12.5 C
Londres
Quinta-feira, Julho 3, 2025

Uganda: UE Doa 5 Milhões Para Refugiados 

A União Europeia contribuiu com 5 milhões de euros para apoiar actividades destinadas a reforçar a auto-suficiência e a segurança alimentar de refugiados e comunidades locais no Uganda, anunciou hoje o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM).

Uganda: UE Doa 5 Milhões Para Refugiados 


O Uganda, vai receber uma contribuição de 5 milhões de euros, oferecidos pela União Europeia (UE), para apoiar a segurança alimentar de 12.600 pessoas nos campos de refugiados de Nakivale e Oruchinga e de 5.400 membros das comunidades de acolhimento.

Esse apoio inclui formação sobre as melhores práticas agrícolas – como a agricultura regenerativa – competências financeiras para a gestão empresarial e o crescimento dos recursos, e assistência nutricional para mulheres grávidas e lactantes.

O Uganda é o país em África que mais refugiados e requerentes de asilo acolhe, recebendo 1,9 milhões de pessoas por ano. A política nacional de refugiados do Governo do Uganda permite que estes trabalhem e circulem livremente, mas as oportunidades económicas continuam escassas nos campos de refugiados e arredores.

Consequentemente, a ajuda humanitária e o desenvolvimento são uma tábua de salvação para as famílias de refugiados que procuram construir uma vida auto-suficiente em segurança. Na opinião da directora interina do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM), no Uganda, Genevieve Chicoine, capacitar os refugiados no país, para se tornarem auto-suficientes, nunca foi tão importante.

Por isso, frisou que esta contribuição da UE, permitirá ao PAM apoiar milhares de refugiados e comunidades de acolhimento com as competências de que necessitam para ganhar a vida e pôr comida na mesa.

O PAM apoia 660.000 refugiados no Uganda com transferências de dinheiro e assistência alimentar com dinheiro em espécie, bem como programas para aumentar a auto-suficiência e melhorar a nutrição das mães e dos seus filhos. No entanto, os programas de assistência alimentar do PAM no país enfrentam défices críticos de financiamento.

Em Maio, a agência foi forçada a suspender a assistência alimentar a quase um milhão de refugiados e a reduzir as rações alimentares a outros a um nível de 22%, sem precedentes nunca antes ocorrido no Uganda.

Esta iniciativa faz parte da Acção da UE para a Protecção, Assistência e Soluções Duradouras para Populações Deslocadas na África Subsaariana (EUPADS).

 


O que achas deste apoio da EU ao Uganda?  Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2018 Jack Taylor / Getty Images 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Olá 👋
É um prazer conhecermo-nos.

Regista-te para receberes a nossa Newsletter no teu e-mail.

Não enviamos spam! Lê a nossa política de privacidade para mais informações.

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!