9.5 C
Londres
Quinta-feira, Abril 24, 2025

Sandra Poulson leva Angola ao MoMA

A prática escultórica de Sandra Poulson adopta uma abordagem arqueológica aos símbolos, códigos e objetos culturais angolanos para desvendar histórias, tradições orais e estruturas políticas mundiais. Nesta Exposição volta a sua atenção para vestes vernaculares e mobiliário doméstico, explorando a multiplicidade da vida cotidiana e dos costumes da capital angolana, Luanda.

Sandra Poulson leva Angola ao MoMA


A artista angolana Sandra Poulson (Lisboa, 1995),  inaugura no próximo dia 24 de Abril de 2025, a sua primeira exposição individual nos Estados Unidos da América (EUA), no prestigiado MoMA PS1, em Nova Iorque. Intitulada “Este quarto parece uma República”, a mostra estará patente até 6 de Outubro de 2025 e promete provocar reflexão e o diálogo com o público internacional, a partir de uma estética ancorada no quotidiano angolano.

Nesta exposição, Sandra Poulson apresenta uma instalação inédita e obras de assemblagem que misturam mobiliário vintage, roupas e objetos domésticos para dar corpo a esculturas carregadas de memória, identidade e crítica social. Em destaque estão peças como “Cabinda Dreams” que contrapõe símbolos da globalização à realidade rural e uma cómoda que denuncia a presença da propaganda religiosa nas casas angolanas.

Imagem: © 2025 Dami Vaughan (20250423) Sandra Poulson leva Angola ao MoMANascida em Lisboa e com um percurso internacional entre Luanda, Londres e Amesterdão, Sandra Poulson construiu uma linguagem visual única que articula a tradição oral com estruturas políticas globais. A artista transforma objectos do dia-a-dia em discursos políticos e poéticos, num exercício de autoetnografia que revela as camadas complexas do pós-colonialismo e da decolonialidade.

Licenciou-se com um mestrado em Moda pelo Royal College of Art, em Londres e um bacharelato em Estampagem de Moda pela Central Saint Martins, também em Londres. A presença de Sandra Poulson no MoMA PS1 confirma o crescente reconhecimento internacional de uma geração de artistas africanos comprometidos com a memória, o território e a transformação social. Uma República simbólica em forma de quarto — e de arte.

Sandra Poulson, concluiu encomendas de grande escala para várias instituições, incluindo a 60ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia (2024), selecionada no âmbito da Biennale College Art (2024); Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023; Tendências Ousadas, Londres (2023); e o Pavilhão Britânico na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia (2023).

 

Imagem: © 2024 DR (20250423) Sandra Poulson leva Angola ao MoMA
Gracieth Issenguele

Olá 👋
É um prazer conhecermo-nos.

Regista-te para receberes a nossa Newsletter no teu e-mail.

Não enviamos spam! Lê a nossa política de privacidade para mais informações.

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!