BAD/Intel: Formam Milhões De Africanos Em IA
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a gigante tecnológica Intel formalizaram a sua cooperação para transformar o ecossistema digital africano. A parceria visa equipar 3 milhões de africanos e 30 mil funcionários governamentais com competências em Inteligência Artificial (IA).
A formação abordará os desafios socioeconómicos e aumentará a produtividade em setores-chave de crescimento, como a agricultura, a saúde e a educação, interrompendo assim os ciclos de crescimento tradicionais.
Futuro Digital Africano
Selado nos recentes Encontros Anuais do BAD em Nairobi, no Quénia, o acordo ajudará a criar uma massa crítica de africanos proficientes em competências da Quarta Revolução Industrial (4IR) para acelerar o crescimento e a produtividade e posicionar os africanos como contribuintes, e não apenas consumidores da 4IR.
A formação abordará os desafios socioeconómicos e aumentará a produtividade em setores-chave de crescimento, como a agricultura, a saúde e a educação, interrompendo assim os ciclos de crescimento tradicionais.
Bienvenu Agbokponto Soglo, Diretor de Assuntos Governamentais da África e Ligação CTO da Intel, declarou:
“A Intel espera promover a sua colaboração com os governos africanos para tornar tecnologias avançadas, como a IA, acessíveis a todos, quebrando barreiras relacionadas com a geografia, o género e a etnia e permitindo ampla participação na economia digital”.
Ousmane Fall, Diretor Interino de Desenvolvimento Industrial e Comercial do BAD, sublinhou a importância das competências digitais para a juventude africana, afirmando:
“Com os avanços da tecnologia digital, o nosso mundo está a evoluir rapidamente, tal como a nossa população jovem, que deverá atingir 830 milhões de pessoas em 2050″.
“Para desenvolver competências em grande escala e à velocidade necessária, precisamos da cooperação de todos”.
“O BAD está entusiasmado por colaborar com a Intel para trabalhar no sentido deste compromisso partilhado”.
“Juntos, estamos a moldar o futuro digital de África e a capacitar os nossos jovens”, acrescentou.
A parceria também apoiará os países africanos, comunidades económicas regionais e organizações continentais no desenvolvimento de políticas harmonizadas e estruturas regulatórias em IA, 5G, Wi-Fi 6E, dados e nuvem.
Sobre o BAD
O Grupo BAD é a principal instituição financeira de desenvolvimento de África. É composto por três entidades distintas: o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), o Fundo Africano de Desenvolvimento (ADF) e o Fundo Fiduciário da Nigéria (NTF). Presente em 44 países africanos e com um escritório externo no Japão, o AfDB contribui para o desenvolvimento económico e o progresso social dos seus 54 Estados membros regionais.
Sobre a Intel
A Intel (Nasdaq: INTC) é líder no setor tecnológico e cria tecnologias que mudam o mundo e que permitem o progresso global e enriquecem as vidas da humanidade. Inspirados pela Lei de Moore, trabalham continuamente para fazer avançar o design e a criação de semicondutores para ajudar a enfrentar os maiores desafios dos tempos actuais.
Ao incorporar inteligência artificial na nuvem, em rede, nas margens e, em cada dispositivo de computação, libertam o potencial dos dados para transformar os negócios e a sociedade para melhor.
Conclusão
Esta parceria estratégica entre o BAD e a Intel, representa um passo significativo para a transformação digital em África. Ao promover a capacitação em competências da Quarta Revolução Industrial, não só se aumentará a produtividade e o crescimento nos setores-chave, como também se criará uma base sólida para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.
O compromisso de ambas as instituições em trabalhar juntas para harmonizar políticas e desenvolver infraestruturas tecnológicas assegurará que África não apenas acompanhe, mas lidere o progresso tecnológico global. A formação de uma nova geração de africanos habilitados em tecnologias avançadas é crucial para garantir que o continente esteja bem posicionado para enfrentar os desafios futuros e aproveitar as oportunidades emergentes.
Imagem: © 2024 AfDB