16.2 C
Londres
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

CAN 2025: Eliminatórias, Destaques E Fracassos

As próximas jornadas prometem mais emoções, com o destino de várias selecções a ser decidido em confrontos directos que poderão selar as vagas para a fase final do CAN 2025 no Marrocos.

CAN 2025: Eliminatórias, Destaques E Fracassos


As eliminatórias do CAN 2025 começaram a todo o vapor e, após as duas primeiras jornadas, disputadas durante a “pausa internacional” de Setembro, já é possível observar as primeiras tendências.

Alguns dos favoritos confirmaram as expectativas enquanto equipas habituadas a bons desempenhos enfrentaram desilusões. Estas jornadas iniciais revelaram tanto surpresas como decepções, destacando quem começou bem a corrida rumo a Marrocos.

 

Os Destaques


líderes confiantes

As selecções do Egipto, Argélia, Angola, Marrocos, Tunísia e RDC, conseguiram duas vitórias em dois jogos neste início de eliminatórias para o CAN 2025 e estão no topo de seus respectivos grupos com 6 pontos.

No grupo C, o Egipto de Mohamed Salah que celebrou a sua 100ª convocatória, brilhou com uma exibição ostensiva contra o Botswana (4-0), após uma primeira vitória contra Cabo Verde.

Os Faraós já estão praticamente assegurados na fase final com um total de 6 pontos e uma média de golos impressionante de +7. Cabo Verde aparece em segundo no grupo com 3 pontos.

A Argélia, no grupo E, também dominou os seus adversários especialmente com uma vitória de 3-0 contra a Libéria e outra contra a Guiné Equatorial. Graças a um jogo ofensivo bem orquestrado por talentos como Amine Gouiri, os Fennecs estão sozinhos no topo com 6 pontos e uma vantagem confortável sobre os seus rivais.

Marrocos

O anfitrião do CAN 2025, continua a brilhar no grupo B embora já esteja automaticamente qualificado. Os Leões do Atlas, sob o comando de Walid Regragui, mostraram a sua superioridade com duas vitórias: uma goleada contra o Gabão (4-1), seguida de um triunfo por 1-0 no tempo adicional contra o Lesoto.

Atrás deles, estão o Gabão e a República Centro-Africana que disputam a segunda vaga enquanto o Lesoto já parece fora da corrida após duas derrotas.

Tunísia

A Tunísia, sólida no grupo A, sem grandes exibições, mas eficaz, garantiu 6 pontos, destacando-se com uma vitória sobre a Gâmbia (2-1). Os Águias de Cartago estão em boa posição e devem continuar nessa trajetória em Outubro, numa dupla confrontação contra as Comores, o que, pode garantir a sua qualificação. Gâmbia e Madagáscar competem pela segunda vaga.

Angola

Frequentemente subestimada, Angola surpreendeu ao vencer primeiro o Gana, lançando idealmente a sua campanha. Um sucesso que foi confirmado pelos Palancas Negras com uma nova vitória contra o Sudão, o que os coloca no topo do grupo F e os transforma em sérios candidatos à qualificação. Talvez até já em Outubro.

República Democrática do Congo

Finalmente, a RDC comanda o grupo H, com duas vitórias preciosas especialmente um triunfo por 2-0 contra a Etiópia, após uma vitória inicial por 1-0 contra a Guiné-Conacri . Com 6 pontos, os Leopardos parecem bem encaminhados para uma nova qualificação, sob o comando de Sébastien Desabre.

Jean-Philippe Krasso

Ausente da convocatória de Junho, o novo avançado do Paris FC fez o seu regresso à selecção de maneira notável e é uma das revelações deste início das eliminatórias para o CAN 2025.

Krasso, foi o homem forte da Costa do Marfim no grupo G, marcando dois golos na vitória por 2-0 contra a Zâmbia e outro na vitória sobre o Chade (2-0). A sua eficácia e liderança ofensiva tornaram-no o actual melhor marcados das eliminatórias com três golos, levando os Elefantes ao topo do grupo.

Atrás deles, a Zâmbia ainda está na disputa com 3 pontos, após uma vitória apertada contra a Serra Leoa.

Yves Bissouma

Se o Mali tem 4 pontos no grupo I, deve-se em grande parte ao seu maestro, Yves Bissouma. Actuando como organizador de jogo, o jogador do Tottenham marcou os dois golos da selecção nestas eliminatórias, incluindo um golo decisivo contra o Eswatini (1-0).

Esta nova responsabilidade parece lhe cair bem e o Mali que tem 4 pontos, tal como Moçambique está em boa posição para conquistar a sua qualificação.

 

Os Fracassos


Gana

Com apenas 1 ponto em dois jogos, os Black Stars foram derrotados em casa por Angola e empataram com o Níger (1-1), num resultado que poderia ter sido pior se o Níger tivesse aproveitado uma chance no tempo extra.

A selecção ganesa, sob comando de Otto Addo, tem mostrado uma queda de rendimento nos últimos meses e precisa reagir em Outubro, ou verá as suas esperanças de qualificação desaparecerem.

Guiné-Conacri

O Syli Nacional começou mal sua campanha de qualificação para o CAN 2025 no grupo H, com duas derrotas. A derrota por 2-1 contra a Tanzânia foi particularmente marcante, com um golo sofrido no fim do jogo.

Outubro será crucial para a Guiné-Conacri que ocupa o último lugar do grupo com 0 pontos. Eles terão de vencer a Etiópia nos seus dois confrontos directos, sob o risco de ver as suas esperanças de qualificação evaporarem.

Togo

O Togo está com dificuldades no grupo E. Empatou os dois primeiros jogos das eliminatórias do CAN 2025. O empate por 2-2 com a Guiné Equatorial, com um golo de Laba, no tempo adicional, salvou um pouco a honra, mas o empate em casa com a Libéria (0-0) é visto como uma decepção. O treinador Daré Nibombé deve motivar a sua equipe para garantir uma recuperação.

Actualmente em segundo no grupo com 2 pontos, o Togo está atrás da Argélia e terá que mostrar mais consistência para sonhar com a qualificação. Especialmente porque se aproxima uma dupla confrontação em Outubro contra a Argélia.

 

Conclusão


O início das eliminatórias do CAN 2025 tem sido marcado por exibições impressionantes de selecções tradicionais como Egipto, Marrocos e Argélia que desde cedo assumiram o protagonismo nos seus grupos. A grande surpresa, no entanto, é Angola que se destaca como uma das equipas mais promissoras e posiciona-se como um forte candidato à qualificação.

Por outro lado, equipas como Gana e a Guiné-Conacri, enfrentam dificuldades inesperadas e têm o desafio de recuperar pontos em Outubro para manter as suas aspirações vivas.

As próximas jornadas prometem mais emoções, com o destino de várias selecções a ser decidido em confrontos directos que poderão selar as vagas para a fase final do CAN 2025 no Marrocos. O panorama das eliminatórias está longe de estar definido e a luta pela qualificação será intensa até ao fim.

 

Estás a seguir as qualificações para oi CAN 2025? Não? Então segue pois vais-te surpreender… Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 


Imagem: © 2024 DR
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Olá 👋
É um prazer conhecermo-nos.

Regista-te para receberes a nossa Newsletter no teu e-mail.

Não enviamos spam! Lê a nossa política de privacidade para mais informações.

Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!