BAD nomeia 5 mulheres Diretoras Executivas.
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), nomeou cinco mulheres como directoras executivas para um mandato de três anos.
Foram nomeados no total, 12 novos diretores executivos, de acordo com uma nota a que Mercados Africanos teve acesso. Desta foram, o número de mulheres no conselho executivo que era de três, passa agora para cinco, em um conselho composto por 20 pessoas.
O Presidente do BAD, Dr. Akinwumi Adesina, deu as boas-vindas aos novos representantes do Conselho de Administração e disse no discurso de tomada de posse.
“Gostaria de dar os parabéns, aos novos membros do Conselho, pela sua eleição como Diretores Executivos”.
“Como directores, terão a obrigação e a responsabilidade de ajudar a fortalecer as funções de supervisão do BAD, orientar as operações e apoiar a visão e direção do nosso trabalho”.
As nomeadas
Malika Dhif, Chantal Modeste Nonault, Mette Knudsen, Oren Elaine Whyche e Nomfundo Xenia Ngwenya, são as novas directoras executivas do BAD. Como membro do conselho, são responsáveis pelas operações gerais do banco e ficam sediadas na sede em Abidjan, a maior cidade da Costa do Marfim.
Malika Dhif, a nova diretora executiva para Marrocos, Togo e Tunísia, foi anteriormente vice-diretora do Tesouro e Finanças Externas em Marrocos.
Chantal Modeste Nonault, diretora administrativa e financeira do Banco Mundial no Mali, representará Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Congo, República Democrática do Congo e Chade.
Mette Knudsen, de nacionalidade dinamarquesa, representa a Dinamarca, Finlândia, Índia, Irlanda, Noruega e Suécia e foi representante especial adjunta para assuntos políticos na Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão.
Oren Elaine Whyche, que esteve no Escritório da África da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional, representará os EUA, e Nomfundo Xenia Ngwenya, da África do Sul, representará a África do Sul, Eswatini e o Lesoto.
A estrutura
Os novos membros do Conselho, foram nomeados após a eleição geral dos Diretores Executivos pelos Conselhos de Governadores nas Reuniões Anuais do BAD.
O Conselho de Administração do Banco é composto por 20 membros. Treze membros são eleitos pelos Governadores dos países membros regionais (54 países africanos) e sete pelos Governadores dos países membros não regionais (27 países). Os Administradores Executivos são eleitos por um período de três anos, podendo os seus mandatos, serem renovados apenas uma vez.
O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD)
O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento é a principal instituição financeira de desenvolvimento de África.
É composto por três entidades distintas: o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) e o Fundo Fiduciário da Nigéria (NTF).
Encontra-se em 41 países africanos e tem um escritório externo no Japão, o Banco contribui para o desenvolvimento económico e o progresso social dos seus 54 estados-membros regionais.
O que achas desta nomeação do BAD? Apenas 5 mulheres em 20 directores, não achas pouco? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2022 AfDB Group