Moçambique: FACIM Arranca A 25 De Agosto
Segundo o responsável, a 60.ª edição da feira vai decorrer no espaço de Ricatla, no distrito municipal de Marracuene, na província de Maputo, Sul do país, e prevê receber cerca de 70 mil visitantes. A organização já definiu a província de Gaza e a vizinha África do Sul como expositores de honra no evento de 2025.
A FACIM deste ano vai decorrer sob o lema “Promovendo a diversificação económica rumo ao desenvolvimento sustentável e competitivo de Moçambique”. Para além de exposições e outras atividades relativas aos negócios, o evento vai acolher também um fórum de negócios com a África do Sul.
Anualmente, a maior feira de negócios moçambicana expõe as potencialidades económicas de Moçambique e as oportunidades de negócios e de investimentos no sector empresarial do país e do estrangeiro, contando igualmente com outras actividades, entre as quais seminários, sessões de promoção e bolsas de contacto.
É o maior certame comercial de Moçambique, com carácter multissectorial e vocação internacional, destinado à promoção de trocas comerciais, estímulo ao investimento e ao desenvolvimento económico do país. Ao longo dos anos, a FACIM consolidou-se como uma das maiores feiras comerciais da África Austral, representando uma montra privilegiada das oportunidades económicas de Moçambique.
Criada em 1964, a FACIM tem como principal objectivo promover a imagem de Moçambique como destino de negócios, fomentando parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras e oferecendo uma plataforma de exposição de produtos e serviços.
Realiza-se anualmente, sob organização da APIEX (Agência para a Promoção de Investimento e Exportações) e, desde 2006, passou a decorrer no recinto da Marracuene (Ricatla), nos arredores da cidade de Maputo, devido à necessidade de maior espaço e melhores condições logísticas.
Imagem: © 2024 Luísa Nhantumbo