6.6 C
Londres
Sexta-feira, Dezembro 6, 2024

AWIF recebe US$ 60 milhões para Startups femininas

O objetivo é o de angariar até 1 bilião de dólares em 10 anos, para mulheres gestoras que, por sua vez, investirão em setores e projetos de alto impacto em toda a África.

AWIF recebe US$ 60 milhões para Startups femininas.

A Iniciativa do Fundo de Impacto das Mulheres Africanas (AWIF) recebeu um compromisso inicial de 60 milhões de dólares, para o seu lançamento, segundo foi anunciado pela Comissão Económica para África (ECA) e pelo Grupo Standard Bank.

Também receberam um apoio da Comissão da União Africana (CUA), dos Fundos de Reforma da Indústria Automóvel (MIRF), do Copartes Pension Fund e do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA).

A iniciativa foi anunciada na primeira The Global Africa Business Initiative, que decorreu na cidade de Nova York de 18 a 19 de Setembro de 2022, durante a semana da Assembleia Geral das Nações Unidas.

 

O apoio

Os Fundos de Pensões Sul-Africanos, os Fundos de Reforma da Indústria Automóvel (MIRF) e o Copartes Pension Fund, prometeram 45 milhões de dólares para a Iniciativa, com o BADEA a avançar com 15 milhões de dólares.

De acordo com a Iniciativa AWIF, o MIRF e o Copartes Pension Fund, decidiram alocar os seus 45 milhões de dólares, para apoiar as gestoras de fundos de startups femininas na África do Sul.

 

A Iniciativa AWIF

O principal objetivo da Iniciativa AWIF é eliminar os preconceitos dos investidores e os obstáculos sistêmicos no setor de gestão de ativos, incentivando e habilitando fundos de propriedade e liderados por mulheres em todo o continente africano.

O Gabinete do Enviado Especial sobre Mulheres, Paz e Segurança da Comissão da União Africana, a Rede de Liderança das Mulheres Africanas e a Comissão Económica de África (ECA) uniram forças para criar o Fundo de Impacto das Mulheres Africanas (AWIF).

O Grupo Standard Bank, como patrocinador principal, a MiDA Advisors, como consultor estratégico importante, e a RisCura, como gestora de investimentos e fornecedora de serviços de apoio e desenvolvimento de gestores, trabalharam juntos para construí-lo.

Os objetivos da Iniciativa são o de desenvolver mulheres executivas nas finanças, para estimular o crescimento Económico em África e ter um impacto comercial positivo nos investidores.

Além disso, o fundo permitirá que a Iniciativa AWIF faça progressos significativos para alcançar a Agenda 2063 da UA, bem como os ODS 5 e 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se concentram na igualdade de género, trabalho decente e crescimento económico.

 

Conclusão

Esta iniciativa, única no seu género, está bem posicionada para permitir o estímulo económico por meio de oportunidades de crescimento de capital sustentável e com inclusão de género.

O objetivo é o de angariar até 1 bilião de dólares em 10 anos, para mulheres gestoras que, por sua vez, investirão em setores e projetos de alto impacto em toda a África.

 

O que achas desta iniciativa? Pensas que esta iniciativa AWIF vai ser fundamental para África? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2022 DR 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Olá 👋
É um prazer conhecermo-nos.

Regista-te para receberes a nossa Newsletter no teu e-mail.

Não enviamos spam! Lê a nossa política de privacidade para mais informações.

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!