17.9 C
Londres
Terça-feira, Julho 23, 2024

CPHIA 2023: África na Vanguarda da Saúde

A CPHIA 2023 destaca descobertas científicas, programas e políticas públicas e visa reafirmar África como líder em ciência a nível mundial.

CPHIA 2023: África na Vanguarda da Saúde.

África assume a dianteira na discussão global sobre saúde. A Conferência Sobre a Saúde Pública em África (CPHIA 2023), realiza-se esta segunda-feira, 27 de Dezembro de 2023, em Lusaca na Zâmbia, no Mulungushi International Conference Center.

Reúne líderes, investigadores, decisores políticos e empresários, para moldar o futuro da saúde no continente ao debater a perspectiva do reposicionamento de África na arquitetura global da Saúde.

Organizada pelo Centro Africano de Controlo de Doenças (CDC-África), a conferência destaca descobertas científicas, programas e políticas públicas e visa não apenas enfrentar desafios, mas também reafirmar África como líder em ciência, inovação e progresso na saúde.

 

África na Vanguarda da Saúde

A Conferência Internacional sobre Saúde Pública em África (CPHIA), na sigla em inglês), realiza-se anualmente e é uma oportunidade para a apresentação de descobertas científicas e fomentar o debate de programas e políticas públicas para o fortalecimento de sistemas de saúde africanos.

O tema da conferência será explorado em nove sessões plenárias e, segundo a organização do evento, pretende-se mostrar;

“Como o continente está a derrubar barreiras, reafirmando África como uma potência na ciência e inovação, geradora de novos conhecimentos e produtos de saúde e exemplar de progresso”.

 

O Percurso Até à CPHIA 2023

A história da CPHIA transcende a mera criação de um evento; é a saga de uma visão audaciosa para revolucionar a saúde em África. Do embrião virtual, iniciado em 2021 ao ícone presencial de 2023, a conferência não apenas testemunhou uma evolução, mas também moldou os rumos da saúde no continente.

A primeira edição, a CPHIA 2021, decorreu em formato virtual, passando na segunda edição, para o formato híbrido, tendo-se realizado em Kigali, no Rwanda, onde os trabalhos se centraram na encruzilhada em que o continente se encontrava, entre a recuperação pós-pandemia da covid-19 e a preparação para futuras pandemias.

Em Dezembro de 2022, 2.800 cientistas, decisores políticos e defensores de todo o mundo reuniram-se presencialmente para a CPHIA 2022, para destacar a ciência e a inovação africana e reforçar a colaboração local, regional e global, com mais 11.625 participantes a juntarem-se aos principais sessões de conferência on-line por meio de transmissão ao vivo.

A terceira edição, a CPHIA 2023, organizada pelo Ministério da Saúde da Zâmbia, decorrerá, agora de forma presencial, entre 27 e 30 de Novembro, sob o tema “Quebrando Barreiras: Reposicionando África na Arquitetura Global da Saúde”.

Desta forma, a CPHIA transformou-se de uma ideia visionária em uma força catalisadora na vanguarda da saúde global.

 

O CDC-África

O Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC-África) é uma instituição técnica especializada da União Africana (UA), criada para apoiar iniciativas de saúde pública dos Estados-Membros e reforçar a capacidade das suas instituições de saúde pública.

O seu objectivo é detectar, prevenir, controlar e responder de forma rápida e eficaz às ameaças de doenças, sendo a força motriz que impulsiona a metamorfose das infraestruturas de saúde em todo o continente.

O CDC-África, lançado oficialmente em Janeiro de 2017, apoia os Estados membros da UA no fornecimento de soluções coordenadas e integradas para as insuficiências nas suas infraestruturas de saúde pública, capacidade de recursos humanos, vigilância de doenças, diagnósticos laboratoriais e preparação e resposta a emergências e catástrofes sanitárias.

 

Conclusão

Ao abordar a interseção entre a recuperação pós-pandemia da COVID-19 e a preparação para futuras crises de saúde, a CPHIA 2023 destaca a importância de África na arquitetura global da saúde.

O tema deste ano, sugere uma abordagem proativa na superação de desafios, reafirmando o continente como uma potência na geração de conhecimento e produtos de saúde, assumindo um legado de inovação e compromisso.

O CDC-África, como facilitador desta iniciativa, reafirma-se como líder na construção de um futuro mais saudável e desempenha um papel crucial na coordenação de esforços para fortalecer a capacidade de resposta dos Estados africanos às ameaças de doenças.

 

O que achas desta CPHIA 2023? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2023 CPHIA 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com