11.2 C
Londres
Domingo, Abril 28, 2024

Pierre Ndaye Mulamba Melhor Marcador do CAN

Pierre Ndaye Mutumuba, faleceu a 26 de Janeiro de 2019, com 70 anos de idade, depois de uma vida dedicada ao futebol africano.

Pierre Ndaye Mulamba Melhor Marcador do CAN.

Pierre Ndaye Mulamba gravou o seu nome na história do futebol do Zaire (atual RDC) e na do futebol africano, ao levar a sua equipa à vitória no Campeonato Africano das Nações (CAN) de 1974. O ex-jogador do Vita Club, falecido em 2019, é, até hoje, o melhor marcador de sempre numa edição do CAN.

 

O Melhor Marcador de Sempre

Pierre Ndaye Mulamba construiu a sua lenda durante o CAN de 1974 no Egipto. Estiveram oito equipas divididas em dois grupos no campeonato. Um grupo incluía o Congo, Costa do Marfim, Egipto e Guiné. O Zaire, Maurícia, Uganda e a Zâmbia formavam o grupo 2. Pierre Ndaye começou forte no campeonato, contribuindo para a vitória do seu país sobre a Guiné (2-1) no jogo inaugural.

Ficou no banco no jogo seguinte e viu o Congo perder para o Zaire (2-1). Pierre Ndaye brilhou novamente no último jogo da fase de grupos, marcando um golo contra a Maurícia (4-1) e terminou a fase de grupos como o melhor marcador, com 3 golos. Numa altura em que uma vitória valia 2 pontos, o Zaire terminou em segundo lugar.

 

As Meias-Finais Contra o Egipto

O Zaire enfrentou o país anfitrião, o Egipto, nas meias-finais. O Egipto chegou a ter uma vantagem de dois golos, mas Pierre Ndaye Mulamba estava em ótima forma e um minuto após o segundo golo egípcio, o jogador de 26 anos, recolocou a sua equipa em jogo (55º minuto).

Mantantou igualou o placar (2-2, 61º minuto). Quem mais poderia colocar o Congo no caminho da vitória senão Pierre Ndaye? Ele assumiu a responsabilidade e marcou o golo da vitória, silenciando o fervoroso público que se encontrava no Estádio Internacional do Cairo e em todo o país.

Na outra meia-final, a Zâmbia venceu o Congo. Placar final (4-2). A final do campeonato que começou a 1º de Março, realizou-se a 12 de Março, com a Zâmbia a enfrentar o Zaire.

As duas equipas lutaram arduamente durante a final. No fim do tempo regulamentar, o placar estava em 1-1. Pierre Ndaye havia recolocado a sua equipa em jogo após esta estar em desvantagem (1-0). Ele pensou que daria a vitória na prorrogação (117º minuto), mas os Chipolopolo empataram no último minuto (2-2).

Nessa altura, o regulamento determinava que um empate, após a prorrogação, resultava numa segunda final, para decidir o vencedor.

Dois dias depois da primeira edição, Pierre Ndaye Mulamba repete o seu desempenho e volta a marcar. Na realidade, ele liderou os Leopardos nesta nova final, com dois golos, um em cada tempo (30º, 76º), permitindo que o país conquistasse o seu segundo troféu continental.

 

Mobutu: “A Taça Fica no País

Pierre Ndaye Mulamba que não estava destinado a uma carreira no futebol, mas sim a uma carreira de professor, terminou o CAN de 1974, a dar uma aula de perfeição, com 9 golos marcados, 5 a mais do que o segundo colocado.

Por causa do seu pai, ele poderia ter perdido este enorme feito, pois estava destinado a uma carreira nobre de professor, chegando a afirmar, num dos campos em que o seu filho jogava, brilhantemente futebol e, perante a presença de Joseph Kasa-Vubu, o primeiro presidente do Congo, afirmou:

“Não permitirei que o meu filho jogue futebol no futuro”. “Isto não é uma profissão. O futebol é para os bons em nada”.

Pierre Ndaye Mulamba recebeu os prémios de melhor jogador do campeonato e o de melhor marcador e, logicamente, foi incluído na equipa ideal do CAN 1974.

Mobutu e os congoleses receberam triunfalmente os heróis no seu regresso. Mobutu dirigiu-se à selecção mas especialmente à estrela da equipa e disse:

“Eu pedi-vos na semana passada por telefone para trazerem a taça para o país e vocês fizeram isso. Não me vou esquecer”.

Mobutu, não se esqueceu e ofereceu a cada Leopardo um carro e uma casa como recompensa.

 

Nesse Mesmo Ano, O Zaire Foi o Primeiro País Africano a Ir ao Mundial

Em 1974, o Zaire torna-se a primeira equipa africana a participar de um Mundial de Futebol. No entanto, a campanha acaba em fracasso por várias razões, incluindo as financeiras. Os Leopardos deixam a competição com 3 derrotas, incluindo uma pesada derrota contra a Jugoslávia (9-0).

Pierre Ndaye foi expulso, erradamente, durante esse jogo (o 2º do campeonato) por um pontapé, dado por um companheiro de equipa, ao árbitro. Além disso, foi condenado a cumprir uma suspensão de um ano que a FIFA mais tarde revoga.

Ainda participou no CAN de 1976, onde marcou apenas um golo contra o Sudão no último jogo da fase de grupos. O Zaire deixou o campeonato prematuramente, marcando também o fim de sua carreira internacional. O jogador continuou a sua carreira em clubes, especialmente no Vita Club, até 1988 (224 jogos, 116 golos).

 

Os Primeiros Anos de Pierre Ndaye Mulamba

Pierre Ndaye Mulamba foi um talento precoce e ganhou notoriedade no seu país aos 14 anos. A sua primeira convocatória aconteceu em 1968. O génio acumulava golos no futebol local defendendo as cores do Renaissance du Kasaï e, em seguida, da Union Saint-Gilloise.

No entanto, as suas proezas não são suficientes, para que o jogador apelidado de “Mutumbula” (“bicho-papão”) fosse convocado para os CAN de 1968, 1970 e 1972.

Com muita paciência, trabalhou ainda mais, acumulou experiência e fortaleceu-se na sua breve passagem pelo AS Kasaï, mas principalmente no Vita Club, para onde se transferiu em 1972. Pierre Ndaye Mulamba torna-se aí no avançado principal, marcando muitos golos.

Em 1973, contribui ativamente para a vitória do Vita Club, na Taça Africana de Clubes Campeões. Isso provavelmente foi o ponto de viragem para a sua participação activa na selecção, pois embora tenha sido convocado várias vezes no passado, nunca chegou a entrar em campo. Nesse mesmo ano, fez a sua estreia em campo pela seleção.

 

Triste fim de vida

Quase caído no esquecimento após a sua aposentadoria, o ex-zairense é lembrado pelos africanos em 1994. Issa Hayatou e a CAF homenageiam-no durante uma cerimónia há margem do CAN de 1994 realizado na Tunísia, oferecendo-lhe uma medalha.

No entanto, esta medalha está na origem dos seus problemas com o governo. Após a cerimónia, o Ministro dos Desportos do Zaire, pediu-lhe a distinção para presentear Mobutu, mas ele não aceitou, conforme é relatado na sua biografia “A morte espera-me“.

Alguns dias depois, ele e a sua família (a sua esposa e os seus 3 filhos) são atacados na sua casa. A lenda do futebol é deixada à morta perto de uma ponte, de onde é resgatada por crianças de rua. É hospitalizado em como de que se recupera, não sem ter sofrido antes 3 paragens cardíacas. Infelizmente, o seu filho mais jovem (9 anos) morreu devido a um golpe de cassetete.

Pierre Ndaye, é enviado para a África do Sul para tratamentos e nunca regressou ao Zaire, excepto brevemente, em 2005, quando recebeu uma homenagem de Blatter, presidente da FIFA, no seu país natal. Para poder receber a homenagem, é-lhe proibido falar sobre a sua vida e sobre os seus problemas. Uma situação dolorosa!

 

Dignidade até o fim

Somente em 2009, é que recebeu uma homenagem à altura da sua carreira, mais precisamente, durante o sorteio do Mundial de Futebol de 2010 fez um discurso, emocionante, à beira das lágrimas:

“A minha vida nem sempre foi fácil. O futebol trouxe-me tanta alegria quanto tristeza”.

“Mas hoje, estou feliz. Feliz porque o Mundial de Futebol será disputado no meu país, a África do Sul”.

“Feliz, porque não é apenas um, mas seis países africanos que participarão da competição e eu, vou apoiar todos com todo o meu coração e força”.

“Feliz, porque ao me convidarem para discursar aqui, hoje, vocês prestaram-me uma imensa honraria”.

Pierre Ndaye Mutumuba, faleceu 10 anos depois, a 26 de Janeiro de 2019, com 70 anos de idade.

 

Conclusão

Pierre Ndaye Mulamba, permanece como uma figura inigualável no panorama do futebol africano, tendo guiado o Zaire à vitória na CAN de 1974 tornando-se o melhor marcador da competição até os dias de hoje. O seu percurso não só ilustra proezas desportivas notáveis, mas também simboliza a persistência face às adversidades pessoais e às expectativas iniciais contrárias à sua carreira no futebol.

A sua história, é uma inspiração, destacando não apenas a maestria desportiva, mas também a força interior que transcendeu barreiras e deixou um impacto duradouro na história do desporto africano. Foi por isso que Mais Africa, o decidiu relembrar, com esta singela homenagem, reverenciando a sua contribuição única e duradoura para o mundo do futebol.

 

Conhecias Pierre Ndaye Mulamba e os seus feitos? Queremos saber tudo, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © DR 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!