9.6 C
Londres
Sábado, Maio 25, 2024

BAD nomeia 5 mulheres Diretoras Executivas

Como membros do conselho, são responsáveis pelas operações gerais do banco e ficam sediadas na sede em Abidjan, a maior cidade da Costa do Marfim.

BAD nomeia 5 mulheres Diretoras Executivas.

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), nomeou cinco mulheres como directoras executivas para um mandato de três anos.

Foram nomeados no total, 12 novos diretores executivos, de acordo com uma nota a que Mercados Africanos teve acesso. Desta foram, o número de mulheres no conselho executivo que era de três, passa agora para cinco, em um conselho composto por 20 pessoas.

O Presidente do BAD, Dr. Akinwumi Adesina, deu as boas-vindas aos novos representantes do Conselho de Administração e disse no discurso de tomada de posse.

“Gostaria de dar os parabéns, aos novos membros do Conselho, pela sua eleição como Diretores Executivos”.

“Como directores, terão a obrigação e a responsabilidade de ajudar a fortalecer as funções de supervisão do BAD, orientar as operações e apoiar a visão e direção do nosso trabalho”.

 

As nomeadas

Malika Dhif, Chantal Modeste Nonault, Mette Knudsen, Oren Elaine Whyche e Nomfundo Xenia Ngwenya, são as novas directoras executivas do BAD. Como membro do conselho, são responsáveis pelas operações gerais do banco e ficam sediadas na sede em Abidjan, a maior cidade da Costa do Marfim.

Malika Dhif, a nova diretora executiva para Marrocos, Togo e Tunísia, foi anteriormente vice-diretora do Tesouro e Finanças Externas em Marrocos.

Chantal Modeste Nonault, diretora administrativa e financeira do Banco Mundial no Mali, representará Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Congo, República Democrática do Congo e Chade.

Mette Knudsen, de nacionalidade dinamarquesa, representa a Dinamarca, Finlândia, Índia, Irlanda, Noruega e Suécia e foi representante especial adjunta para assuntos políticos na Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão.

Oren Elaine Whyche, que esteve no Escritório da África da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional, representará os EUA, e Nomfundo Xenia Ngwenya, da África do Sul, representará a África do Sul, Eswatini e o Lesoto.

 

A estrutura

Os novos membros do Conselho, foram nomeados após a eleição geral dos Diretores Executivos pelos Conselhos de Governadores nas Reuniões Anuais do BAD.

O Conselho de Administração do Banco é composto por 20 membros. Treze membros são eleitos pelos Governadores dos países membros regionais (54 países africanos) e sete pelos Governadores dos países membros não regionais (27 países). Os Administradores Executivos são eleitos por um período de três anos, podendo os seus mandatos, serem renovados apenas uma vez.

 

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD)

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento é a principal instituição financeira de desenvolvimento de África.

É composto por três entidades distintas: o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) e o Fundo Fiduciário da Nigéria (NTF).

Encontra-se em 41 países africanos e tem um escritório externo no Japão, o Banco contribui para o desenvolvimento económico e o progresso social dos seus 54 estados-membros regionais.

 

O que achas desta nomeação do BAD? Apenas 5 mulheres em 20 directores, não achas pouco? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2022 AfDB Group
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com