16.2 C
Londres
Segunda-feira, Setembro 15, 2025

UNECA: África Deve Ter Estratégia Na Transição Energética

O secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) defende que o continente deve unir-se numa “estratégia diplomática coordenada” para aproveitar as suas reservas de minerais, evitando a exploração do passado.

UNECA: África Deve Ter Estratégia Na Transição Energética


Segundo Claver Gatete, o Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), o continente pode alavancar a sua riqueza mineral para impulsionar a industrialização, promover cadeias de valor regionais e impulsionar uma transição energética justa que não deixe ninguém para trás.

“O continente deve unir-se e aproveitar estrategicamente as suas vastas reservas de minerais verdes essenciais, evitar os padrões exploradores do passado e impulsionar a sua própria transformação industrial”.

Disse Gatete, citado num comunicado da UNECA relativo à Cimeira Africana sobre o Clima que terminou na sexta-feira em Adis Abeba. O facto de África possuir mais de 30% dos minerais essenciais para as tecnologias de energia limpa, como cobalto, lítio e cobre, coloca-a “no centro da transição energética global”.

Mas “sem uma estratégia diplomática coordenada, África continuará a ser um mero fornecedor de matérias-primas para a transição energética global, perdendo uma oportunidade histórica de industrialização”, alertou o secretário executivo da UNECA.

Falando numa sessão com o tema ‘Rumo a uma posição africana sobre a diplomacia dos minerais verdes críticos’ durante a Cimeira Africana sobre o Clima em Adis Abeba, Gatete argumentou que o continente não deve ser apenas um fornecedor de matérias-primas, mas sim “aproveitar o momento para construir indústrias, criar empregos e promover o crescimento inclusivo”.

Sem uma posição africana coordenada, o risco é real, porque os modelos extractivos persistirão, a degradação ambiental agravar-se-á e as desigualdades na distribuição de valor aumentarão.

As conversações durante a cimeira, salientou Gatete, não foram apenas sobre minerais, mas sim sobre “moldar uma narrativa em que África ganha poder, não é explorada; e em que é uma das arquitectas e não uma espectadora, da transição verde mundial”.

 

Imagem: © 2025 Nic Bothma
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Olá 👋
É um prazer conhecermo-nos.

Regista-te para receberes a nossa Newsletter no teu e-mail.

Não enviamos spam! Lê a nossa política de privacidade para mais informações.

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!