BAD: €430 Milhões Para Novo Aeroporto Da Etiópia
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai financiar até cerca de 430 milhões de euros o novo Aeroporto Internacional de Bishoftu que está a ser construído nos arredores da capital da Etiópia, Adis Abeba, anunciou a entidade.
O custo total do projeto será de 10 mil milhões de dólares (cerca de 8,6 mil milhões de euros). Quando concluído, será o maior aeroporto africano e o novo centro global da Ethiopian Airlines, que opera cerca de 145 destinos internacionais e conta com 79 anos de experiência em transporte aéreo.
O futuro terminal terá uma capacidade inicial para 60 milhões de passageiros por ano que será ampliada para 110 milhões quando atingir a plena capacidade. O ministro das Finanças da Etiópia, Ahmed Shide e o presidente do BAD, Akinwumi Adesina, participarão na assinatura do acordo.
“O próprio banco reservou até 500 milhões de dólares [cerca de 430 milhões de euros], sujeitos à aprovação do seu conselho, para servir de base ao financiamento deste projeto transformador de integração regional”, indicou o BAD.
De acordo com o documento do BAD, a primeira fase do projeto terá início no final de 2025 e, uma vez operacional, será um dos principais centros de aviação de África para tráfego internacional, regional e de carga. Irá complementar o atual Aeroporto Internacional de Bole, em Adis Abeba que passará a concentrar-se nas operações domésticas.
O projeto está alinhado com a Agenda 2063 da União Africana e com o Mercado Único Africano de Transporte Aéreo, que visam promover uma maior integração e conectividade no continente.
Imagem: © 2025 DR