14.2 C
Londres
Domingo, Maio 26, 2024

Brasil: Tragédia Climática No Rio Grande Do Sul

O Rio Guaíba atingiu níveis históricos com uma cota de 5.50 metros, superando o valor de 1941.

Brasil: Tragédia Climática No Rio Grande Do Sul


Há cerca de duas semanas que chuvas torrenciais assolam o sul do Brasil, devido a uma crise climática sem precedentes, afectando severamente o estado do Rio Grande do Sul, o nono maior estado brasileiro que, atravessa agora, uma situação devastadora de inundações sem precedentes que já afectaram mais de 2 milhões de pessoas

A cidade de Porto Alegre, a capital gaúcha, está neste momento a sofrer com enchentes recorde, com o Rio Guaíba a atingir níveis alarmantes com subidas das águas superiores a 5 metros.

 

Inundações Recordes em Porto Alegre


Imagem © 2024 Lauro Alves, CC BY-NC 2.0 DEED Attribution-NonCommercial 2.0 Generic (20240514) Brasil Tragédia Climática No Rio Grande Do SulAs fortes chuvas dos últimos dias fizeram com que a enchente causada pelo Rio Guaíba, atingisse níveis históricos de, com as das águas a chegarem à cota dos 5.50 metros, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). Na sexta-feira 03-05-2024, o Guaíba superou os 4,76 metros da enchente histórica de 1941 e continua a subir desde então.

As autoridades locais alertaram para a possibilidade de uma nova subida do rio, colocando a cidade de Porto Alegre em estado de emergência. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacou a gravidade da situação, alertando para o facto de o rio poder subir ainda mais, representando um perigo iminente para a população.

As inundações e chuvas intensas afectaram, até ao momento, 446 municípios, deixando um rastro de destruição e causando danos irreparáveis. O número de desalojados e desaparecidos continua a aumentar, enquanto as equipes de resgate lutam para atender às necessidades da população afectada.

 

Resgate e Ajuda Humanitária


Imagem © 2024 Lauro Alves, CC BY-NC 2.0 DEED Attribution-NonCommercial 2.0 Generic (20240514) Brasil Tragédia Climática No Rio Grande Do SulAté o momento, mais de 148 pessoas perderam a vida devido às enchentes e centenas, continuam desaparecidas. Milhões de pessoas foram desalojadas das suas casas e procuram abrigo em escolas, ginásios e igrejas. A gestão da crise enfrenta desafios significativos, incluindo a necessidade de garantir a segurança das barragens e monitorização da situação hidrológica em todo o estado.

O governo do estado, as autoridades locais e organizações de voluntários estão a mobilizar esforços para prestar assistência às vítimas, com a distribuição de alimentos, água potável, roupas e outros bens essenciais. As doações de alimentos, água e outros suprimentos são essenciais para atender às necessidades imediatas das pessoas afectadas e ajudá-las a reconstruir as suas vidas.

A solidariedade nacional tem sido fundamental, com pessoas de todo o país a enviarem doações e a oferecerem apoio às vítimas das enchentes enquanto prosseguem os esforços de resgate, garantindo que as operações sejam realizadas de forma eficiente e coordenada.

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

———————————————————————————————

Aceite os cookies do YouTube para reproduzir este vídeo. Ao aceitar, estará a aceder ao conteúdo do YouTube, um serviço fornecido por terceiros.

Se aceitar, a sua escolha será salva e a página será atualizada.

YouTube privacy policy

 

De África, um grupo de crianças, não tendo condições monetárias ou bens que pudessem enviar, uniram-se e fizeram um vídeo, onde rezam pelas vítimas e pelos desalojados, desejando a todos melhores dias e transmitindo esperança de que esta crise vai ser superada.

Infelizmente, tem havido relatos, de que o Governo Central brasileiro tem bloqueado a entrega de ajuda humanitária vinda do exterior, afirmações essas negadas pelo Brasil, acusando-as de desinformação mas que, em nada ajudam as vitimas desta catástrofe.

Entretanto o Banco dos BRICS anunciou que vai disponibilizar uma verba de mil milhões de euros para ajudar a recuperação do Rio Grande do Sul.

 

Prognósticos


Imagem © 2024 DR (20240514) Brasil Tragédia Climática No Rio Grande Do SulAs estimativas apontam para que o nível das águas continue a subir nas próximas horas, exigindo medidas adicionais de precaução e preparação, pelo que a Defesa Civil do Estado está a actuar para responder prontamente às necessidades da população afectada e garantir a sua segurança.

A recuperação das áreas afectadas será um processo longo e desafiador, exigindo o apoio contínuo do governo e da sociedade civil. É fundamental que as comunidades afetadas sejam resistentes e capazes de se adaptar às mudanças climáticas, visando evitar futuras tragédias.

 

Conclusão


É essencial aprender com esta tragédia e implementar medidas de prevenção mais eficazes para no futuro, proteger as comunidades vulneráveis. A tragédia climática do Rio Grande do Sul é uma amostra dolorosa da necessidade urgente de enfrentar as mudanças climáticas e de se adoptarem medidas para proteger o meio ambiente e as pessoas que nele habitam.

Após a devastação causada pelas enchentes, é fundamental que o povo brasileiro se una como sociedade para apoiar as vítimas e reconstruir o que se perdeu. Com solidariedade e determinação, pode-se superar qualquer crise e construir um futuro mais seguro e sustentável para todos.

 

O que pensas de mais este Grande Desastre Climático, ocorrido no Brasil? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2024 Gustavo Mansur - Piratini Palace
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com