18.3 C
Londres
Domingo, Julho 21, 2024

BAD: Jovem Licenciada Aposta na Agricultura

A agricultura é um setor crucial para o futuro da Costa do Marfim, pois representa uma fonte essencial de emprego e de rendimento para a população.

BAD: Jovem Licenciada Aposta na Agricultura.

Na Costa do Marfim, Viviane Kakou, uma jovem licenciada, decidiu investir na agricultura para realizar os seus sonhos. Com o apoio financeiro do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o seu sonho de se tornar empresária agrícola tornou-se realidade.

 

A Aposta na Agricultura

Com um mestrado em geografia, Viviane, optou por não trabalhar em um escritório e seguir a sua paixão pela agricultura. Há cerca de seis meses, a jovem de 37 anos, começou a receber formação na Escola Superior de Agronomia (ESA) de Yamoussoukro, na Costa do Marfim.

A instituição é responsável pela execução do projeto “ENABLE Youth Côte d’Ivoire Employment in Agribusiness Project“, financiado pelo BAD que investiu 1,4 milhões de euros no programa.

“Durante a minha licenciatura, estava a trabalhar na economia rural entre as mulheres de Afféry, no departamento de Adzopé (sudeste)”.

“comecei a gostar da agricultura e pensei que podia viver disso e, por isso, vim voluntariamente”, conta Viviane.

Em 2017, Viviane viajou para o Brasil graças ao BAD que lhe ofereceu uma formação em mandioca.

“Eu trabalho na cadeia de valor da mandioca. Escolhi trabalhar na agricultura alimentar porque acho que a mandioca é ouro branco”.

“O principal derivado da mandioca aqui é o attiéké. Mas há muitos produtos derivados da mandioca que podem ser explorados”.

Disse ela, acrescentando que contou com o apoio do ENABLE Youth para criar a sua PME.

 

Projeto ENABLE Youth Côte d’Ivoire

Na Costa do Marfim, a percentagem combinada de empregos vulneráveis e de pessoas desempregadas na população ativa situava-se entre 70 e 90 % em 2018. O projeto tem como principal objetivo formar a nova geração de jovens agricultores e empresários agrícolas da Costa do Marfim, promovendo a transformação estrutural da agricultura local por meio da inovação tecnológica.

Além disso, incentiva os jovens licenciados a retornarem ao campo e contribuir para a redução do desemprego no país. Estes jovens, com idades compreendidas entre os 21 e os 37 anos, com um mínimo de dois anos de ensino superior, constituem a primeira promoção da fase de incubação do projeto.

“Este projeto é importante porque cria condições otimizadas para o empreendedorismo agrícola, apoiando o desenvolvimento de capacidades, promovendo os profissionais agrícolas e financiando projetos de jovens”.

“O objetivo do projeto ENABLE Youth Côte d’Ivoire é reforçar a capacidade dos jovens licenciados para criar empresas nas cadeias de valor agrícolas”.

“Através de incubadoras de agronegócios, os jovens receberão formação em competências agrícolas modernas”.

“Após a incubação, os licenciados receberão apoio para financiar as suas empresas”

Afirmou o Diretor da ESA, Siaka Koné.

Para além da produção agrícola e pecuária, os jovens beneficiários do projeto-piloto ENABLE Youth Côte d’Ivoire estão também a aprender competências em matéria de transformação e comércio eletrónico. Estão envolvidos na produção e transformação de mandioca em farinha, attiéké e outros subprodutos, ou de resíduos líquidos de mandioca em etanol.

Há também a produção e transformação de malagueta em puré e em pó, a produção de banana na época baixa e a produção de codornizes e ovos de codorniz. Outros estão também envolvidos na produção de ostras,  cogumelos (ganoderma), na criação de coelhos ou galinhas d’angola.

O projeto, além de fornecer formação e recursos financeiros, também gera impacto positivo na vida dos jovens e na economia local. Com o aumento do número de jovens envolvidos na agricultura, o país tem a oportunidade de crescer e desenvolver-se de forma sustentável, promovendo a segurança alimentar e a criação de empregos.

 

Incentivo aos Jovens Licenciados

A agricultura é um setor crucial para o futuro da Costa do Marfim, pois representa uma fonte essencial de emprego e de rendimento para a população. Investir em projetos como o ENABLE Youth Côte d’Ivoire contribui para o desenvolvimento do país, gerando oportunidades para os jovens licenciados ao mesmo tempo que impulsiona a economia local.

Viviane Kakou, agora empresária agrícola, incentiva outros jovens licenciados a seguirem os seus passos.

“Gostaria de enviar uma mensagem aos jovens, especialmente às raparigas, para lhes dizer que eu não estava inativa”.

“Tenho um mestrado em geografia, por isso não tenho problemas em encontrar um emprego”.

“Mas há muitas outras oportunidades na agricultura”.

“Recomendo-lhes que se envolvam. Podemos treinar-vos para mudar o vosso futuro”.

Aconselhou Viviane Kakou que, para além do Brasil, também foi a Ibadan, na Nigéria, para aperfeiçoar os seus conhecimentos agrícolas graças ao BAD.

“Gostaria de agradecer ao BAD, ao nosso Ministério da Juventude e ao Programa de Emprego para Jovens”.

“Graças a eles, o meu sonho está a tornar-se realidade”.

Conclui Viviane, falando no seu campo experimental de mandioca de um quarto de hectare.

 

Oportunidades e desafios

Os empreendedores agrícolas, como Viviane Kakou, têm a possibilidade de expandir os seus negócios e alcançar novos mercados. Com o conhecimento adquirido na formação e o apoio do BAD, os jovens licenciados podem explorar novas oportunidades e ampliar as suas áreas de interesse, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento da agricultura na Costa do Marfim.

Embora o projeto ENABLE Youth Côte d’Ivoire ofereça muitas oportunidades, os jovens empreendedores agrícolas também enfrentam desafios, como o acesso ao financiamento, a implementação de tecnologias e a adaptação às mudanças climáticas.

Para superar essas barreiras, é fundamental que os jovens recebam apoio contínuo de organizações como o BAD e que sejam criadas políticas públicas que facilitem o acesso a crédito e a tecnologias inovadoras.

 

Conclusão

Graças ao apoio do BAD, Viviane Kakou conseguiu realizar o seu sonho de se tornar uma empresária agrícola e, assim, contribuir para o desenvolvimento da agricultura na Costa do Marfim. O seu exemplo de sucesso, serve de inspiração para outros jovens licenciados que desejam seguir uma carreira no campo e fazer a diferença nas suas comunidades na Costa do Marfim.

Viviane Kakou, ao investir na agricultura mostrou o potencial que o setor possui para transformar a vida dos jovens e a economia local e, como o apoio e a implementação de projetos como o ENABLE Youth Côte d’Ivoire, são vitais para criar um futuro mais próspero e sustentável para afica e para os africanos.

 

O que pensas desta história de sucesso? Achas que fazem falta mais apoios da parte do BAD e de instituições similares? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2023 AfDB
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com