16.5 C
Londres
Quinta-feira, Julho 31, 2025

CAN Feminino 2024: Marrocos x Nigéria Na Final

As Super Falcons derrotaram a África do Sul e regressam à final sete anos depois da sua última presença, enquanto o Marrocos alcança a sua segunda final consecutiva, após vencer o Gana nas grandes penalidades.

CAN Feminino 2024: Marrocos x Nigéria Na Final


A final do Campeonato Africano das Nações CAN Feminino 2024 está oficialmente definida: Marrocos e Nigéria medem forças no sábado, 26 de Julho, às 20h GMT, em mais um capítulo da afirmação do futebol feminino africano.

As Leoas do Atlas do Marrocos, garantiram a presença na final pelo segundo ano consecutivo, após um duelo renhido contra o Gana, decidido apenas nas grandes penalidades (4-2), depois de um empate a uma bola no final do prolongamento.

Do outro lado do quadro, as poderosas Super Falcons da Nigéria, recordista de títulos continentais, bateu a campeã em título, África do Sul, por 2-1, nos instantes finais. As Super Falcons marcaram primeiro, viram o adversário empatar, mas garantiram a vitória já nos descontos, com um golo decisivo de Michelle Alozie.

No jogo de atribuição do terceiro lugar, marcado para a véspera, sexta-feira, 25 de Julho, às 19h GMT, o Gana e a África do Sul tentam salvar a honra numa competição onde mostraram qualidade e combatividade.

Num continente onde o desporto feminino ainda enfrenta múltiplos desafios, esta edição do CAN Feminino evidencia uma nova geração de talentos e o crescente investimento no futebol praticado por mulheres.


Nigéria vs África do Sul


Este esta previsto ser o maior embate das meias-finais e assim foi, correspondeu às expectativas. A Nigéria, a nação com mais títulos da história do CAN Feminino, defrontou a África do Sul, campeã em título, num dos maiores clássicos do futebol feminino africano.

As Super Falcons adiantaram-se no marcador ao cair do pano da primeira parte, com Rasheedat Ajibade a converter uma grande penalidade aos 45 minutos. No entanto, bastaram quinze minutos após o início da segunda parte para as Banyana Banyana restabelecerem a igualdade, por intermédio de Linda Motlhalo, aos 60 minutos.

Num jogo extremamente físico, a defesa sul-africana Tiisetso Makhubela acabou por abandonar o relvado lesionada, ao fim de apenas 26 minutos de jogo. As jogadoras, sob o comando de Desiree Ellis lutaram com bravura para conservar o título, mas acabaram por ceder nos instantes finais.

Michelle Alozie apontou o golo da vitória nigeriana já no tempo de compensação (90+4), selando a qualificação para a final – a primeira desde 2018, ano em que a Nigéria conquistou o seu 11.º título continental. A África do Sul, por sua vez, irá agora disputar o terceiro lugar.


Marrocos vs Gana


Na outra meia-final, foi o Gana quem assumiu as rédeas do jogo, com destaque para Stella Nyamekye. A avançada do Gotham FC (EUA) abriu o marcador para as Black Queens aos 26 minutos.

O Gana manteve a vantagem até ao intervalo, mas cedeu logo no início da segunda parte, quando Sakina Ouzraoui – natural de Barcelona e jogadora do UD Tenerife – restabeleceu o empate com um remate certeiro.

Motivadas pela igualdade, as jogadoras de Jorge Vilda intensificaram a pressão sobre a defesa do Gana, mas sem conseguirem converter o domínio em golos no tempo regulamentar. A decisão foi então para as grandes penalidades, onde Marrocos venceu por 4-2.

As Leoas do Atlas vão defrontar assim a Nigéria na final marcada para este sábado, 26 de Julho, às 20h GMT, enquanto o Gana e a África do Sul disputarão o terceiro lugar na véspera, às 19h GMT.


Conclusão


Com duas selecções em momentos distintos, mas igualmente determinadas, a final do CAN Feminino 2024 promete ser uma batalha táctica e emocional entre o poderio histórico da Nigéria e a ambição renovada do Marrocos.

Para além da glória desportiva, este embate simboliza também o crescimento do futebol feminino no continente, num contexto onde a afirmação das mulheres no desporto ganha novos contornos.

A disputa do terceiro lugar, entre o Gana e a África do Sul, reforça ainda mais o protagonismo africano no futebol feminino, projectando uma geração de atletas cada vez com mais qualidade e cada vez mais visíveis no panorama mundial.

 


Acompanhaste o CAN Feminino 2024? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2025 Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Atleta Olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados, um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes, além de vários cursos de especialização em diversas áreas. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Olá 👋
É um prazer conhecermo-nos.

Regista-te para receberes a nossa Newsletter no teu e-mail.

Não enviamos spam! Lê a nossa política de privacidade para mais informações.

Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Atleta Olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados, um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes, além de vários cursos de especialização em diversas áreas. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!