Uganda: UE Doa 5 Milhões Para Refugiados
O Uganda, vai receber uma contribuição de 5 milhões de euros, oferecidos pela União Europeia (UE), para apoiar a segurança alimentar de 12.600 pessoas nos campos de refugiados de Nakivale e Oruchinga e de 5.400 membros das comunidades de acolhimento.
Esse apoio inclui formação sobre as melhores práticas agrícolas – como a agricultura regenerativa – competências financeiras para a gestão empresarial e o crescimento dos recursos, e assistência nutricional para mulheres grávidas e lactantes.
O Uganda é o país em África que mais refugiados e requerentes de asilo acolhe, recebendo 1,9 milhões de pessoas por ano. A política nacional de refugiados do Governo do Uganda permite que estes trabalhem e circulem livremente, mas as oportunidades económicas continuam escassas nos campos de refugiados e arredores.
Consequentemente, a ajuda humanitária e o desenvolvimento são uma tábua de salvação para as famílias de refugiados que procuram construir uma vida auto-suficiente em segurança. Na opinião da directora interina do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM), no Uganda, Genevieve Chicoine, capacitar os refugiados no país, para se tornarem auto-suficientes, nunca foi tão importante.
Por isso, frisou que esta contribuição da UE, permitirá ao PAM apoiar milhares de refugiados e comunidades de acolhimento com as competências de que necessitam para ganhar a vida e pôr comida na mesa.
O PAM apoia 660.000 refugiados no Uganda com transferências de dinheiro e assistência alimentar com dinheiro em espécie, bem como programas para aumentar a auto-suficiência e melhorar a nutrição das mães e dos seus filhos. No entanto, os programas de assistência alimentar do PAM no país enfrentam défices críticos de financiamento.
Em Maio, a agência foi forçada a suspender a assistência alimentar a quase um milhão de refugiados e a reduzir as rações alimentares a outros a um nível de 22%, sem precedentes nunca antes ocorrido no Uganda.
Esta iniciativa faz parte da Acção da UE para a Protecção, Assistência e Soluções Duradouras para Populações Deslocadas na África Subsaariana (EUPADS).
O que achas deste apoio da EU ao Uganda? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2018 Jack Taylor / Getty Images