Angola: XVI Campeonato Africano de Natação

Angola, é o nono país a sediar o Campeonato Africano de Natação desde sua criação em 1974.

Angola: XVI Campeonato Africano de Natação


O 16º Campeonato Africano de Natação, irá ser disputado em Luanda de 30 de Abril a cinco de Maio. Para esse efeito, o complexo da piscina do Alvalade, cujo imóvel esteve um mês em obras de reabilitação, foi oficialmente entregue ao Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), em acto realizado neste sábado, com a presença do titular do pelouro, Rui Falcão.

 

A Reabilitação do Complexo de Alvalade


Imagem © DR (20240428) Angola XVI Campeonato Africano de NataçãoAntes da assinatura do Contrato, o titular da pasta fez uma visita guiada aos compartimentos da maior “catedral” da modalidade no país, reabilitada pela empresa Mota-Engil. Em declarações à imprensa, o ministro realçou o trabalho em equipa e agradeceu a colaboração do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação por ter sido exímio no apoio para o êxito do trabalho da empreiteira.

“Conhecemos bem a piscina e notamos a diferença do que era ontem e hoje”.

“É uma obra feita com carácter de urgência, mas o resultado está aos olhos de todos”.

“O empreiteiro cumpriu com os prazos estabelecidos e estamos todos satisfeitos”, referiu na altura Rui Falcão.

Acrescentou ainda que foi cumprida a tarefa, visto que foram corrigidos erros desde as infiltrações, colagem de novas pastilhas, mudança do deck e outras intervenções importantes para melhor exibição dos nadadores durante e depois da competição e espera que os atletas angolanos façam de tudo para ocuparem lugares no pódio.

As obras de restauração começaram no dia 18 de Março. A mudança do piso ao redor da piscina, aplicação final do piso, calheiras de água renovadas, plataforma do tanque de salto, bancadas da área VIP e o passeio foram as áreas requalificadas.

 

O Campeonato Africano de Natação 2024


Imagem © DR (20240428) Angola XVI Campeonato Africano de NataçãoEstá prevista, uma participação de 44 países, para este XVI Campeonato Africano de Natação Pura e Águas Abertas 2024, a ser disputado na piscina de Alvalade e na Ilha do Mussulo, em Luanda.

Os pontos e a exibição de cada concorrente, contarão para a qualificação directa para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Trata-se do ponto mais alto a atingir pela natação nacional a nível do continente, depois de ter organizado pela segunda vez o Zonal IV em 2015 e 2023.

Angola, entretanto, será o nono país a acolher este evento iniciado em 1974 no Cairo, Egipto.    Os egípcios voltaram a albergar o evento em 1982 e 2002, seguindo-se pela Tunísia (1997, 1990 e 2022), Quénia (1998 e 2012), Marrocos (2004 e 2010), África do Sul (2008 e 2016).

Senegal (2006), Argélia (2018) e Gana (2021) organizaram o evento, uma vez cada.  O campeonato africano de 2020, previsto para a África do Sul, foi cancelado devido à Covid-19.  A África do Sul é o país mais titulado do continente, com sete vitórias e foi a campeã da última edição.

 

Conclusão


Espera-se que os nadadores angolanos brilhem neste Campeonato Africano de Natação de 2024 e façam hastear a bandeira nacional ao mais alto nível, pois este evento, além de promover a excelência desportiva, oferece uma oportunidade crucial para a qualificação dos atletas para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris.

Angola, é o nono país a sediar o Campeonato Africano de Natação desde sua criação em 1974. Ao fazê-lo, o país destaca-se como um centro desportivo africano e demonstra o seu compromisso com o desporto e a sua capacidade em organizar eventos internacionais.

Com a reabilitação do Complexo Aquático de Alvalade, o país está agora preparado para receber atletas de 44 países e oferecer, além de uma competição de alto nível, um espetcáculo único e extraordinário a não perder.

 

Achas que Angola tem capacidades para realizar um evento a este nível? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 


Imagem: © DR
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com