Nigéria E Cuba, Fortalecem Parceria Agrícola.
Nigéria e Cuba, unem esforços para fortalecer a agricultura e garantir a segurança alimentar. A Nigéria beneficiará da capacidade agrícola de Cuba em áreas como a relação bilateral que abrange a produtividade agrícola, sustentabilidade, partilha de conhecimento e transferência de tecnologia.
Os dois países, assinaram um Memorando de Entendimento durante a Cimeira de Líderes do G77 + China, com esse objectivo. Esta colaboração histórica vem solidificar os laços entre as duas nações no campo da agricultura.
A Assinatura do MOU
À margem da Cimeira de Líderes do G77 + China, o Honorável Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Senador Abubakar Kyari, assinou um Memorando de Entendimento entre Nigéria e Cuba, em nome do Governo Federal da Nigéria, sobre segurança alimentar e avanços na agricultura.
A Expressão de Interesse (EOI) representa uma jornada histórica para fortalecer os laços entre Nigéria e Cuba no campo da agricultura. A cerimónia de assinatura teve lugar no Ministério da Agricultura de Cuba na presença de representantes de ambos os países.
Durante a reunião pré-assinatura, o Sen. Kyari elogiou a disposição do governo de Cuba em colaborar com a Nigéria, destacando que ambos os países partilham uma visão comum para os seus povos.
O Ministro expressou profunda gratidão pela partilha de insights sobre as oportunidades e desafios alimentares e agrícolas urgentes da Nigéria. Também destacou a vantagem demográfica da Nigéria, os vastos recursos de terra e o imenso potencial agrícola, promovendo a visão do Presidente Bola Ahmed Tinubu para a segurança alimentar e nutricional.
“Foi com este espírito que o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural evoluiu para o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar”, disse ele.
O Senador Kyari estendeu uma mão de parceria aos seus homólogos cubanos com foco em áreas vitais como a bio fortificação de produtos agrícolas, melhoria de sementes e plantas jovens agrícolas, mecanização agrícola, tecnologias de ponta para aumentar os rendimentos e a redução de perdas pós-colheita.
O Ministro também afirmou que:
“A Nigéria está profundamente interessada em colaborar com Cuba nos domínios da avicultura, pecuária e pesca”.
Cooperação Ampliada Entre Nigéria e Cuba
As áreas-chave de cooperação entre Nigéria e Cuba, incluem medicina veterinária, desenvolvimento de vacinas, inseminação artificial e o desenvolvimento de pastagens e criação de gado como componentes essenciais para combater os desafios colocados pela pastagem aberta ineficiente de gado.
Outros campos incluem formação, capacitação e transferência de conhecimento como pedra angular de qualquer economia agrícola próspera.
Nas suas próprias palavras, o Ministro da Agricultura de Cuba, Ydael Jesus Perez Brito, que assinou o MOU, informou a delegação nigeriana sobre a competência agrícola da nação insular, admitindo que o país tem “mais de 500.000 hectares sob cultivo” e continua a ser “um jogador global na exportação de tabaco, café, mel e outras mercadorias“.
O Sr. Brito expressou satisfação pela oportunidade de colaborar entre Nigéria e Cuba, afirmando que o seu país proporcionaria cooperação de impacto nas áreas identificadas no MOU.
O Ministro anfitrião realçou o capital humano agrícola de Cuba e diferentes modelos de práticas que aumentaram a sua produtividade. Também explicou que o seu país usaria a sua vasta experiência para ajudar a Nigéria a alcançar as suas políticas de agricultura e segurança alimentar.
A Nigéria beneficiará da capacidade agrícola de Cuba em áreas como a relação bilateral que abrange a produtividade agrícola, sustentabilidade, partilha de conhecimento e transferência de tecnologia.
A delegação nigeriana à Cimeira de Líderes do G77 + China em Cuba foi liderada pelo Vice-Presidente Kashim Shettima que representou o Presidente Bola Ahmed Tinubu. O Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar e o Senador Abubakar Kyari, foram acompanhados à cerimónia, pelo Embaixador da Nigéria em Cuba, S.E. Ben Okoyen e outros membros da delegação nigeriana.
Conclusão
Nigéria e Cuba, assinaram um Memorando de Entendimento histórico na área da agricultura, visando melhorar a segurança alimentar, a produtividade agrícola e a transferência de tecnologia. Esta parceria promete benefícios mútuos e colaboração significativa em diversos setores agrícolas.
No entanto, a pergunta que se deve fazer é onde está o Brasil, o país com melhores capacidades para este tipo de colaboração com África, visto ter condições climáticas e ambientais, muito similares ao continente africano.
O que achas desta colaboração entre a Nigéria e Cuba? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2023 DR