Macron encontra-se com João Lourenço.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, encontra-se hoje com o seu homólogo angolano, João Lourenço, na segunda etapa da visita a África, onde vai falar também com empresários dos dois países sobre o potencial da agroindústria.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o estadista francês foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, além do embaixador gaulês em Luanda Daniel Vosgien.
O programa da visita prevê uma deslocação do Presidente Macron ao Museu da Moeda, para proferir o discurso de encerramento do Fórum Empresarial França–Angola e manter um encontro com empresários dos dois países.
A propósito desta viagem, o Chefe de Estado, João Lourenço, disse que Angola conta com o investimento privado daquele país europeu em todos os sectores da Economia.
O fórum pretende ser uma rampa de lançamento da parceria de produção no setor agrícola entre a França e será uma ocasião para um encontro e troca de experiência entre os atores franceses e angolanos no setor agrícola e agroalimentar, numa altura em que Angola pretende apostar na diversificação económica, fora do setor petrolífero.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai encontrar-se depois com João Lourenço, estando previstas declarações à imprensa e deixará Luanda a meio da tarde em direção à República do Congo.
Os investimentos franceses em Angola totalizam 7,6 mil milhões de euros, tornando a França no segundo maior investidor estrangeiro no país africano, depois dos Estados Unidos da América, segundo dados oficiais.
O investimento está associado sobretudo ao setor petrolífero, já que a multinacional francesa Total, presente há vários anos no país é também um dos principais empregadores do setor privado.
Existem 60 filiais francesas e 45 empresas criadas por franceses em Angola, empregando um total de 10.000 pessoas no país.
O que achas desta visita de Macron a Angola? Angola terá algum benefício ou é apenas mais fogo de vista para enganar o povo? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2023 DR