18.7 C
Londres
Sábado, Maio 17, 2025

Mpox: 979 Mortos, 38.300 Infectados Só Este Ano

O o número de casos confirmados aumentou 300% comparativamente a 2023, informou o diretor do CDC África, Jean Kaseya, alertando ainda para o facto, de que o impacto do Mpox em crianças com menos de 15 anos “continua elevado” na RDCongo, Burundi, Nigéria, Costa do Marfim e República Centro-Africana.

Mpox: 979 Mortos, 38.300 Infectados Só Este Ano


A monkeypox (Mpox) já infetou 38.300 pessoas, das quais 7.339 são casos confirmados e matou 979 desde o início deste ano em 16 países, anunciou esta quinta-feira a agência de saúde pública da União Africana (UA).

“O Mpox continua a ser um grande problema em África”, admitiu o diretor do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África), Jean Kaseya, na sua conferência de imprensa semanal.

Perdemos 53 pessoas” na última semana, durante a qual também foram registadas 3.186 novas infeções (489 confirmadas), disse o médico congolês, observando que, até agora, em 2024, o número de casos confirmados aumentou 300% comparativamente a 2023.

Os cinco países mais afetados pela epidemia são a República Democrática do Congo (RDC) — país vizinho de Angola — epicentro do surto e onde a campanha de vacinação começou no dia 5, o Burundi, a Nigéria, a Costa do Marfim e o Uganda.

O diretor do CDC África alertou ainda que o impacto do Mpox em crianças com menos de 15 anos “continua elevado” na RDC, Burundi, Nigéria, Costa do Marfim e República Centro-Africana.

Kaseya sublinhou a “necessidade de dar prioridade à investigação entre esta população vulnerável” e alertou para o facto de a capacidade de despistagem continuar a ser baixa em todo o continente.

O CDC África declarou o Mpox uma “emergência de segurança de saúde pública continental” a 13 de Agosto DE 2024 e, no dia seguinte, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou um alerta de saúde internacional para a doença.

O alarme da OMS refere-se à rápida propagação e à elevada mortalidade em África da nova variante (clade Ib), cujo primeiro caso foi identificado fora do continente, na Suécia, numa pessoa que viajou para uma zona de África onde o vírus circula intensamente.

Esta variante difere da clade II, que causou um surto em África em 2022, bem como centenas de casos na Europa, América do Norte e países de outras regiões e que já tinha levado à declaração de emergência sanitária internacional entre 2022 e 2023.

De acordo com a OMS, o Mpox é uma doença infecciosa que pode causar uma erupção cutânea dolorosa, gânglios linfáticos inchados, febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas e falta de energia.

 

Imagem: © Michael Lunanga
Lusa - Agência de Notícias de Portugal
LUSA

É a maior agência noticiosa de língua portuguesa.

Olá 👋
É um prazer conhecermo-nos.

Regista-te para receberes a nossa Newsletter no teu e-mail.

Não enviamos spam! Lê a nossa política de privacidade para mais informações.

LUSA
LUSAhttps://www.lusa.pt/
É a maior agência noticiosa de língua portuguesa.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!